TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto: Adquirindo hábitos de leitura e cidadania

Por:   •  10/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.119 Palavras (5 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 5

Projeto: Adquirindo hábitos de leitura e cidadania

Justificativa: Visando que os alunos adquira gosto pela leitura em sala de aula e ressaltando a importância de adquirir esse hábito tão nobre e saudável de aprender de uma maneira prazerosa nesse processo de construção de um leitor mais competente e autonomo, para assim, se ter uma comunidade mais leitora que possa influenciar até mesmo em seus lares caso haja inexistência de leitores praticantes, e assim, sucessivamente essas crianças levarão hábitos para suas casas e no futuro, então, será formado um ciclo numa cultura letrada.

Propomos no decorrer do ano de 2016 fazer uma reflexão sobre nossos hábitos de leitura como educadores, mostrando para nossos alunos com nossos exemplos que ler amplia nossos vocabularios, e traz novos horizontes e mais conhecimentos.

A leitura não deve ser exigida dos alunos é necessário que se adquira esse desejo de pegar seus livros, e sentir o prazer em aprender com mais autonomia.

Objetivos do projeto

Este projeto visa a construção de uma comunidade leitora, resgatando a importância da literatura infantil com o tema da obra de Monteiro Lobato, como tendência para o bem, que devem ser ensinadas e partilhadas desde a mais tenra idade, levando à construção da leitura com mais autonomia. Contando também com a leitura compartilhada dos lares dos alunos. E ensinar a ler por meios de estratégias de leitura. Não apenas ensinando gramática, mas desenvolver a capacidade leitora.

• Público-alvo

Faixa etária- Alunos com 6 anos até 10 anos

• Proposta de ação do projeto

- O educador é essencial nesse processo portanto no decorrer do ano letivo trabalhará com as práticas de leitura em sala de aula em diferentes modalidades como:

Leitura e contação de história pelo professor, estimulando a leitura por prazer, por meio de atividades lúdicas; Montar oficinas sobre as estratégias de leitura em favor da construção do conhecimento; • Propor situações práticas de leituras com os diferentes tipos de gêneros textuais; • Desenvolver estratégias de leitura e produção de texto; • Oferecer tempos e espaços de leitura para as crianças e as famílias ; • Fomentando o gosto pela leitura, implementando práticas leitoras ricas e diversificadas em todas as áreas do conhecimento; • Tornar a relação Biblioteca e comunidade escolar mais efetiva; • Desenvolvendo as capacidades e habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever;

Lembrando sempre do essencial na aprendizagem dos quatro Pilares da Educação para o século XXI:

– aprender a conhecer

– aprender a fazer

– aprender a conviver

– aprender a ser

• Cronograma estimado

Durante todo o ano letivo

1° Bimestre: Leitura e jogos

2° Bimestre: Leitura e música

3° Bimestre: Leitura, arte e dança

4° Bimestre: Leitura e teatro:

• Recursos necessários para realização

Conteúdos Procedimentais

Durante a leitura dos livros com as crianças, fazer pausas para comentar, discutir e refletir sobre os tópicos levantados no texto;

Questionar como se sentem, provocar a empatia;

Dramatizar situações com as crianças, pedir que as crianças contem experiências que já tiveram com o tema escolhido;

Pedir que as crianças representem sentimentos e situações através de textos, e desenhos.

Levar a criança a refletir, ajudando-a pensar,

Proporcionar jogos, colocando em prática situações propicias a reflexões.

Sondagem dos alunos visando propor atividades que nortearão o trabalho pedagógico.

Usar parlendas, Trava-línguas e as poesias com as rimas.

Tirinhas da Mafalda e Gibs da Turma da Mônica

Filmes com rodas de conversa e relatórios escrito.

Conteúdos Atitudinais

Que a criança possa ser um agente transmissor e multiplicador de leitura, tanto com a sua familia, quanto com os seus colegas.

Que a criança possa aprender que o livro é seu melhor amigo e aprender a cuidar bem dele.

Metodologias:

Historias Sitio do Pica-Pau-Amarelo - Gato Que Pulava em Sapato- Macaquinho - De Ponta Cabeça- Se as coisas Fossem Mães - O Pequeno Príncipe - O Menino do Dedo Verde - A menina sem Jeito - O Pastor e o Lobo - Uma fábula de animais

Poesias Pessoas são diferentes - Ruth Rocha -A boneca - Olavo Bilac -Menino Carvoeiro - Manoel Bandeir - Ou Isto Ou Aquilo - Cecilia Meireles

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (78.6 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com