TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Incentivo a Leitura

Por:   •  4/4/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.740 Palavras (7 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 Biblioteca Escolar        4

1.2 Formação de Leitores / Incentivo à Leitura        4

2 JUSTIFICATIVA        4

3 OBJETIVOS        4

3.1 Objetivo Geral        4

3.2 Objetivos Específicos        4

4 METODOLOGIA        4

5 ATIVIDADES/PRODUTOS        4

5.1 Atividade: hora do conto        4

5.2 História a partir de gravura        4

5.3 Produção Individual da História        4

5.4 Produção oral coletiva da história        4

5.5 Contato com os livros        4

6 CRONOGRAMA        4

REFERÊNCIAS        4


1 INTRODUÇÃO

Ao observarmos o contexto social, no qual estamos inseridos, notamos que este utiliza da palavra escrita para as mais diversas finalidades, e, assim podemos dizer que a leitura é algo que nos acompanha no nosso dia a dia, tornando-se indispensável em nossas vidas. As bibliotecas são, antes de qualquer, coisa espaços voltados para leitura, uma biblioteca bem estruturada, dinamizada por profissionais especializados bibliotecários pode se tornar uma ferramenta poderosa na formação de leitores, quando são realizados projetos que visem desenvolver oab-to de frequentá-las.

  1. Biblioteca Escolar

Ao nos depararmos com um livro, a primeira coisa que fazemos é ler o título da capa e tentar entender do que se trata o livro, antes mesmo de abri-lo. Ao fazer a leitura das palavras, com nossos conhecimentos prévios, conseguimos buscar definições para aquele título, ou seja, a mensagem é recebida, possibilitando emoções e sentimentos únicos que envolvem o leitor.

Falar sobre leitura, é falar de códigos, da informação propriamente dita, pois a prática da leitura nos leva a compreender o mundo em que nos cerca. Mas para chegar ao resultado desses significados, é preciso a capacitação, para saber diferenciar os tipos de informações. O lugar mais apropriado, para conhecer, disseminar, pesquisar e saber compreender as informações é a biblioteca, pois nela é onde entramos em contato com um vasto acervo, é onde o conhecimento encontra-se reunido e disponível, porém, apenas a biblioteca existir não é o suficiente para aprender o processo de leitura, é preciso o incentivo, pois sabemos da importância da leitura para os cidadãos, porem esse incentivo tem de começar bem cedo, ou seja, encorajando as crianças, mas não de uma forma sem sentido, e sim, de uma forma mais interativa e criativa, de modo que a criança se identifique com a obra que está em contato.

Para isso, faz-se necessário a figura de um acervo bom, um espaço agradável e principal facilitador entre o público e, todo, esse conhecimento, o Bibliotecário. Visto que o público da biblioteca escolar, se tratando de público especial, precisa de métodos ultra incentivadores, para isso, a figura do bibliotecário é importante para formar a construção do conhecimento básico e inicial dos “pequenos leitores”.

A biblioteca escolar, assim como qualquer outra biblioteca, tem por finalidade dar suporte complementar do cidadão, partindo de reunião de obras de diversos assuntos. Assim, proporcionando a ampliação do conhecimento dos que a frequentam, garantindo uma formação que lhe renderão uma boa qualidade de vida e capacidade de compreensão e entendimento.

Assim, dentre as atividades exercidas pela biblioteca escolar, a contribuição se destaca em:

[colocar citação] (CORTÊ; BANDEIRA, 2011, p. 6)

A essência da biblioteca escolar é a informação, a qual é a base para qualquer construção de um saber, de um conhecimento, e a quem pertence a responsabilidade de levar essa informação e formar cidadãos construtores é o bibliotecário. Para tal, é necessário que haja parceria entre o governo, o corpo pedagógico e o bibliotecário, pois juntos são capazes de desenvolver o caminho da leitura.

  1. Formação de Leitores / Incentivo à Leitura

O processo de ensino a leitura para as crianças fragmentado, elas primeiro aprendem o alfabeto, depois formam sílabas, até formar então as palavras, para então ter contato com os livros. Mas essa criança pode ou não praticar o ato de ler. Segundo Rubem Alves, para estimular o gosto pela leitura é necessário que ensine a leitura como se fosse música e não de forma fragmentada, as músicas encantam pela canção como um todo e não pelas notas, e assim funciona a leitura, é importante ler para as crianças, pois elas se fascinam pelas histórias, ficam maravilhosas com o que pode morar dentro dos livros. Se ensinar as crianças de forma fragmentada, para ela ser algo monótono, elas facilmente se distraem com outras coisas, por isso é importante captar atenção delas, fazer com que elas acham divertido ler. Ler é uma função social que todos os cidadãos devem exercer, a missão das escolas é justamente essa, desenvolver nos seus alunos o prazer da leitura, pois como diz Rubem Alves "Quem gosta de ler tem a chave do mundo".

2 JUSTIFICATIVA

Com as dificuldades apresentadas por inúmeros leitores que, embora tenham aprendido a decodificar os códigos linguísticos, não conseguem interpretar o que leem, nem estabelecer relações com o cotidiano, reproduzir o texto com suas próprias palavras, entre outros problemas, principalmente quando se trata de um texto mais complexo. Segundo Palhares 2017, "metade das crianças terminam o terceiro ano do ensino fundamental com conhecimento insuficiente em matemática e leitura.

Essa afirmação publicada na Folha de São Paulo, se deve ao diagnóstico dos dados, divulgados na quarta-feira, 25, são da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) 2016, prova que foi realizada em novembro do ano de 2015 por 2,1 milhões em 48 mil escolas públicas do país. Esses dados são muito preocupantes para o futuro das crianças do Brasil, pois vale constar os benefícios que a leitura traz, como por exemplo, ampliação do vocabulário e a compreensão de conceitos abstratos possibilitados pelas leituras cotidianas, estão diretamente ligados com uma carreira profissional bem-sucedida. Ou seja, essas crianças podem sofrer muitas dificuldades no decorrer da vida estudantil, como também na profissional isso se chegar a uma faculdade, pois, as dificuldades na escola são desmotivadoras para seguir com os estudos. Quanto mais cedo uma criança cria o hábito da leitura mais cedo e irá aproveitar dos seus benefícios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (137.8 Kb)   docx (82.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com