TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Observação Em Escola

Por:   •  26/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 3

IFC- Campus Videira

Projeto de Observação em Instituição de Educação Infantil

Orientadora: Francini Grzeca

Alunas: Ana Caroline Costa Lopes

             Patrícia de Oliveira

             Pricila Thibes

             Sirlei Maria Da Fonseca

 Tema: A INFRA-ESTRUTURA DE SALA DE AULA NO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM OBSERVAÇÃO E SEUS DOCUMENTOS POLITICOS EDUCACIONAIS

JUSTIFICATIVA

No Brasil assim como em muitos outros países a ideia de infância tem seu contexto histórico. Com o advento da sociedade capitalista e a necessidade das mães em trabalhar surge também a necessidade de um lugar para deixar seus filhos no horário de trabalho.

As empresas então oferecem as creches para as mães deixarem seus filhos, mas logo passam a ser de obrigação governamental. No inicio as creches apenas atendiam as necessidades de alimentação e higiene, sem relação a educação .

Porém com a adequação da educação no Brasil, Mario de Andrade o então Diretor do Departamento de Cultura, começa a estruturar as creches com a educação infantil.

Dentre os aspectos necessários para a educação infantil adequada as crianças que frequentam as creches, o espaço físico é um requisito básico.

 Hoje o Ministério da Educação possui um documento para essa adequação das creches, Parâmetros Básicos da Infra- estrutura para Instituições de Educação Infantil, e essa á razão da observação da estrutura escolar á qual iremos realizar, que tem como finalidade confrontar a realidade dos espaços escolares com os Parâmetros básicos, como também conhecer os documentos políticos internos da mesma.

OBJETIVO

Observar e analisar a estrutura física do espaço escolar confrontando com os Parâmetros Básicos (prédio, salas, pátios, instalações, equipamentos, banheiros, laboratórios, bibliotecas, refeitório, cozinha, sala dos professores e solário), os documentos (Regimento, Projeto Político Pedagógico, Plano de Ação, qualquer outro documento que contenha o planejamento da escola) e os Aspectos Pedagógicos (números de crianças, professor, auxiliar, rotina, práticas, currículo, objetivos, metodologias, forma de registro de avaliação, forma de planejamento da docente).

METODOLOGIA

A observação será na Creche O ferroviário, no bairro Farroupilha do município de Videira, sob a prerrogativa da compreensão de como estão organizados os espaços físicos desta instituição, a fim de compará-los com os Parâmetros Básicos da Infra- estrutura para Instituições de Educação Infantil onde iremos observar:

  • Sala para repouso: (se possuem berços adequados, piso deve ser de fácil limpeza e não liso, como são as janelas, as portas, as paredes e a iluminação).
  • Sala para atividades: (piso deve ser de fácil limpeza e não liso, como são as janelas, as portas, as paredes, o espaço destinado às atividades diversas, se possível um lavatório para os professores, ambiente para refeições, iluminação, bancadas, prateleiras, local para aleitamento materno).
  • Fraldário: (local para higienização, pisos, portas, janelas, paredes, bancadas, tanques, banheiros, banheiras).
  • Lactário: (local para preparo e distribuição de mamadeiras, piso deves ser de fácil limpeza e não liso, como são as janelas, as portas, as paredes).
  • Solário: (dimensões compatível com as crianças) .

CRONOGRAMA

Atividade

Período de Execução

Data

10 de junho

15 de junho

 29 de junho

Atividade A

Elaboração do projeto

 Conclusão do projeto

 

Atividade B

 

 Observação no

     CEMEI

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com