TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador II Alfabetização e Letramento

Por:   •  6/3/2016  •  Monografia  •  4.343 Palavras (18 Páginas)  •  2.441 Visualizações

Página 1 de 18

Projeto Integrador II

Alfabetização e Letramento

O tablet como recurso/aliado no processo de alfabetização e letramento

Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera de Campinas como requisito parcial à obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia

.

Orientador(a): Profª Maria Paula Carvalhaes Giannini

Campinas, 24 de abril de 2015

Resumo do Projeto

O presente trabalho tem por objetivo apresentar a importância da inclusão digital nas escolas e dos jogos de cartas para alfabetizar e letrar, e, por fim, as consequências sociais, políticas e pedagógicas dessa nova forma de ensinar.

A escrita e a leitura são consideradas meios de sobrevivência, com o objetivo de formação acadêmica, profissional, integração e interação social, resolução de problemas cotidianos, O trabalho traz ainda a ideia de que a discussão entre o letramento e a alfabetização surge em meio ao conceito que tem levado a uma inadequada e imprópria síntese dos dois procedimentos, com prevalência do conceito de letramento sobre o de alfabetização.

Palavras-chave – tablet, conceito em  alfabetização e letramento.

1         Introdução

Pensamos ser o jogo um facilitador e orientador para a criança no seu desenvolvimento do ponto de vista cognitivo, social e emocional, bem como o mesmo desperta mais seu interesse pela aprendizagem.Imaginamos que talvez o jogo não possa resolver todos os problemas de fracassos na educação, os que surgem com a alfabetização e letramento, mas poderá ser um instrumento facilitador dessa aprendizagem e de grande importância para o trabalho docente.

     Entender como estas crianças aprendem vem sendo alvo de muitos pesquisas, e a cada descoberta acredita-se ter encontrado a fórmula exata para tal problema, que é o fracasso escolar.

      O jogo usado no recurso tablet apresenta-se como uma maneira fácil e atraente para atender esta problemática, uma vez que é de fácil manuseio paras as crianças e o professor. Podemos dizer que o uso do tablet para trabalhar com os jogos educativos pedagógicos disponíveis, trará para os educando, possibilidades beneficentes, capazes de explorar a criatividade da criança e o levar a conhecer mais de si mesmo, com a liberdade de expressar o que aprendeu, sentindo prazer da criação e desenvolvendo as suas habilidades. Assim podemos dizer que o jogo, de forma educativa, usado na alfabetização e letramento, através da tecnologia, é um elo integrador na escola, proporcionando condições à criança de se organizar mentalmente e assimilar as palavras, informações e experiências, valores e atitudes, contribuindo assim para seu desenvolvimento.

       Surge com isto a questão: Seria a má formação dos docentes, ou talvez, o modo como está sendo aplicado o saber aos educando que dificulta o processo inicial de alfabetização e letramento?

       Faz-se necessária a consciência de que alfabetizar não é apenas aplicar conteúdos, mas diversificar a metodologia de ensino, usando diferentes estímulos para o processo do desenvolvimento, da leitura e da escrita. Reconhecemos que não existe uma teoria absoluta, porque tudo depende de um contexto, do momento de cada ser, das histórias de vida que o aluno leva, dos conhecimentos prévios que ele já possui. Nossa preocupação é com os rumos que essas crianças, que ainda não sabem ler e escrever corretamente, estão seguindo.

      Acreditamos que o uso dos recursos tecnológicos na educação é que aguça o interesse dos alunos, amplia o horizonte de pesquisa e compartilhamento de informações e conhecimentos, estimula o trabalho colaborativo e permite que o aluno seja o protagonista do processo de aprendizagem. Isto nos levou a buscar em nossa pesquisa bibliográfica, considerações de alguns estudiosos e pensadores que defendem os jogos como recursos de aprendizagem, dentre eles, Maria Montessori, Jean Piaget, Wallon, Vygostky, Paulo Freire dentre outros

     Citamos aqui a importância dos jogos na alfabetização e letramento utilizando as tecnologias mais acessíveis e uma delas é o tablete .Assim, nós como educadoras defendemos a ideia de que o jogo pode sim ser um meio de auxilio alfabetizador, e dessa forma nosso objetivo é mostrar aqui nesta pesquisa bibliográfica que, por meio da tecnologia, podem-se fazer várias atividades, que não são as brincadeiras da hora do recreio, mas aquelas que podemos usar dentro da   sala de aula no dia a dia como facilitadoras da alfabetização.Com o jogo de cartas,com a letras  no tablet que aqui citamos em nossa pesquisa, o professor vai poder incrementar a alfabetização de  seus alunos,trazendo benefícios significantes para o currículo escolar e  tornar o aluno mais ativo e desenvolvido.

      Salientamos ainda que, para o pleno desenvolvimento social da criança, elas precisam de um mediador, no caso o professor, que terá muitas funções e uma delas será a função de ensinar todas as regras do Jogo Social.

      Esperamos que nossa pesquisa bibliográfica seja um convite para que futuros educadores construam e reinventem técnicas novas de aprendizagem, que possa colaborar com o seu crescimento profissional, com os currículos escolares nas mais variadas disciplinas, ajudando as crianças de uma forma simplificada, natural, divertida e com significado.

2         Objetivos

      Para discutir sobre o processo educativo se fazem necessárias reflexões sobre as novas propostas de ensino, para que venhamos a considerar os inúmeros elementos que estão presentes na ação pedagógica do professor, seja qual for a sua área de conhecimento. Já existem muitas possibilidades de trabalhar os conceitos de muitas disciplinas, não utilizando o ensino tradicional, mas, levando em consideração outras propostas metodológicas, tais a abordagem do uso de tecnologia na educação, ou seja, jogos matemáticos e de língua Portuguesa, procurando fazer com que o aluno deixe de ser um simples receptor de conteúdo, passando a interagir e participando do próprio processo de construção do conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)   pdf (367 Kb)   docx (231.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com