TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.085 Palavras (13 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 13



[pic 1]

                 UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
                      CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
                                              PEDAGOGIA




“PROJETO MULTIDISCIPLINAR III”












APORÉ-GO
2015


[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PEDAGOGIA

ADELINA MARIANA DE JESUS ANDRADE RA: 410074

REGINA DA SILVA FREITAS DIAS RA: 440523

ENILUCIA ROSA DA SILVA MARSAL RA: 419295

PRISCILA ALVES DO NASCIMENTO RA: 421684

GISLANE CANDIDA DE JESUS AMARAL RA: 421544


“PROJETO MULTIDISCIPLINAR III”

Profª. á distancia: Gilse T. Lazzari Perosa

APORÉ-GO

   2015

Introdução:

      Neste trabalho buscamos elaborar um planejamento de projeto educativo de curta duração utilizando de recursos expressivos e formas alternativas de linguagem.
A principio, foi produzida uma resenha a partir das bibliografias sugeridas, e posteriormente uma síntese evidenciando o conceito de projeto educativo e sua relevância em educação. A partir de referências de filmes e bibliografias sugeridas adotamos o tema do projeto "De Igual pra Igual”. Definido o tema, realizamos o planejamento, através da ferramenta de mapeamento do projeto.

Definidos todos os elementos do projeto, elaboramos um método de avaliação, considerando todos os aspectos relevantes estudados ao longo do desenvolvimento do projeto.

.




































CONTEXTUALIZAÇÃO E ESTRUTURA DE UM PROJETO

Resenha da Bibliografia Sugerida


       Segundo ALMEIDA, M. E. B., a prática pedagógica através do desenvolvimento de projetos é uma forma de conceder educação que envolve o aluno e o professor.
Para Almeida, está é uma nova cultura do aprendizado, uma mudança radical, onde o responsável poderá desenvolver habilidades de aprender e incorporar as novas tecnologias, e trabalhar com projetos significa então lidar com soluções provisórias, variáveis e conteúdos não identificáveis. Para ele o professor que trabalha com projetos de aprendizagem respeita os diferentes estilos e ritmos de trabalho dos alunos. Assim, se estabelece uma parceria professor-aluno para planejar, o professor é o consultor, mediador, orientador especialista e facilitador do processo no desenvolvimento pelo aluno, sempre com o diálogo entre ambas as partes.
     Conforme abordado por (PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito). Na pedagogia de projetos, o aprendizado se dá no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas e descobertas. A intenção pedagógica deve ser clara e objetiva, para que o educador saiba intervir no processo e aprendizagem do aluno. PRADO destaca também a importância de propiciar relações interpessoais entre alunos e dinâmicas sociais, valores e crenças. O projeto constitui na antecipação de algo desejável que ainda não foi realizado, pensar numa realidade que ainda não acontece. Há grande importância em se compreender que ao trabalhar com projetos as pessoas se envolvem para descobrir ou produzir algo novo, procurando respostas a questões ou problemas reais. O texto destaca também que na pedagogia de projetos é necessário “ter coragem de romper com as limitações do cotidiano”, permitir que o aluno aprenda fazendo e reconheça a própria autonomia naquilo que fez. Se tratando dos conteúdos, a pedagogia de projetos é vista por seu caráter potencializador da interdisciplinaridade. Estar sempre atento e buscando a compreensão do uso das mídias no processo de ensino. O compromisso do professor é saber o que, como, quando e porque desenvolver determinadas ações pedagógicas, um projeto que tenha começo, meio e fim.
    Segundo (VALENTE, José Armando), os processos de ensino-aprendizagem ainda são muito baseados na idéia de que o aluno demonstra que aprendeu se ele é capaz de aplicar com sucesso as informações adquiridas. Porém, o fato de ele ser bem-sucedido não significa necessariamente que ele tenha compreendido o que fez. O autor referencia Piaget em sua observação de que há uma diferença entre o fazer com sucesso e o compreender o que foi feito. Sendo assim, outro aspecto relevante é o de que as crianças precisam ter a oportunidade de refletir sobre os resultados obtidos e de ser desafiada com situações novas.
Projetos educacionais vêm sendo utilizados como estratégia pedagógica inovadora na resolução de deficiências do ensino tradicional, bem como na tentativa de a integrar situações de interesse a rotina do aluno, a fim de despertar seu interesse pela temática. Tal estratégia apresenta aplicabilidade em diferentes níveis escolares. O projeto permite ao aprendiz interação e, construção de conhecimento, unindo os mundos da escola e da vida.
    Conforme (ALMEIDA, Fernando José) algumas particularidades e adaptações devem ser considerados na construção do projeto:


• Identificação de um problema
• Levantamento de hipóteses e soluções
• Mapeamento do aporte científico necessário
• Seleção de parceiros
• Definição de um produto
• Documentação e registro
• Método de acompanhamento e avaliação
• Publicação e divulgação


    ALMEIDA propõe a Informática para a mudança na Educação, destacando que para obter melhorias nas condições de atendimento às novas gerações, o MEC criou o Programa Nacional de Informática na Educação – Proinfo, a fim de ajudar os educadores a se apropriarem das novas tecnologias, para ajudarem aos estudantes a participar de transformações sociais, participando dos avanços tecnológicos da humanidade.
     Através do texto de CORRÊA, Cristina Mara da Silva podemos ainda enfatizar o ganho da criança que se envolve no projeto, e seu ganho em seqüenciar e organizar as atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (101.2 Kb)   docx (37.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com