TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Pedagógico Leitura é como borboleta

Por:   •  18/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.602 Palavras (7 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE IMPERATRIZ

        DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

CURSO DE PEDAGOGIA

CAMILA MORAES SOUSA

KARLA SAMILLA DE MORAES LIMA

WENDERSON OLIVEIRA SILVA

PROJETO PEDAGÓGICO

Imperatriz

2016

CAMILA MORAES SOUSA

KARLA SAMILLA DE MORAES LIMA

WENDERSON OLIVEIRA SILVA

PROJETO PEDAGÓGICO

Trabalho apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Estudos Superiores de Imperatriz, como requisito obrigatório para obtenção parcial da nota de Estágio Supervisionado em Áreas de Interesse do Aluno.

Orientadoras: Professoras Yara Lira S. Reginatto e Rosa Maria Soares da Silva

Imperatriz

2016

 “As crianças têm mais chances de gostar de ler quanto mais prazerosas forem as primeiras experiências com leitura.” Andrea Ramal.

TURMA: Maternal 2

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: Nas terças-feiras dos meses de abril, maio e junho de 2016, na Escola-Campo[1] de Estágio dos estudantes de Pedagogia Camila Moraes Sousa, Karla Samilla de Moraes Lima e Wenderson Oliveira Silva.    

 

1. TEMA: Literatura e Higiene Corporal.

2. TÍTULO: Leitura é como borboleta.

3. OBJETIVO GERAL:

  • Proporcionar momentos de prazer através da literatura, ampliando o vocabulário e incentivando a higienização.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Aguçar o prazer pela leitura;
  • Trabalhar através da literatura a higienização;
  • Permitir que as crianças sejam personagens de suas próprias histórias;
  • Conscientizar as crianças sobre a importância da higiene corporal.

5. JUSTIFICATIVA

Pelas nossas observações e experiências adquiridas através dos estágios anteriores e considerando que se tratam de crianças em que o universo infantil é rico de significados e imaginação, pensamos num projeto que proporcionasse um mundo de possibilidades e experimentação.  Nesta faixa etária, as crianças encontram-se na fase do realismo imaginário, onde pensam que a imitação representa a realidade. Para elas, as coisas são vivas e dotadas de intenções e sentimentos.

Aproveitando do mesmo modo, que nesta fase (Maternal II) as crianças apresentam maior capacidade de concentração, fixam como ouvintes, e conquistam sua própria linguagem, sentimos a necessidade de montar este projeto abrangendo contos e fábulas como: O Patinho Feio, A Borboleta Azul e etc., acreditando que o conto deve ser prazeroso e não repetitivo e mecânico, de forma que nos permita viajar em outro mundo proporcionando momentos de risos, novos conhecimentos e sonhos.

 Assim como, tornou-se perceptível uma atenção com a higiene corporal, este projeto é para que a criança possa aprender a cuidar de seu corpo tendo orientações básicas de autoconhecimento e de higiene pessoal, garantindo sua boa aparência e saúde.

As histórias infantis, os contos e as fábulas são recursos próprios para se trabalhar à sensibilização das crianças com o propósito de conseguir mudança de atitudes comportamentais.  Através deste projeto trabalharemos os contos de fadas e fábulas explorando amplamente a literatura infantil moderna com leituras, contação de histórias e dramatizações. No aspecto pedagógico ainda trabalharemos com a literatura infantil, de forma prazerosa para que a criança exercite a importância dos cuidados com o corpo.  

O desenvolvimento das crianças na Educação Infantil depende das oportunidades de aprendizagem oferecidas pelo mundo que as cerca. Oferecer diferentes materiais as crianças é uma maneira de ampliar a capacidade de expressão delas e contemplar as inúmeras possibilidades que se apresentam diante das atividades que envolvem os sentidos.

Tendo como principais objetivos possibilitar momentos de prazer literário e conscientização de cuidados corporais, se apropriando do esquema corporal e participando de atividades prazerosas e ao mesmo tempo educativas, estaremos realizando durante os meses de abril, maio e junho, o Projeto: “Leitura é como borboleta”, que será desenvolvido de uma forma lúdica e muito divertida.

6. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A educação Infantil é a base educacional voltada especificamente ao atendimento das necessidades sociais e psicológicas, é nessa fase que a criança terá a maior oportunidade de interagir com o mundo a sua volta, contribuindo assim, para o desenvolvimento social, intelectual e a construção de sua identidade.

Em um país como o Brasil onde o índice do analfabetismo continua sendo alto, a leitura junto com o professor leitor e todo a escola, unidos podem fazer acontecer. O que infelizmente ainda é acesso de poucos como os livros e a literatura desde primeira infância. Segundo o (RCNEI) Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (1998, p. 129) “A narrativa pode e deve ser a porta de entrada de toda criança para os mundos criados pela literatura”. Diante disso, fica evidente a importância de contar historiam infantis e a interação entre esta e o adulto que irá ler.

          A literatura infantil iniciou-se na idade média, numa época em que a criança muitas vezes tinham uma vida de adulto, trabalhavam nas lavouras e não tinham espaços e oportunidades exclusivamente para elas, ainda assim as histórias eram contadas sobre heróis e cavaleiros, fascinavam as crianças, os livros ainda não tinha sido inventado e as histórias eram contada oralmente na qual a literatura infantil surgiu antes do livro infantil.

Com a revolução industrial foi preciso aumentar a produção e controlar as massas assim, as crianças saíram das indústrias e o trabalho infantil foi proibido, com isso cria-se um uma educação voltada especificamente ao público infantil e a escola passa a ter uma função social. Assim surgem os primeiros livros infantis com os clássicos da literatura que tinham as mesmas concepções pedagógicas que induzia a criança a ser obediente, educada, estudiosa e cristã.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (126.8 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com