TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Passaporte da Leitura

Por:   •  7/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  727 Visualizações

Página 1 de 5

Prefeitura Municipal de Patos de Minas - Secretaria Municipal de Educação - Centro de Estudos Continuados “Profa Marluce Martins de Oliveira Scher”

e       ESCOLA ESTADUAL MARCOLINO DE BARROS

PROJETO PASSAPORTE DA LEITURA

Maria de Lourdes Vinhal

PATOS DE MINAS, AGOSTO DE 2015.

Prefeitura Municipal de Patos de Minas - Secretaria Municipal de Educação - Centro de Estudos Continuados “Profa Marluce Martins de Oliveira Scher”

e       ESCOLA ESTADUAL MARCOLINO DE BARROS

PROJETO PASSAPORTE DA LEITURA

Projeto a ser executado na Escola Estadual Marcolino de Barros e discutido com professores de Língua Portuguesa, da Formação Continuada da SEMED, sob mediação da formadora Maria de Lourdes Vinhal

PATOS DE MINAS, AGOSTO DE 2015.

  1. APRESENTAÇÃO

Este Projeto de Leitura será desenvolvido nas aulas de Língua Portuguesa, nas salas 03, 04 e 05 – 9º ano, Ensino Fundamental - anos finais, tendo como mediadora a professora Maria de Lourdes Vinhal, sendo que a mesma também é formadora na Secretaria Municipal de Educação. Portanto haverá a apresentação e discussão deste com os professores da rede municipal, sobre a metodologia do projeto, para possíveis adaptações e troca de experiências. E, na escola, teremos a disponibilização de uma aula da carga horária semanal para leitura, como forma de incentivo ao processo de ler.

  1. JUSTIFICATIVA

        É indispensável ao desenvolvimento social e à realização individual do educando  um trabalho que desperte o gosto e o hábito da leitura.  Em seu ambiente familiar, o aluno  tem pouco contato com a leitura, apresentando, na escola, dificuldades de aprendizagem decorrentes dessa carência.

  1. OBJETIVO GERAL 

Incentivar e promover a leitura no âmbito escolar, visando a formação do educando, a melhor qualidade de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento sociocultural.

  1.    OBJETIVOS ESPECIFICOS

  • Desenvolver as habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever;
  • Trabalhar a leitura com diferentes objetivos: busca de informações, de prazer, para comunicar um texto a um auditório, etc.;
  • Acrescentar ao cotidiano escolar a prática da leitura do livro como forma de valorizar esse processo de aprendizagem;
  • Exercitar a leitura como prática democrática, fundamental na formação do senso crítico e da cidadania;
  • Compreender a intenção, o ponto de vista de quem escreve fazendo uma leitura crítica, reconstruindo o sentido, segundo suas vivências, ampliando a visão de mundo;
  • Contribuir para a formação de leitores autônomos e competentes.
  1. DURAÇÃO

Este Projeto tem a previsão de desenvolvimento alçada em um semestre de aula. Sendo esse período flexível para mais ou para menos, ajustado ao interesse motivacional do alunado.

Vale salientar que o projeto pode ser reiniciado e reinventado para que, no próximo ano letivo, possa ser apresentado aos professores (principalmente ao de História), alunos e coordenadores pedagógicos, de uma forma prática e avaliativa.

  1. PLANEJAMENTO DE AÇÕES

RESPONSÁVEIS

AÇÕES

TEMPO

Apoio da biblioteca

Controle do empréstimo de livros.

Quinzenalmente

Professores de Língua Portuguesa, da rede municipal

Considerações sobre a eficácia do projeto, sugestões para possíveis alterações.

21-09

Formação Continuada

Coordenação pedagógica (diretor,supervisor)

Acompanhamento das ações, planejamento de sequência didática, avaliação do projeto.

Durante todo o semestre

Professora de Língua Portuguesa

Montagem de uma caixa com dez bons livros. Elaboração, apresentação, monitoramento, avaliação e ajustes do Projeto.

No decorrer da realização do projeto

Alunos

Leitura em sala de aula e extraclasse. Registros, sob orientações da professora, no passaporte de leitura (caderneta) e no caderno de produção de textos.

Semanalmente(leitura em sala de aula) e

quinzenalmente(na biblioteca).

  1. ESTRATÉGIAS 

Considerando que o Projeto  atenderá aos alunos do nono ano, as turmas 03, 04 e 05 (turmas em que a professora Lourdes Vinhal trabalha neste ano, na Escola Estadual Marcolino de Barros), entende-se que a biblioteca continuará a recepcionar esses alunos a cada quinze dias para o empréstimo de livros. Porém a leitura desses livros será incentivada semanalmente, disponibilizando uma aula de Língua Portuguesa a cada semana.

Os alunos já estão habituados ao silêncio e à concentração nessas aulas. Para manter o interesse, serão colocados no quadro, no suporte de giz, dez livros selecionados pela professora, para ficarem bem visíveis e chamativos. Constitui-se numa estratégia para atender àquele aluno que não gostou do livro da biblioteca ou que não dispõe de algum livro, por esquecimento ou dificuldades de conseguir o empréstimo na biblioteca. Antes houve o combinado de leitura constante, com direito a levantar e pegar um livro que está à frente. Lembrando que além dos livros sugeridos pela professora poderá haver outros como sugestão de leitura pelos colegas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (159.5 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com