TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Calendario de Leitura

Por:   •  14/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.240 Palavras (9 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 9

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO NA ÁREA PEDAGÓGICA

FACULDADE UNICIC

DAIANE CARDOSO DOS SANTOS

IVO XAVIER MENEXES

LUCIENE GUEDES DE MENESES

PROJETO “CALENDÁRIO DE LEITURA” NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE URUARÁ

Uruará – PA

Setembro/2016

DAIANE CARDOSO DOS SANTOS

IVO XAVIER MENEXES

LUCIENE GUEDES DE MENESES

PROJETO “CALENDÁRIO DE LEITURA” NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE URUARÁ

Projeto de pesquisa apresentado a UNICIC, como requisito parcial para a obtenção de nota na disciplina de Metodologia do Trabalho Científico.

Uruará – PA

Setembro/2016

1.1 – APRESENTAÇÃO

Vivemos em um mundo globalizado, em que os avanços tecnológicos têm proporcionado muitas mudanças, e o ser humano vive em uma corrida constante para acompanhar tais modificações, sempre em busca do seu espaço na sociedade.

Nesta sociedade, a língua foi e continua sendo um veículo para a comunicação. Assim, o indivíduo deve ter consciência de seus usos de linguagem apropriados a cada situação. Sendo que um dos fatores que contribuem fundamentalmente para esse uso é a leitura de textos de diversos gêneros.

Segundo os PCNs, a escola tem um papel muito importante na vida de um indivíduo, e deve organizar-se, para que, ao longo do ensino fundamental, “cada aluno se torna capaz de interpretar diferentes textos que circulam socialmente, de assumir a palavra e, como cidadão, de produzir textos eficazes nas mais variadas situações” (1998, p. 18). Para o desenvolvimento de habilidades como o uso de linguagem, o trabalho com textos é visto como algo essencial, instrumento fundamental para a aprendizagem.

Dessa forma, o professor deve colocar o aluno em contato com a leitura, pois para a maioria dos educandos, a escola é o único lugar que proporciona acesso a textos escritos que servirão de modelo para a produção de novos textos. Assim, alunos do ensino fundamental menor e maior não terão tanta dificuldade nesta área. Através de contatos com diversos tipos de leitura, este vai ter mais facilidade de se expressar, de dar opiniões, argumentar sobre determinados pontos de vista.

Então, sabendo que nem todas as escolas de hoje tem usado a leitura com esta finalidade, elaboramos esse projeto, tomando como referência as Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Uruará, sendo destinado a turmas do ensino fundamental menor ao maior, haja vista que estas séries têm papel decisivo na formação de leitores.

1.2 – JUSTIFICATIVA

A partir do pressuposto de que a leitura é essencial na vida do indivíduo, visto que é através desta que a pessoa é capaz de compreender e interpretar o mundo a sua volta, teve-se a iniciativa de elaborar um projeto, que visa inserir na escola a leitura diária de vários gêneros textuais. Pois segundo os PCNs:

Tomando como ponto de partido as obras apreciadas pelo aluno, a escola deve construir pontes entre textos de entretenimento e textos mais complexos, estabelecendo as conexões necessárias para ascender a outras formas culturais. Trata-se de uma educação literária, não com a finalidade de desenvolver uma historiografia, mas de desenvolver propostas que relacionem a recepção e a criação literárias às formas culturais da sociedade. (PCNs, 1998, p.71).

Sendo a leitura um requisito básico para o desenvolvimento de todos os componentes curriculares do ensino, a formação de um bom leitor possibilita um maior sucesso na compreensão e interpretação de todos os fatos.

Mariza Lajolo (1982) citada por Geraldi (1983) afirma que:

Ler não é decifrar, como num jogo de adivinhações, o sentido de um texto. É, a partir do texto, ser capaz de atribuir-lhe significado, conseguindo relacioná-lo a todos os outros textos significativos para cada um, reconhecer, nele o tipo de leitura que seu autor pretendia e, dono da própria vontade, entrega-se a esta leitura, ou rebelar-se contra ela, propondo outra não prevista. (LAJOLO, 1982, p.59 citado por GIRALDI, 1983, p.91)

Em algumas escolas ainda existe uma realidade totalmente desfavorável à leitura, consequentemente à escrita e em outra essa leitura é usada nas aulas de Língua Portuguesa apenas como um pretexto para se ensinar gramática. Porém, nota-se que este tipo de atividade em nada contribui para o desenvolvimento sócio comunicativo do aluno, somente a fixação de normas, como se a língua fosse morta, (uma literatura desvinculada da verdadeira essência da obra literária), portanto, não encontra respaldo nos PCNs, pois a leitura no 3º e 4º ciclos deve ser ensinada com o objetivo de proporcionar ao aluno o domínio da fala pública, ou seja, sua habilidade comunicativa.

Desta maneira, percebe-se que o aluno deve ler um texto sempre objetivando a sua compreensão, e para compreendê-lo precisará acionar conhecimentos em sua memória, seja este linguístico, enciclopédico ou interacional, que podem ser mediados pelo professor em sala de aula ou por outras pessoas fora dela. Assim, ainda é importante enfatizar que os alunos nestes ciclos que foi citado acima, estão passando por uma fase muito delicada, a infância e a adolescência, e cabe ao professor aproveitar esse momento em que o aluno começa a ter maior autonomia, em que estão mais preocupados com sua autoimagem para propiciar a estas atividades de reflexão sobre a linguagem. A seleção de textos deve privilegiar gêneros que apareçam com mais frequência na realidade social e no universo escolar dos alunos, deve ser feito de forma que atenda esse público, despertando o interesse pela leitura.

O professor deve fazer uma sequência de atividades para as leituras, como diz Lopes-Rossi:

O professor deverá organizá-lo em sequências de atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (110.7 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com