TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Politica Pedagógico

Por:   •  15/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  5.733 Palavras (23 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORANGA

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

ESCOLA  DE ENSINO FUNDAMENTAL

DR. EPITÁCIO DE PINHO

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

GESTÃO 2017

PORANGA-CEARÁ

1 - APRESENTAÇÃO

        Este projeto é documento que configura a identidade desta Unidade de Ensino com medidas que definem os pressupostos, as finalidades educativas e as diretrizes gerais da proposta pedagógica da Instituição. Na verdade o Projeto Político Pedagógico foi visto com ações plenamente identificáveis, para se atingir os objetivos preestabelecidos. E a projeção do desejo de criatividade, qualidade e integração das pessoas com todas as experiências construídas e construístes para uma grande realização em âmbito geral. Este documento é a concretização de um conceito que busca superar e transformar a realidade tendo como base o que temos e podemos oferecer. Ele contém os fundamentos e princípios que garantirão à Escola de Ensino Fundamental Dr. Epitácio de Pinho, consolidar nossa prática pedagógica. Eis aí o grande desafio deste projeto: a educação de uma comunidade heterogênea que busca a escola como meio de ascensão social e cultural.

2 - JUSTIFICATIVA

        O Projeto Político Pedagógico, nasceu da necessidade de termos  um referencial. Documento pelo qual iremos nos nortear, e assim realizarmos as ações almejadas por todos que faz a Escola de Ensino Fundamental Dr. Epitácio de Pinho.

        Ao construirmos esse projeto, pensamos em melhorar a qualidade do serviço da educação pública em nosso município. Temos como função principal priorizar a educação como direito de todos, respeitando e valorizando as experiências de vida dos educando e suas famílias, fortalecendo nos mesmos os valores aprendidos: a criatividade, a sensibilidade, a criticidade, diante das situações difíceis, por isso precisamos estabelecer metas a serem cumpridas a um tempo de curto, médio e longo prazo, onde a escola acompanhe de forma gradativa, as verdadeiras necessidades da comunidade escolar. Para que a escola alcance esses objetivos, vale ressaltar a importância de que o corpo docente faça adequações necessárias para que os seus alunos sejam capazes de aprender e serem conscientes de seus direitos e deveres, de liberdade e igualdade.

        Coerente com as estratégias previstas na referida LDB, a Instituição Educacional tem como meta prioritária, o desenvolvimento global do aluno, e para que isso ocorra, faz-se necessária a integração entre educação- cultura que não restrinja as elucubrações teóricas, mas que se concretize numa escola, na qual a comunidade em que está inserida, seja capaz de formar uma sociedade mais justa e preparada para promover mudanças. Diante da oportunidade oferecida pela lei 9334/966, onde cada escola pode organizar seu sistema de modo que atenda as necessidades e possibilidades, organizamos nossa proposta pedagógica que tem como maior objetivo a formação do “Homem” exercendo em sua plenitude o direito a cidadania e explorando suas potencialidades.

 3 - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

 3.1-ESCOLA:

           Escola de Ensino Fundamental  Dr. Epitácio de Pinho

         ESCOLAS NUCLEADAS: São Francisco de Porcos e 7 de Setembro da Descoberta.     

 3.2- ENTIDADE MANTENEDORA:

            Prefeitura Municipal de Poranga-CE/ Secretaria da Educação, Ciência e Tecnologia.

 3.3- GRAU DE ENSINO: 

             Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos.

 3.4- ENDEREÇO:

             Rua: Carlos Alberto Rodrigues Pereira, S/N,

              Bairro: Monte das Oliveiras,

              CEP:  62.220.000

 3.5- MUNICÍPIO:

              Poranga- Ce.

 3.6- SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO:

  • Serviços fornecidos pela escola: Merenda escolar.
  • Recursos financeiros: 

               PDDE (anualmente)

               PDE a Secretaria de Educação e Prefeitura sustenta o básico da escola  caso seja necessário.

  • Eventos: (festas juninas, aniversário da cidade, bingos, gincanas e outros).

4 -  APRESENTAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

        A Escola de Ensino Fundamental Dr. Epitácio de Pinho foi fundada no ano de 1993, pelo Prefeito Paulo Vinicius Moreira Pinho, a pedido da comunidade do bairro Monte das Oliveiras na rua Carlos Alberto Pereira Rodrigues S/N, sendo o terreno doado pelo Ex- Prefeito Abdoral Eufrasino de Pinho. O nome da escola foi dado em homenagem a um membro da família sendo o pai do prefeito fundador desta Instituição Educacional. Nossa escola ocupa uma área de 200 m² a área construída é de 120m² e área livre de 80m² estando assim distribuída entre um pavilhão, com 03 salas de aula, 01 secretaria, 01 diretoria, 02 banheiros, 01 cantina, 01 deposito de merenda escolar, 01 depósito e 01 laboratório de informática.

        A escola possui alunos com a média de 1 ano e  meses a 51 anos de idade, 227 alunos matriculados. O perfil socioeconômico é bem diversificado, mas maior parte dos alunos encontram-se situada na renda mínima, dependendo do programa Bolsa Família que  ajuda na aquisição de materiais escolares subsidiados. Atendemos crianças com necessidades especiais, mas a escola, apesar de pequena e localizada em uma comunidade carente apresenta uma estrutura física adequada e em condições para receber estas crianças.

        A coordenação e direção foi escolhida  por aclamação. Várias pessoas passaram por esse posto, são elas: Maria de Fátima Malaquias Pinho, Antônia Rodrigues Pereira, Maria do Socorro P. Marinho Sampaio, Maria do Amparo de Oliveira, Maria José Carreiro de Melo, Rozimar Gomes da Silva, Antonia Mirvane Melo, Marcos Antonio Alves dos Santos, Maria Claudira Soares de França, Maria Aucilene Chaves Carreiro de Morais e  Maria do Socorro Pereira Marinho Sampaio.

        Hoje a escola  atende 227 alunos,  distribuídos nos turnos: manhã, tarde e noite, tendo 42 funcionários, sendo 20 professores regentes e é assistida pela atual administração do prefeito Carlisson Emerson Araújo Assunção e Secretário de Educação Francisco Antonio Chaves Portela com auxiliares habilitados a exercerem  suas funções profissionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.6 Kb)   pdf (237.9 Kb)   docx (54.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com