TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO POLITICAS PUBLICAS

Por:   •  31/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.204 Palavras (5 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 5

1.APRESENTAÇÃO

O projeto visa a suprir a necessidade do café da manhã, uma das mais importantes refeições do dia, por ser prejudicial para o bom rendimento no trabalho e na escola. A não reposição de energia e nutrientes pela manhã diminui a função cognitiva (memória, raciocínio, atenção, capacidade de concentração, etc), isto porque o jejum de mais de 10 horas sem ingestão adequada de nutrientes causa hipoglicemia com sintomas de fraqueza, fadiga, interferindo inclusive no humor.

No Brasil, há diversas famílias em situação de extrema pobreza, no qual não têm condições de comprar pão todos os dias.

Tendo essa situação em vista, podemos afirmar que muitas crianças não possuem capacidade de raciocínio na escola, impedindo seu aumento no grau de conhecimento e de estudo, transformando-se possivelmente em um adulto sem grande capacidade de melhorar seu nível social por ter tido uma baixo grau de ensino.

O presente projeto trata uma questão social no Bairro Jardim Silvina e adjacências localizado em São Bernardo do Campo ,em alcançar famílias carentes e de baixa renda.

A idéia é distribuir pães para as famílias que moram nas proximidades, amenizando assim a falta de alimentos como o pão que é um alimento universal .

Na região é um lugar de muitas comunidades carentes.

O projeto Pão para Todos é uma parceria com a empresa Veneza foods que fabricam pães congelados e que ira fornecer pães a preço de custo e ajudando com maquinário necessário para a montagem e assar os pães.

Estamos em busca de mais parcerias com o objetivo de ajudar mais famílias.


2.JUSTIFICATIVA

O pão é um alimento universal.Há um outro tipo de cadência nas mãos das pessoas que trabalham o pão com atenção na mesa com farinha. É o respeito por um alimento que se originou a centenas de anos. A combinação da farinha de trigo, fermento e água é vista como uma arte feita com o mesmo processo em diversas partes no mundo todo. É a fermentação que diferencia um pão artesanal dos pães mais industrializados que encontramos. É esse procedimento natural em que não se utiliza na preparação da massa qualquer aditivo químico que resulta em um pão com mais sabor.

Mesmo nos dias de hoje, temos famílias em total miséria, chegando ao ponto de mandar seus filhos a escola somente com o intuito de que os mesmos sejam alimentados, pois muitas vezes essas famílias não tem dinheiro o suficiente para alimentar todos.


3.OBJETIVOS

Distribuir pães gratuitamente à comunidades carentes, para suprir a necessidade de alimentar-se bem na mais importante refeição do dia. Alimentar todos da família para que tenham um uma função cognitiva melhor diariamente.


4.PROBLEMÁTICA

A necessidade surgiu de um projeto que alcançasse várias pessoas com um alimento onde qualquer pessoa poderia buscar por ser leve e de fácil manuseio.

Na região a muitas pessoas em total pobreza e mesmo que estejam morando em comunidades, em prédios da prefeitura, mas existem muitos aposentados ,viúvos , crianças com os pais presos. e sendo criados pelos avos ou tios.

A distribuição de pão ajuda no orçamento geral dessas famílias.


5.METODOLOGIA

O projeto Pão para todos foi desenvolvidos através de pesquisas realizadas no bairro.

Reunimos e montamos esse projeto observamos cuidadosamente a necessidades do bairro em questão como público alvo deste projeto, para que possamos suprir as necessidades das famílias que precisam de ajuda.


6.AÇÕES

O presente projeto tem prazo de seis (06) meses para entrar em vigor, aja visto que o local a ser utilizado será igrejas localizadas nas comunidades. Tempo inicial de três (03) meses para reforma / readequação do espaço físico cedido pela igreja, onde irá assar o pão, montagem e distribuição.

Dois (02) meses para cadastramento das famílias carentes e voluntários para a distribuição e um (01) mês para capacitação dos voluntários.

Durante os três (03) meses iniciais em paralelo as reformas, regularização legal da documentação do projeto.


7.PARCERIAS

Supercastelobranco comércio de alimentos Eireli Igreja Evangélica Casa do Pão Para as Nações Veneza Foods

[pic 1]


8.INTERCULTURALIDADE

Pesquisamos no Brasil o presente projeto semelhante na Bahia ,Salvador .

Foi desenvolvido por uma freira Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes a Irmã Dulce (in memoriam 1914-1992).

Neste projeto não só é distribuído pão, mas também é fabricado e ensinado a profissão de padeiro como oficio e doado a comunidade

Visando o evangelismo das pessoas beneficiadas e atendendo duas grandes necessidades que é profissionalizante e de alimento.


9.EQUIPE MULTIDICIPLINAR/ENVOLVIDAS

Religiosos Voluntários Assistentes Sociais Psicólogos


10.LOCAL

Rua General Barreto de Menezes 955 Jardim Silvina São Bernardo Do campo SP na Igreja Evangélica Casa do Pão Para as Nações


  1. PÚBLICO ALVO

O Projeto Pão para Todos irá atender Famílias carentes ou que estejam passando por dificuldades. Com o pré-requisito que resida no bairro e faça um pré cadastro para ter o benefício .


  1. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

A Constituição Brasileira de 1988 possui um dos textos mais avançados no que se refere à proteção e a promoção dos direitos humanos. O Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) está previsto entre os direitos sociais da Constituição, desde a aprovação da Emenda Constitucional n.º64, em fevereiro de 2010, sendo introduzido no art. 6º CR/88. A instituição da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN) – Lei n.º 11.346/2006 e regulamentada pelo decreto 7.272/2010 – representa um marco fundamental na luta nacional contra a fome, pois através dela criou-se o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) que busca promover condições para a formulação da Política e do Plano Nacional nesta área de Segurança Alimentar, desenvolvendo diretrizes, metas, captando recursos e fomentando instrumentos de avaliação e monitoramento, compostos de ações e programas integrados envolvendo diferentes setores de governo e a sociedade, na busca pela alimentação suficiente e de qualidade para todos brasileiros. Portanto, esta pesquisa tem por objetivo geral realizar discussão sobre o Direito Fundamental à Alimentação Adequada, através de busca sistemática sobre a evolução da Segurança Alimentar no Brasil. Como objetivos específicos, pretende-se identificar o conceito de alimentação adequada, realizar histórico sobre as principais leis e decretos que garantem o Direito à Alimentação Adequada e identificar as Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional existentes hoje no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (257.7 Kb)   docx (155.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com