TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Capacitação de Gestores

Por:   •  2/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.667 Palavras (7 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TABATINGA

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

O PERFIL DO GESTOR FRENTE ÀS NOVAS DEMANDAS SOCIAIS DA ESCOLA

Tabatinga – AM

2017

ELIZIANE LIMA SILVA

JUNIOR PERES DE ARAUJO

LAYNARA CORDEIRO APARICIO

LICIA FRANCO PESSOA

O PERFIL DO GESTOR FRENTE ÀS NOVAS DEMANDAS SOCIAIS DA ESCOLA

Trabalho apresentado para obtenção de nota parcial da disciplina de do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas- CESTB.

Orientador: Jorge Oliveira Barbosa

Tabatinga – AM

2017

PROJETO

  1. TEMA: O PERFIL DO GESTOR FRENTE AS NOVAS DEMANDAS SOCIAIS DA ESCOLA

REDE DE ENSINO: Municipal

PÚBLICO-ALVO: Gestores de escolas públicas

  1. JUSTIFICATIVA:

A temática abordada para o desenvolvimento desse projeto tem como tema O Perfil do Gestor Frente às Novas Demandas Sociais da Escola. Este projeto visa à capacitação de gestores das escolas da rede municipal de ensino no município de Tabatinga. Essa pesquisa surge da necessidade de uma melhor capacitação a esse profissional visando melhores resultados na educação e o fortalecimento da sua identidade enquanto educador institucional.

Tendo em vista o surgimento de novas demandas sociais, ligadas às estruturas familiares, o desenvolvimento tecnológico e cultural, o desenvolvimento e a adaptação do papel da escola sobre a reflexão e a reformulação do currículo, das práticas pedagógicas e do planejamento de modo a acompanhar as novas mudanças que surgem no contexto das estruturas sociais, culturais e políticas. A escola uma vez, que faz parte desse contexto social onde as mudanças ocorrem precisam ser flexível e adaptável, ao processo de construção de autonomia, reflexão e liderança assumindo um papel fundamental e importante de responsividade.

A escola é uma das mais importantes instituições da sociedade, pois a maioria dos indivíduos passa pelo menos um período de tempo inserido nesse contexto. É uma das principais bases para a formação social do indivíduo, além das disciplinas e seus conteúdos é através dela que também são repassados os valores sociais, morais e éticos. A escola tem a responsabilidade de garantir aos seus alunos o acesso aos saberes linguísticos e culturais necessários para o exercício pleno da cidadania, sendo direito intransferível de todos.

Entendemos que, a escola e o professor têm como princípio básico a formação dos cidadãos em suas concepções mais amplas e democráticas, cabendo a ele interagir-se e relacionar-se com o meio de forma íntegra e participativa com fatores sociais e instrumentos de libertação para um conformismo existente a qual não podemos mais fazer parte. Sem contar que toda a comunidade (escola, família, sociedade) faz parte dessa construção e formação para cidadania evolutiva, possibilitando alcançar uma maior dimensão socializadora, democrática e partícipe, logo uma transmissão de mudanças ao longo do caminho e de sua atuação frente aos seus objetivos.

Existem diversas ferramentas para alcançarmos bons resultados nesse projeto, mas acreditamos que o diálogo, a interação e a socialização é um bom caminho para desenvolvermos trabalhos que levem a participação e a compreensão de ações que identifiquem, qualifique e favoreça uma melhor relação no processo de educação.

Devido ao ambiente institucional ser um ambiente propício para desenvolver o processo de ensino e aprendizagem é necessário, gestores mais qualificados e capacitados para articularem as mudanças sociais que agora adentram no contexto escolar.

Todavia a formação continuada dos gestores mostra-se, portanto, essencial primordial e fundamental uma vez que muitos gestores que atuam nas escolas não possuem as devidas capacidades, habilidades e formação necessária para tal atribuição.

A pretensão desse projeto tem a finalidade de incentivar as instituições de ensino e aos pesquisadores da área de educação a desenvolverem subsídios e ferramentas que envolva toda a comunidade escolar a construir mecanismo que possibilite o gestor a ampliar seus conhecimentos e experiências de modo que socialize suas práticas inserindo-se conforme seu papel nos diversos contextos e nas novas demandas sociais da escola como descreveremos a seguir em outro momento do trabalho.

  1. OBJETIVO GERAL:
  • Promover capacitação aos gestores das escolas da rede municipal de ensino.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Desenvolver o perfil dos gestores para atuarem frente às novas demandas sociais;
  • Destacar a importância da liderança e de sua função para o bom andamento da escola;
  • Conscientizar os gestores acerca do papel da escola na contemporaneidade e dos objetivos a serem alcançados pela mesma;
  • Possibilitar a articulação entre a escola e a comunidade na qual ela está inserida;
  • Preparar os gestores para gerir os recursos e mediar o planejamento das ações a serem executadas, assim como solucionar os conflitos que surgem no contexto escolar;
  • Adotar nos gestores atitudes de responsividade quanto ao seu papel e flexibilidade de adaptação diante das mudanças, problemas e fracassos.
  1. METODOLOGIA:

O presente trabalho será distribuído em 5 Módulos de 16 horas cada, sendo trabalhado na última Quarta-feira de cada quinzena, ou seja, duas vezes cada mês, a partir do mês de Fevereiro até o mês de Novembro, sendo no total de 20 dias de capacitação na parcial de 4 horas diárias, no total de 80 horas o curso.

A Metodologia do curso de capacitação de gestores será teórico-prática, e envolve leituras, debates e reflexões sobre os temas, com Instrutores, em encontros presenciais, e atividades de estudo e aplicação a situações concretas, no contexto dos gestores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (157.6 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com