TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto didatico

Por:   •  11/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.707 Palavras (11 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 11

PROJETO DIDÁTICO

  1. APRESENTAÇÃO

O presente projeto didático tem por objetivo sistematizar as atividades a serem desenvolvidas durante o período de estágio supervisionado pelos graduando no campo de estágio. As observações realizadas durante o desenvolvimento deste projeto serão utilizadas como subsidio ao desenvolvimento do projeto de estágio desenvolvido pelos graduandos com o tema: “Estágio III: Propondo novas interações com as tecnologias da comunicação e informação nas praticas educativas do 1º ano do ensino fundamental I da escola Judite de Leal” onde diante da problemática abordada se faz o questionamento: ___

As atividades aqui planejadas serão desenvolvidas de forma lúdica e contextualizadas com o tema central deste projeto, proporcionando assim aulas dinâmicas e interdisciplinares, que possibilitem aos alunos maior aquisição dos conteúdos apresentados e oportunizando também o despertar para a leitura e a pratica de atividades literárias espontâneas e criativas.

  1. JUSTIFICATIVA

A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. É importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas e muitas histórias, pois é através dos livros e contos infantis que a criança enfoca a importância de ouvir, contar e recontar histórias. Incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, é muito importante. Neste sentido a literatura infantil é uma peça fundamental para este desenvolvimento.

Trabalhar no espaço escolar, especificamente nas salas de aulas com novas propostas para a utilização de literaturas infantis como subsidio no desenvolvimento cognitivo da criança no inicio do fundamental l, tem sido nosso objetivo. O projeto será trabalhado com a ludicidade, e a possibilidade da descoberta do prazer, dando forma e sentido ao trabalho com a leitura, direcionando-o a infância. O professor como profissional de maior proximidade com os alunos e com os pais dos alunos, tem o papel fundamental de mediador. Não se consegue bons resultados se o professor que vai ensinar não se dar conta da complexidade do processo de leitura. Faz-se necessário o embasamento teórico para cumprir esta tarefa.

  1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
  1. TEMA: Novas propostas para a utilização de literaturas infantis  como subsidio no desenvolvimento cognitivo da criança no inicio da ensino fundamental I.
  2. TEMPO DE EXECUÇÃO: Duas semanas
  3. PERÍODO DE EXECUÇÃO: De 05 à 09/05 e de 19 à 23/05/2014
  4. CULMINANCIA: 19/05/2014
  5. CARACTERISTICAS: Projeto interdisciplinar envolvendo os eixos temáticos de Língua Portuguesa, Natureza e Sociedade e de Matemática
  6. SÉRIE A QUE SE DESTINA: 1º ano do Ensino fundamental I

  1. OBJETIVOS
  1. GERAL

Possibilitar o uso diferenciado de produções literárias no gênero infantil no desenvolvimento de atividades diversificadas em sala incluindo as mídias .

  1. ESPECÍFICOS
  • Incentivar a leitura e a escrita dos alunos em fase de alfabetização.
  • Proporcionar momentos lúdicos e de incentivo a criatividade e a autonomia dos alunos.
  • Proporcionar uma abordagem interdisciplinar dos temas trabalhados em sala com alguns  suportes tecnológicos.
  1. METODOLOGIA

Serão desenvolvidas atividades lúdicas e criativas, proporcionando aos alunos maior autonomia e participação da aquisição de novos conhecimentos. As atividades serão realizadas procurando contextualizar tema central do presente projeto que é utilizar as varias produções literárias como eixo principal no desenvolvimento das atividades propostas com a inclusão dos dispositivos tecnologicos. Todas as atividades desenvolvidas com os alunos serão arquivadas e posteriormente apresentadas.

  1. CULMINANCIA

Resultados esperados                  

  • Apropriação de diversos saberes, além da conscientização sobre os temas abordados.
  •  Desenvolvimento de valores – conceitos e procedimentos;
  • Apropriação de novas aprendizagens, a partir de reflexões e esclarecimentos sobre as diversas atividades desenvolvidas.

Ao final, das atividades os alunos, com a orientação do professor, deverão organizar suas produções em um portfólio individual que serão exposto no pátio da escola, juntamente com as produções coletivas, como cartazes e materiais diversos utilizados durante o desenvolvimento das atividades, possibilitando demais alunos da escola a apreciação dos trabalhos desenvolvidos.

  1. AVALIAÇÃO

Dar-se-á de forma processual e continua, considerando o envolvimento e a participação dos alunos nas atividades propostas, onde se considerará a coerência dos discentes frente aos objetivos propostos.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

APÊNDICES

ANEXOS

PLANO DE AULAS

1º semana – De 05/05 á 09/05

  • Dia 05/05/2014 (segunda-feira)
  • Recepção dos alunos – Boa tarde (Sejam bem vindos)
  • Atividades do dia (Agenda)
  • Chamada
  • Correção da atividade de casa

1ª Aula

Disciplina: Língua Portuguesa

Conteúdo: Dinâmica de apresentação

Objetivo: Socializar e integrar os alunos às estagiárias, possibilitando assim, melhor comunicação e consequentemente maior participação dos educandos no desenvolvimento das atividades.

Desenvolvimento: Iniciaremos com a apresentação das estagiárias (Emanuelle, Ionara e Ingrid), que deverão informar aos alunos qual o objetivo da sua presença em sala, quais suas expectativas, e o que esperam dos alunos (participação, apoio...).

Após o momento de apresentação será realizada uma dinâmica de grupo, onde cada aluno deverá se apresentar, fazer um gesto (pode ser representando alguma característica  física, ou gesto de seu agrado) e dizer algo que goste de comer. O colega do lado deverá repetir toda a sequencia realizada anteriormente (apresentar seu colega) e fazer uma sequencia referente a si e aos colegas anteriores a ele. A dificuldade da dinamica se dá com o avanço das apresentações, pois, a cada aluno que se apresenta, aumenta a dificuldade para o aluno seguinte. O ultimo aluno a se apresentar deverá realizar a sequencia de todos os colegas anteriores, o que será uma atividade bastante complicada. Concluiremos a atividade frisando para os alunos a importância de contarmos uns com os outros, além de reforçar a idéia de que somos diferentes, mas que podemos ter as mesmas preferências em alguns aspectos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (148.2 Kb)   docx (959.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com