TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto e Pratica da Ação Pedagogica

Por:   •  28/11/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.820 Palavras (8 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETOS E PRÁTICA DE AÇÃO PEDAGÓGICA – GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM AMBIENTES ESCOLARES E

NÃO ESCOLARES

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2 PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

FORMAÇÃO CONTINUADA RODA DE CONVERSA

Alania Pereira Ramos Fagundes                RA: 1850010

Elaine Pereira Rodrigues        RA:1834566 Telma Cristiane de Andrade                        RA: 1819399

Camila M. Da S. R. Souza        RA: 1842361

Weguima Pereira Silva                 RA: 1821819

Porangatu 2020

A formação de professores

[pic 2]

SUMÁRIO

  1. IDENTIFICAÇÃO        03
  2. APRESENTAÇÃO        04
  3. JUSTIFICATIVA        05
  4. OBJETIVOS        08
  1. OBJETIVOS GERAIS        08
  2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS        08
  1. METODOLOGIA        09
  2. CRONOGRAMA        10
  1. AVALIAÇÃO        12
  2. BIBLIOGRAFIA        13

1-  Dados de Identificação Nome da Escola: Escola Municipal Luiz Alves Pereira

Nome do Projeto: Formação Continuada Roda de Conversa

Equipe Gestora: Diretor- Cícero Ferreira Coordenadora – Maria Gilda Pereira do Lago Número de funcionários: 112

Carga horária do Projeto: 40 horas

Período de realização: Outubro de 2020

2        Apresentação

Diante das inúmeras mudanças que a sociedade vem sofrendo ao longo do tempo, principalmente na quantidade de informações que são disponibilizadas diariamente e a velocidade de sua propagação, faz-se necessário o acompanhamento de tais mudanças, uma vez que a informação e o conhecimento são requisitos indispensáveis para a vida profissional. Convém esclarecer que informação e conhecimento, embora semanticamente afins, não são sinônimos. Informação é tudo aquilo que é disponibilizado às pessoas, todavia a informação só tornará conhecimento quando se efetivar um sentido. Para exemplificar esta diferenciação, Pescuma (2005) afirma que o objetivo da pesquisa científica é buscar, ordenar, elaborar, selecionar e sistematizar uma massa de informação para transformá-la em conhecimento, por isso mais do que nunca ele precisa estar atualizado e bem informado, não apenas com os fatos que o cercam sobre o mundo, mas também em relação aos conhecimentos curriculares e pedagógicos e às novas tendências educacionais. Para tanto, é de fundamental importância a implantação da capacitação dos profissionais da educação por meio da formação continuada. Portanto, a formação continuada visa atender à realidade da instituição, pensando em alternativas que auxiliem os profissionais a qualificarem sua atuação. Se não houver essa mudança continuaremos tendo professores que muito sabem sobre o assunto de uma determinada problemática, mas nada conseguem fazer para transforma - lá. Assim sendo, a formação continuada deve promover um espaço de estudo, de aprendizagens compartilhadas, de construção de parcerias entre professores, para a reconstrução do conhecimento, onde, coletivamente, tenham a oportunidade de perguntar, pensar, problematizar, trocar experiências e repensar suas ações na organização da ação pedagógica. Como principio norteador do trabalho, foram consideradas as necessidades reais apontadas pelo grupo, buscando promover um espaço de reflexão coletiva sobre o planejamento da ação educativa.

3-  Justificativa

Este projeto será desenvolvido com os trabalhadores em educação, na Escola Municipal Luiz Alves Pereira, em 20 horas de formação ao longo do mês de Outubro de 2020. O projeto tende garantir a formação continuada no qual envolverá a teoria e a prática, articulando os saberes. Os encontros vivenciam oportunidade para o diálogo, a troca de experiências, momentos de estudo com referenciais teóricos, promovendo a constituição de um grupo no qual o sentimento de integração e afetividade prevaleça. É essencial a participação de todos, pois os pontos comuns e os contrários provocam um compromisso maior com o grupo e a abertura para discutir esses pontos vai revelando o aprendido e as interpretações diversas. As escolhas dos temas foram realizadas pelos trabalhadores em educação, por se achar necessário para uma reflexão e reelaboração de idéias, portanto acreditamos que este espaço cria a possibilidade dos educadores refletirem sobre sua prática pedagógica, visando à construção de novos saberes, favorecendo suas ações ao longo do ano. A busca da qualidade de ensino na formação básica voltada para a construção da cidadania, para uma educação sedimentada no aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser para as novas necessidades do conhecimento, exige necessariamente, repensar a formação inicial de professores, assim como requer um cuidado especial com a formação continuada desse profissional com um olhar crítico e criativo. Essa preocupação é relevante tendo em vista o atual contexto de reformas educacionais, que visam dar respostas à complexa sociedade contemporânea. A modernidade exige mudanças, adaptações, atualizações e aperfeiçoamento. A concepção moderna de educador exige “uma sólida formação científica, técnica e política, viabilizadora de uma prática pedagógica crítica e consciente da necessidade brasileira” (Brzezinski, 1992: 83)

O profissional consciente sabe que sua formação não termina na Universidade. Esta lhe aponta caminhos, fornece conceitos e idéias, a matéria prima de sua especialidade. Conseqüentemente, faz parte desse contexto o aumento de investimentos no processo de melhoria da qualidade da Educação Pública, com programas de valorização profissional, que têm como principal estratégia a Formação Continuada de professores e dos demais colaboradores da Escola. O “Projeto Formação Continuada: Roda de Conversa”, proposta de trabalho dos alunos do curso de Graduação em Pedagogia da Unip (Universidade Paulista), visa promover o avanço na qualidade do ensino oferecido no município, através de capacitação dos profissionais em diversas temáticas, tais como: Inclusão social, dentre outros. Destaca-se que a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (140.9 Kb)   docx (45.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com