TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto integrador

Por:   •  11/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.029 Palavras (9 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Elizangela Mascarenhas Luvizetto – 5733177455

Karen Apolo – 6315193994

Liliane Nobre – 6318196097

Márcia Bárbara Vargas Serpa- 6303178547

Neusiane Elisabete B.B. Rodrigues – 5733127674

Orientador (a): Letícia Vieira

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

O QUE SÃO? QUAIS SÃO? COMO ENTENDE-LAS? E COMO TRATÁ-LAS?

Polo Cavalhada-Porto Alegre / RS

2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Elizangela Mascarenhas Luvizetto – 5733177455

Karen Apolo – 6315193994

Liliane Nobre – 6318196097

Márcia Bárbara Vargas Serpa- 6303178547

Neusiane Elisabete B.B. Rodrigues – 5733127674

Orientador (a): Letícia Vieira

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

O QUE SÃO? QUAIS SÃO? COMO ENTENDE-LAS? E COMO TRATÁ-LAS?

Atividade realizada na disciplina de Projeto Integrador II, do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito parcial à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Tutora: Pedagoga Empresarial com Especialização em Educação a Distância Letícia Vieira.

Polo Cavalhada-Porto Alegre / RS

2015

Tema:

Dificuldades de Aprendizagem: O que são? Quais são? Como entende-las? e como tratá-las?

Justificativa:

        O tema escolhido pelo grupo para ser desenvolvido durante este trabalho é as dificuldades de aprendizagem, também conhecida e chamada pelos pesquisadores de desordem ou transtorno da aprendizagem.

        Iremos trabalhar com este tema através de sua definição e de quais são os tipos de dificuldades existentes, como podemos realizar seu diagnóstico e trata-los.

        Pensando em sanar nossas dúvidas a respeito de assunto e também de conhecer um pouco mais sobre ele, é que decidimos realizar este trabalho abordando o tema dificuldades de aprendizagem.

        O assunto nos chamou a atenção durante o curso e também durante nossas experiências nos estágios, onde vivenciamos mais de perto, bastante casos de alunos com dificuldades na área da aprendizagem.

Segundo Fonseca (1995, 70): Dificuldades de aprendizagem (DA) é um termo geral que se refere a um grupo heterogêneo de desordens, manifestadas por dificuldades significativas na aquisição e utilização da compreensão auditiva, da fala, da leitura, da escrita e do raciocínio matemático.

Kincheloe (1997, p.244) “define dificuldade de aprendizagem como”: “um atraso, desordem ou imaturidade num ou mais processos: da linguagem falada, da leitura, da ortografia, da caligrafia ou da aritmética; resultantes de uma disfunção cerebral ou distúrbios de comportamentos, e não dependentes de uma deficiência mental, de uma privação cultural ou de um conjunto de fatores pedagógicos”

        Mas a aprendizagem não se restringe apenas as dependências escolares, os fatores exógenos são de fundamental importância neste contexto educacional, pois diz respeito à natureza, à direção e ao ritmo do desenvolvimento.

        A família é um agente determinante no processo de ensino-aprendizagem, já que é a primeira fonte de relações sociais do indivíduo e neste seio é possível se estabelecer condições para que haja possíveis dificuldades de aprendizagem. 

        Nos dias de hoje, é inadmissível que a família ou a Escola tenha atitudes do tipo condenáveis com as crianças com dificuldades de aprendizagem.

 Sendo assim, Néreci (1972, 12) afirma: A educação orienta a formação do homem para ele poder ser o que é, da melhor forma possível, sem mistificações, sem deformações, em sentido de aceitação social. Assim, a ação educativa deve incidir sobre a realidade pessoal do educando, tendo em vista, explicitar suas possibilidades, em função das autênticas necessidades das pessoas e da sociedade [...] A influência da família, no entanto, é básica e fundamental no processo educativo do imaturo e nenhuma outra instituição está em condições de substituí-la. [...] a educação para ser autêntica, tem de descer a individualização, à apreensão da essência de cada educando, em buscas das suas fraquezas e temores, das suas fortalezas e aspirações [...] O processo educativo deve conduzir a responsabilidade, liberdade, critica e participação.

                Portanto, nosso trabalho irá visar o que são as dificuldades de aprendizagem, quais são elas, como detecta-las e como trata-las, bem como funciona a parte docente com relação a esta questão e de que forma poderemos orientar as famílias a respeito do assunto.                Quanto aos tipos de dificuldades de aprendizagem, vamos falar um pouco de cada uma delas: dislexia, discalculia, dislalia e disortografia.

Fonseca (1999, p 16), define dislexia como uma desordem da linguagem que interfere com aquisição de significações obtidas da linguagem escrita, devido a um défice na simbolização. Pode ser endógena ou exógena, congénita ou adquirida. As limitações na leitura são demonstradas pela discrepância entre a realização esperada e realização atual. Limitações normalmente devidas as disfunções cerebrais manifestadas por perturbações cognitivas, mas que não são atribuídas a deficiências sensoriais, motoras, intelectuais ou emocionais, nem a um ensino inadequado ou a privação de oportunidades.

Segundo o investigador (NETITA 1987, p. 246) “a dislexia constitui uma desordem cognitiva e uma desordem da linguagem. Desordem cognitiva, exatamente porque se centra na problemática da significação da linguagem interior da abstração, da formação dos conceitos e das metáforas”. Evidencia uma perturbação no processo de simbolização, não se operando a significação, que deverá resultar da leitura e põe em jogo um processo cognitivo e integrativo. Descodificar e simultaneamente compreender, são um todo no processo da leitura, trata-se de uma análise pela síntese.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (193.9 Kb)   docx (29.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com