TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto multidisciplinar

Por:   •  28/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.460 Palavras (6 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 6

APRESENTAÇÃO

Desenvolver um projeto na pratica pedagógica, é uma maneira de envolver o aluno, a comunidade e a escola.

O professor pode e deve dispor de recursos variados, tecnológicos ou não.

É uma cultura que trará melhorias e novos métodos ao sistema educacional.

Ocorre por meio de interação entre o conhecimento de várias áreas e do cotidiano dos alunos.

O professor é responsável pela elaboração do projeto e provocar os alunos pelo interesse e empregar intervenções necessárias.

Trabalhar um projeto é trabalhar com o previsto, com o provisório, com o desconhecido. O plano é necessário como um esboço e ele vai tomando corpo durante a execução, caminha para a interdisciplinaridade em prol da melhoria.

O seu desenvolvimento é um processo de construção, participação, cooperação e articulação.

O professor precisa respeitar os diferentes os diferentes estilos e trabalhos dos alunos em todas etapas do projeto. Saber escolher o tema e a problemática a ser trabalhada é de suma importância.

O professor e os alunos são parceiros na atuação e desenvolvimento do projeto, deverá levar os alunos a tomar consciência das suas dúvidas e certezas.

O papel do professor é de mediador, orientador, do aluno de desenvolvedor.

A escola deve promover a mudança incentivando a imaginação criativa, a vivencia, cooperação e solidariedade.

É preciso transformar o sistema educacional, envolvendo todos que compõe a comunidade escolar e não ficando só no sal de aulas, envolvendo também pais, alunos e comunidade na qual a escola está inserida.

Conceitos de projetos educativos e sua relevância em educação

A clara compreensão da natureza do projeto educativo e de sua relação com seus níveis de concreção é de fundamental importância, para que essa inovação educativa se torne um instrumento efetivo de melhoria da qualidade do trabalho escolar.

O projeto educativo se fundamenta na ideia de organização da ação de modo estratégico, conduzida pela intencionalidade e dominada pela capacidade de prever, antecipar, intervir e transformar em realidade a situação desejada.

O projeto educativo de escola é um documento de plano da ação educativa, de amplitude integral, de duração de longo prazo e de natureza geral e estratégica, que são meios ou instrumentos mais concretos e têm como objeto traduzir as finalidades e diretrizes do projeto educativo em ações, sendo, elaborados de modo coerente com o projeto educativo de escola. O entendimento dos conceitos relacionados ao projeto educativo é condição essencial para sua concepção e operacionalização adequadas na escola. A compreensão das relações entre o projeto educativo, o projeto curricular, o projeto didático e o planejamento escolar nas perspectivas de curto, médio e longo prazo é de significativa importância para traduzir o projeto educativo do nível das intenções e diretrizes para o da ação.

Pelo projeto educativo, a escola procura concretizar sua missão educativa, sem negligenciar de também realizar a missão educativa estabelecida para a escola pela sociedade. Assim, a missão da escola se realiza pelo projeto educativo.

O projeto educativo, projeto ou plano de gestão, nem um projeto pedagógico, nem um conjunto de diretrizes metodológicas definido pelo corpo docente, nem finalmente um plano de atividades para concretização do projeto educativo, que é mais amplo do que o projeto educativo, os demais conceitos expressam níveis mais concretos de operação do projeto educativo e, por isso, não devem ser confundidos nem tratados como sinônimos de projeto educativo de escola.

Invenção da infância

A noção de infância mostrada aqui é totalmente deturpada, seja na classe mais baixa ou na mais abastada. De um lado temos o trabalho infantil, uma realidade até hoje dura, e a pouca preocupação dos pais em botar filhos no mundo com um mínimo de condições, fazendo com que eles tenham que sacrificar seus estudos e lazer em detrimento de trabalhos perigosos que beiram a exploração. Isso sem contar a alta taxa de mortalidade infantil, que atualmente melhorou bastante, Do outro temos mini adultos, com uma agenda lotada de atividades extras curriculares escolhidas ou impostas pelos pais, muitas vezes realizando seus sonhos através dos filhos. Não surpreende que as crianças de classe alta apresentadas tenham toda uma postura que demostra superioridade, parecendo realmente mulheres e não meninas. Esse documentário está ainda mais atual, pois pouco mudou: as crianças continuam trabalhando por trocados, os pais continuam tendo mais filhos do que poderiam e cada vez mais temos adultos em miniatura, totalmente sábios em relação a tecnologia e afins e pouco interessados em socializar na rua com os amigos brincando até tarde.

Realmente ser criança não significa ter infância, corrompida diariamente. Tanto pela mídia quanto pela vida dura que essas crianças levam. Chega a nos doer quando uma criança perde a infância, porque é como se ela perdesse a vida. Toda criança tem direito a infância, educação e amor. Nem sempre isso é verdade. O que torna o mundo menos habitável e meu pensamento de ser mãe mais distante.

PROJETO LER POR PRAZER

JUSTIFICATIVA:

Dados revelam grande defasagem do requisito leitura e interpretação de texto dentro de diversos gêneros da língua portuguesa, refletindo-se na produção da escrita.

Acreditando que é na escola, essencialmente no ensino fundamental, que as crianças começam a desenvolver a autonomia e a formar hábitos e dentre eles está a iniciação do percurso para tomarem leitores, cabe a mesma, então oferecer espaços, acervo literário de qualidade, estimulo à troca de livros e de opiniões sobre o que se ler.

Por tanto. É preciso compreender que antes de analisar e refletir sobre s aspectos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (77.5 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com