TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto multidisciplinar I

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.064 Palavras (9 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 9

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo compreender os projetos de trabalho e as possibilidades de inovação nos conteúdos disciplinares; a principal proposta do educador Fernando Hernandez é reorganizar o currículo por projetos. O professor deve deixar o papel de transmissor de conteúdos para se transformar em um pesquisador e conseguintemente o aluno passa ser um sujeito ativo no processo ensino aprendizagem.

A busca pela efetivação das práticas transdisciplinares visa formar cidadãos conscientes de modo que possam contribuir para a transformação da realidade da comunidade em que vivem. Nos projetos os próprios alunos participam da elaboração procurando resposta e buscando soluções. Na escolha do tema o professor deve trabalhar assuntos significativos e dinâmicos fazendo com que a atenção e o interesse dos alunos estejam voltados para o que será desenvolvido ao longo do projeto.

2. ETAPAS DO PROJETO E SUA FINALIDADE

2.1 DEFINIÇÕES DO TEMA

Definir o tema juntamente com os alunos considerando sua relevância, sua forma de aprendizagem, suas habilidades e seus interesses.

É um projeto multidisciplinar, onde será trabalhado em diferentes disciplinas.

2.2 DEFINIÇÕES DOS OBJETIVOS GERAIS

Na criação de um projeto o professor deve atentar para:

1. Qual a meta que a escola pretende atingir com o projeto;

2. Qual a maneira trabalhada do projeto para mudar ou melhorar a aprendizagem da escola e seus objetivos com o envolvimento dos alunos;

3. As habilidades e atribuições desenvolvidas pelos alunos e a participação efetiva dos mesmos nas várias fases do projeto;

4. Qual impacto o projeto terá dentro e fora do âmbito escolar.

2.3 DEFINIÇÕES DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Os objetivos fundamentais e indispensáveis que auxiliam na definição das atividades especifica, a serem desenvolvidas.

2.4 O PROJETO E A PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA

É fundamental que na elaboração do projeto deve-se considerar como este está associado à proposta pedagógica da escola, tanto na fase de elaboração como nas fases de execução e avaliação.

2.5 JUSTIFICATIVA

Na elaboração do projeto o professor tem o dever de agir com clareza nas seguintes questões:

1. A relevância do projeto.

2. Quais seus benefícios para a escola.

3. Quem se beneficiara do projeto.

2.6 ATIVIDADES

1. Especificar as atividades a serem realizadas e suas finalidades

2. Esclarecer quais habilidades e competências a serem desenvolvidas com a execução desta atividade.

3. Metodologia aplicada na execução desta atividade.

2.7 ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO

1. Como será feito o acompanhamento do projeto: A equipe deve definir as formas de acompanhamento e as formas de registros dos resultados do projeto por meios de reuniões de acompanhamento e outros meios.

2. Como serão avaliados os efeitos do projeto: Na medida em que as atividades são realizadas os efeitos do projeto passam a ser visível podendo ser avaliado por professores, pela escola e por todos os interessados.

3. A IMPORTÂNCIA DE CADA ETAPA DESCRITA E SUA RELAÇÃO COM A TRANSDISCIPLINARIDADE.

Os projetos educativos transdisciplinares não buscam romper com os métodos pedagógicos, mas sim promover a interação entre a teoria e a prática resultantes das experiências sociais vividas pelos alunos.

O projeto tem como finalidade favorecer a aprendizagens dos alunos, já que estas atividades estão integradas aos conteúdos disciplinares tornando interessante, significativa, real e atrativa para os alunos.

No decorrer do desenvolvimento do projeto podem ocorrer redefinições em sua execução através de reuniões pedagógicas e outras discussões a respeito do mesmo.

A cada etapa do projeto pode-se detectar pontos que necessitam ser retomado, por meio do projeto o professor tem a oportunidade de analisar seu trabalho, e refletir sobre os objetivos do ensino e as condições didáticas oferecidas.

É necessária a intervenção do professor para que os alunos se apropriem de forma significativa dos conteúdos a serem trabalhados, contribuindo para que os alunos colaborem com suas opiniões e proponham transformações necessárias e compreendam pontos de vistas diferentes focando na construção de um bem comum.

Os projetos transdisciplinares ampliam a noção de cidadania para além da vivência consciente e crítica dos direitos e dos deveres, buscando formar sujeitos formadores de opinião, possibilitando o trabalho em equipe e a cooperação entre os alunos e professores.

4. PROJETO MINHAS LEITURAS DE MONTEIRO LOBATO

4.1 BIOGRAFIA: LOBATO: UM EXPOENTE BRASILEIRO

Foi Lobato que fazendo a herança do passado submergir no presente, encontrou o novo caminho criador de que a Literatura Infantil brasileira estava necessitando.

Seu sucesso imediato entre os pequenos leitores ocorreu de um primeiro e decisivo fator: a realidade comum e familiar à criança em seu cotidiano, é subitamente penetrada pelo maravilhoso, com a mais absoluta verossimilhança e naturalidade. Com o crescimento e enriquecimento do fabuloso mundo de suas personagens, o maravilhoso passa a ser o elemento integrante do real. Assim é que personagens "reais" (Lúcia, Pedrinho, D. Benta, Tia Nastácia, etc.) têm o mesmo valor das personagens "inventadas" (Emília, Visconde de Sabugosa e todas as personagens que povoam o universo literário lobatiano).

A vasta produção de Lobato, na área de Literatura Infantil, engloba obras originais, adaptações e traduções. Dentre os originais estão: "A Menina do Nariz Arrebitado"; "O Saci"; "Fábulas do Marquês de Rabicó"; "Aventuras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (141.7 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com