TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto multidisciplinar lll

Por:   •  17/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.848 Palavras (8 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1] 

 

 Universidade Anhanguera – UNIDERP  

Centro de Educação a Distância - Campo Limpo 

 

PROJETO EDUCATIVO

Matéria: Projeto Multidisciplinar III

Pedagogia - Licenciatura

 

SÃO PAULO – 2015

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO EDUCATIVO

Matéria: Projeto Multidisciplinar III

Pedagogia - Licenciatura

 

 

 

 

 

 

 

 

SÃO PAULO – SP 

Sumário

Introdução        

Conceito de projeto educativo        

Aspectos da educação, da infância e da formação docente presentes nos vídeos.        

Projeto Jogos e brincadeiras na sala de aula        

Justificativa        

Recursos Didáticos        

Produção de:        

Apreciação de:        

Avaliação        

Considerações finais        

Referencias Bibliográficas        

Introdução

        Esse trabalho ressalta a importância da criação de projetos educativos para o desenvolvimento dos alunos em sala de aula, para que os mesmos se tornem capaz de construir seu próprio conhecimento, através da interação com o professor e a sociedade na qual está inserido.

        Levando-o a reflexão sobre questões da vida real, integrando as diversas áreas do conhecimento, com a devida intervenção e mediação do professor no momento adequado para o alcance dos objetivos propostos. Desenvolvemos um projeto onde mostra a importância da inclusão do lúdico dentro da sala de aula e na aprendizagem do aluno.

Conceito de projeto educativo

        Um projeto tem por objetivo proporcionar uma educação que vá além da simples transmissão de conhecimentos e que forme pessoas intelectualmente bem preparadas e comprometidas com a sociedade na qual estão inseridas.        

        O desenvolvimento de projetos é uma forma de educação que envolve alunos, professores e recursos disponíveis. A aprendizagem por projetos se da através da interação e articulação das diversas áreas de conhecimento a partir do cotidiano dos alunos, onde seus desejos, expectativa se interesses servem de base para o conhecimento cientifico, sem fragmentação disciplinar e com a intervenção do professor no momento apropriado. Seu desenvolvimento envolve um processo de construção, cooperação, participação e articulação. No trabalho com projetos professor e alunos trabalham juntos na aprendizagem de acordo com o papel e nível de conhecimento de cada um. Não podendo confundir projetos com um conjunto de atividades que o professor propõe aos alunos a partir de um tema selecionado, resultando na apresentação de um trabalho.

        Os projetos estão presentes em praticamente todas as propostas pedagógicas, o que não significa que os alunos estão construindo conhecimento e compreendendo o que estão fazendo por estarem desenvolvendo projetos. Segundo Piaget há diferença em fazer com sucesso e compreender o que foi feito. A solução para essa educação é o uso de atividades estimulantes que envolvamos alunos, sendo necessário que o professor tenha consciência da direção das atividades e quais os objetivos a serem alcançados.

        De entre as múltiplas definições dadas por diversos autores, ressaltam-nos duas que reputamos como importantes, tais como:

“Projeto Educativo é um documento pedagógico elaborado por toda a comunidade educativa, que, com caráter temporal, expressa de forma realista e concreta a ação educativa tendo em vista a coerência da ação e organização acadêmica do centro” (RODRIGUEZ, 1985, P. 432).

“Projeto Educativo é um instrumento com projeção de futuro, pensado e elaborado coletivamente pela comunidade escolar a partir da análise da própria realidade, que atua de modo coerente sobre a prática docente com intenção de a melhorar, dotando os centros de eficácia necessária para alcançar os objetivos pretendidos” (MANSILLA, 1992, P. 159, Tradução).

        Vários conceitos aparecem, usualmente, associados à noção de Projeto Educativo. O relacionamento estreito que se estabelece entre estes termos, quer enquanto objeto de análise conceptual quer, especialmente, quando concretizados na prática educativa, leva a que com frequência, deparemos com a sua utilização em vigor.

        A escola deve buscar um ideal comum: fazer com que todos os alunos aprendam. 

Aspectos da educação, da infância e da formação docente presentes nos vídeos.

        Os documentários relatam que a infância surge como um momento essencial para a criança no tempo das grandes descobertas. Já não se movia tão facilmente e começam a investir nesses seres tão frágeis.

Para as crianças inventa-se a infância quando se decide deixá-las brincar, irem à escola e ”ser criança”. Partindo desta visão, as crianças pobres são vistas como meio de ajuda a família, assim, algumas mães relatam no filme a perda de muitos filhos devido à situação precária e reclamam da perda deles por não poderem ajudar no sustento da família. Desse modo, as crianças são vistas como força trabalhista. Os vídeos são densos e profundos, trazem conceitos bem fundamentados e fortes que nos fazem refletir sobre a infância e suas vicissitudes. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (166.1 Kb)   docx (186.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com