TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS de Projeto Multidisciplinar lll

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.908 Palavras (8 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Pólo de Sidrolândia - 7115

Pedagogia

 

        

Projeto Multidisciplinar III

Introdução a Aprendizagem Baseada em projeto

Professora: Gilse T.Lazzari Perosa

        

Alessandra Gabriel Alves- RA9573414321

Marilia Cristaldo-Ra8137749167

Valdelice de Oliveira da Silva-RA375696

 

         

Sidrolândia-MS

                                                  Maio/ 2015

Introdução

Com este trabalho nós somos capaz de imaginar outras vidas e outros mundo e a grande aventura de multiplicar nossa existência e nela sim encontrar sentido. Ouvir historia desde a primeira infância. Trabalho com projetos, este projeto requer mudanças na concepção de ensino e aprendizagem e conseqüentemente não deve ser visto como uma opção puramente metodológica, mas como uma maneira de repensar a função da escola. Pois não existe um modelo ideal pronto e acabado que de conta da complexidade que envolve a realidade da sala de aula, no contexto escolar.

Projeto de Leitura

A prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projeto trata-se de uma nova cultura do aprendizado que não se fará por reformas ou novos métodos e conteúdo definidos por especialistas que pretendam impor melhorias ao sistema educacional vigente. É uma mudança  que deve tornar a escola capaz de: Atender as demandas da sociedade; considerar as expectativas, potencialidades e necessidades dos alunos; desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe; desenvolver a habilidade de forma que cada um possa reconstruir o conhecimento; incorporar as novas tecnologias não apenas para expandir o acesso à informação atualizada, mas principalmente para promover uma nova cultura do aprendizado.

O desenvolvimento de um projeto envolve um processo de construção, participação, cooperação e articulação, o professor que trabalha com projetos de aprendizagem respeita os diferentes estilos e ritmos de trabalho dos alunos desde a etapa de planejamento, escolha do tema e respectiva problemática a ser investigada. Não é o professor quem planeja para os alunos executarem, ambos são parceiros e sujeitos de aprendizagem e cada um atuando segundo seu papel e nível de desenvolvimento, o professor é o consultor, articulador, mediador, orientador, especialista e facilitador do processo em desenvolvimento pelo aluno. No entanto para fazer a mediação pedagógica, o professor precisa acompanhar o processo de aprendizagem do aluno, ou seja, entender seu caminho, seu universo cognitivo e afetivo, bem como sua cultura, história e contexto de vida. Por isso é fundamental que o professor tenha clareza da sua intencionalidade pedagógica para saber intervir no processo de aprendizagem do aluno, garantindo que os conceitos utilizados, intuitivamente ou não na realização do projeto sejam compreendidos, sistematizados e formalizados pelo aluno. Para isso é necessário compreender que no trabalho por projetos as pessoas se envolvem para descobrir algo novo, procurando respostas a questões ou problemas reais. A mediação do professor é importante, pois ao mesmo tempo em que o aluno precisa reconhecer sua própria autoria no projeto, ele também precisa sentir a presença do professor que ouve, questiona e orienta, visando propiciar a construção de conhecimento.  A mediação implica a criação de situações de aprendizagem que permitam ao aluno fazer regulações uma vez que os conteúdos envolvidos no projeto precisam formalizar os conhecimentos colocados em ação.

A pedagogia por projetos deve permitir que o aluno aprenda fazendo e reconheça a própria autoria naquilo que produz por meio de questões de investigação que lhe impulsionam a contextualizar conceitos já conhecidos e descobrir outros que emergem durante o desenvolvimento do projeto. Cabe ao professor elaborar projetos para viabilizar a criação de situações que propiciem aos alunos desenvolverem seus próprios projetos. São níveis de projetos distintos que se articulam nas interações   em sala de aula. Por exemplo, o projeto do professor pode se descobrir estratégias para que os alunos construam seus projetos tendo em vista discutir sobre uma problemática de seu cotidiano ou de um assunto relacionado com s estudos de certa disciplina, envolvendo uso de diferentes mídias disponíveis no espaço escolar.

Nessa situação de aprendizagem, o aluno precisa selecionar informações significativas, tomar decisões, trabalhar em grupo, gerenciar confronto de ideias, enfim, desenvolver competências interpessoais para aprender de forma colaborativa com seus pares. Nem todos os conteúdos curriculares previstos para serem estudados numa determinada série/nível de escolaridade são possíveis de serem abordados no contexto do projeto, existem momentos em que outras estratégias pedagógicas precisam ser colocadas em ação para que os alunos possam aprender determinados conceitos.

A educação por projetos é uma estratégia pedagógica para ser explorada em diferentes níveis escolares, desde a Educação Infantil até a Universidade. Nestas situações, os estudantes deveriam ser capazes de adquirir não somente conceitos disciplinares, como também saber quem eles são do ponto de vista social, emocional e como aprendizes. Isto permitiria a todos os níveis escolares unir os mundos da escola e da vida e cultivar a razão e a emoção sob um mesmo teto, como proposto por Maturana (1995) e Moraes (2002).

A forma de trabalhar

 

A prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos é criada para promover a interação entre todos seus elementos, propiciar o desenvolvimento da autonomia do aluno e a construção de conhecimentos de distintas áreas do saber, por meio da busca de informações significativas para a compreensão, representação e resolução de uma situação-problema.

Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas. Portanto o papel do professor deixa de ser aquele que ensina por meio da transmissão de informação, cabendo ao professor realizar as mediações necessárias para que o aluno possa encontrar sentido naquilo que está aprendendo a partir das relações criadas nessas situações. Por isso o professor precisa acompanhar o processo de aprendizagem do aluno. O trabalho por projeto requer mudanças na concepção de ensino e aprendizagem de repente o professor que havia sido preparado durante sua vida acadêmica e pela sua experiência em sala de aula se vê diante de uma situação que implica novas aprendizagens e mudanças na pratica pedagógica. Esses novos desafios educacionais ainda não se encaixam na estrutura do sistema de ensino, que mantém uma organização funcional operacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (163.2 Kb)   docx (32.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com