TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps projeto multidisciplinar lll 2015

Por:   •  25/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.535 Palavras (11 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 1][pic 2]

CURSO DE PEDAGOGIA

 

Professora Tutora Presencial:

Santo Ângelo, 2016

INTRODUÇÃO: 

Defina um título. Elabore a introdução, fundamentando-a nas Legislações e Políticas sugeridas para a pesquisa. Defina os objetivos do projeto.

Título, introdução, objetivos, metodologia, atividades, resultados esperados, conclusão, referências bibliográficas.

         

 O presente relatório tem como objetivo pesquisas de práticas pedagógicas através das áreas do conhecimento, conteúdos, passos para um projeto, como se processa a apreensão dos saberes pelos alunos.

           Buscamos compreender a metodologia pedagógica, através da organização e dinâmica da prática educativa no Ensino Fundamental da escola, de acordo com os pressupostos teóricos. Analisamos as concepções que permeiam a prática pedagógica, através das ações e do Projeto. Os objetivos e metas do projeto educativo devem ser elaborados a partir das necessidades, limitações, expectativas e potencialidades da comunidade, dos alunos, da equipe escolar, levando em conta os recursos pedagógicos e materiais existentes na escola. No Ensino Fundamental, o projeto educativo deve ter como objetivo a formação do cidadão, fornecendo ao aluno, ainda, subsídios necessários à sua melhor inclusão social.


Projeto: uma nova cultura de aprendizagem

A prática pedagógica feita por meio de projetos é uma forma de trabalho que envolve o aluno e o professor e todos os recursos disponíveis, pesquisas e tecnologias. Esse método deve tornar a escola capaz de atender as demandas da sociedade, criar espaço para que o professor e alunos tenham autonomia para desenvolver o processo de aprendizagem de forma reciproca com liberdade e responsabilidade.

Trabalhar com projetos consiste em desenvolver um processo de construção, participação e cooperação. Pois o professor ao desenvolver o seu projeto, respeita os diferentes estilos e ritmos de trabalho dos alunos. Desde a escolha do tema, as questões a serem investigadas através das curiosidades dos alunos.

Pedagogia de projetos e integração

Na pedagogia de projetos o aluno aprende a levantar suas dúvidas pesquisar, produzir e criar relações que incentivam novas buscas. E o papel do professor deixa de ser aquele que ensina por meio de transmissão de informações e passa a fazer com que o aluno possa encontrar sentido naquilo que está aprendendo a partir de relações criadas nessas situações.

O professor precisa conhecer o universo afetivo, cultural e a história de seus alunos para ter clareza de sua intencionalidade pedagógica e intervir no processo pedagógico. Outro aspecto importante é propiciar o estabelecimento de relações interpessoais entre os alunos valores e crenças no contexto em que vivem. Através disso o professor saberá suas possibilidades do desenvolvimento de seus alunos e com isso poderá aplicar a sua pratica pedagógica.

Conceito de projeto: É uma antecipação de algo que ainda não se realizou, mas que o objetivo é torna-lo uma realidade. Com a pedagogia de projetos o aluno aprende e ensina através daquilo que ele produz por meio de investigação de conceitos já conhecidos e descobrindo outros no desenvolvimento do mesmo.

E a presença do professor é fundamental, pois ao mesmo tempo em que o aluno reconhece sua autoria no projeto, ele precisa sentir a presença do professor lhe orientando, questionando para a construção do seu conhecimento. Pois na realização deste tipo de trabalho as pessoas se envolvem para descobrir ou produzir algo novo, procurando respostas ou problemas reais.

Repensar as situações de aprendizagem: o fazer e o compreender

Os processos de ensino-aprendizagem segundo Piaget ainda são muito baseados na ideia de que o aluno demonstra que aprendeu se ele é capaz de aplicar com sucesso as informações adquiridas. Mas isso não significa que ele tenha aprendido pois existe uma diferença entre o fazer com sucesso e o compreender o que foi feito.

Para que exista uma boa compreensão do que se aprende é necessário utilizar-se de atividades estimulantes para que a criança possa estar envolvida com o que faz. O educador deve saber intervir no processo de aprendizagem do aluno para que este consiga transformar suas informações em conhecimentos. Para isso os educadores precisam estar preparados para articular diferentes interesses e necessidades dos seus alunos.

Aprendendo com projetos

Informática para a mudança na Educação

A informática na escola é uma grande aliada do professor, pois facilita ainda mais nos planos de aula pesquisas e atividades pedagógicas. Mas existem educadores que por serem mais antigos e não saberem lidar com essa tecnologia acabam por repudiarem a internet e a informática. Porém sabemos o quanto a informática é uma aliada para a aprendizagem dos alunos podendo transformar uma aula monótona em uma aula construtiva e prazerosa.

As aulas que normalmente durão em torno de cinquenta minutos cada uma, muitas vezes aula entediantes e sem nenhum atrativo, podem se transformar em momentos proveitosos e interessantes através da informática. O educador pode utilizar-se de jogos educativos e também de ferramentas do próprio Windows com Power Point, Word e todos os documentos que podem auxiliar na aprendizagem dos alunos.

O autor comenta a importância de aprender fazendo projetos, ou seja, ao invés de pedir trabalhos pesquisados em livros apenas para ganharem uma nota, fariam projetos criativos estimulando desde o início para que mais a frente se tornem verdadeiros pesquisadores.

Projeto Pedagógico: Por quê, quando e como Educação Infantil

A partir da segunda metade do século XX foi preciso repensar o atendimento institucional as crianças de zero a seis anos. O mercado de trabalho crescia e as mulheres de classe média precisamos de um atendimento especial para seus filhos. As entidades filantrópicas que atendiam as crianças ganharam um incentivo do governo.

Na década de 70, as teorias de privação cultural, contribuíram para que as camadas sociais mais pobres recebessem atendimento ás crianças pequenas, de classes sociais desfavorecidas. No início a principal preocupação mediante as crianças era de cuidar basicamente a alimentação e higiene. Houve então uma ampliação do atendimento em pré-escola privada não baseado nas mesmas concepções das orientadoras de escolas públicas.

As propostas eram de uma educação voltada para a criatividade, socialização e o desenvolvimento afetivo, físico e intelectual das crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (236.2 Kb)   docx (775.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com