TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposta de ação: Atuação junto aos Professores

Por:   •  18/6/2018  •  Artigo  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 3

Proposta de ação:

Atuação junto aos Professores

Partindo do princípio que nosso olhar deve ter como foco o aluno, os momentos de HTPC’s, Reuniões Pedagógicas, Reuniões de Ano/Ciclo, bem como a realização de intervenções individualizadas junto aos professores, as devolutivas de seus planos de ação, e incluindo aqui, os cursos em parceria, são concebidos como momentos de troca de experiências, discussões e construção de novos saberes. Portanto são nestes espaços que efetivaremos nosso plano.

Atuação suporte ao ensino e aprendizagem

O bom gestor deve ser um facilitador no processo ensino-aprendizagem, sendo assim, a atribuição de classes para professores deve ter perfil apropriado aos desafios apresentados pelo agrupamento de alunos. Adequação da rotina, espaço físico e materiais, para contribuir ao desenvolvimento. Aquisição de materiais e brinquedos sempre que se fizer necessário. Realização de contação de história, teatros ou musicais na Biblioteca contando com a participação professores e funcionários. Utilização dos espaços de brincadeira, para o enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem. Incorporação, de maneira contextualizada, do Brincar como ferramenta para o desenvolvimento infantil.

Atuação junto ao Conselho de Escola

Visando garantir a gestão democrática do CEU Luiz Gushiken e a melhoria da qualidade de ensino, buscar-se-á no cotidiano efetivar o trabalho com o Conselho de escola, respeitando as atribuições que lhes são inerentes, tornando possível que esse grupo acompanhe e apoie, avalie, fiscalize e decida.

Plano de ação da APM

Para a garantia da qualidade de ensino faz-se necessário estarmos constantemente atentos às condições físicas do prédio, bem como aos materiais necessários ao desenvolvimento do trabalho pedagógico e à rotina dos serviços de secretaria, para o desenvolvimento dessas ações além das reuniões ordinárias já previstas em calendário, será estabelecido um plano de trabalho com a APM a ser executado ao longo do ano para assegurar as respostas necessárias às demandas existentes.

Reunião com pais

Ao propiciar o contato diário, ao final do período de aula, entre a família e a escola, bem como o atendimento em HTP e HTPC, estreitamos as relações, fortalecendo uma parceria valiosa para a criança, pois ela se sente amparada e assistida. Promoveremos, em parceria com a equipe de professores Reuniões de Pais com pautas previamente pensadas e discutidas, num movimento de formar e informar os pais sobre a Proposta de Trabalho com os alunos, buscando uma ação conjunta para as aprendizagens de seus filhos.

Atuação com o grupo Administrativo

Organizado, receptivo e comunicativo assim deve ser o grupo administrativo, ou seja, é fundamental realizar as reuniões semanais com o trio gestor, com PABE e PAPE, instituir campanha de esclarecimento e incentivo à participação dos pais na Assembleia anual para eleição dos membros da A.P.M. e Conselho Escolar. Criar canais de participação. Decidir coletivamente, e executar as ações e compras pensadas no desenvolvimento do projeto pedagógico. Adequar da rotina dos funcionários de apoio e secretaria visando a melhoria do atendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com