TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática Interdisciplinar é Introdução à Pesquisa

Por:   •  15/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.652 Palavras (7 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 7

ORGANIZAÇÃO DE UMA PESQUISA CIENTIFICA: Sob o ponto de vista de seus objetivos.

Elivelton Damasceno Pereira

Tutor Externo: Fabio Alexandre Baia Sarraf

        

RESUMO

Pesquisa é um conjunto de ações que visam à descoberta ou a remodelagem de novos conhecimentos ou aprimoramentos em uma determinada área de estudo. No meio social e educacional a pesquisa é um dos pilares da atividade universitária, em que os pesquisadores têm como cenário principal, produzir ou reinventar conhecimentos para contribuir para o avanço da ciência e para o desenvolvimento do bem-estar social. A palavra pesquisa deriva do termo em latim “perquirere”, que significa "procurar com perseverança". Uma parte importante de qualquer pesquisa é o recolhimento de provas ou dados, para o pesquisador alcançar seus fins. Para isso, o ser humano procurou de muitas formas, entender o seu meio, e com isso acabou alcançando muitas respostas hora confiáveis, outrora incoerentes no trajeto da sua existência. Entre as principais metodologias de pesquisa está: Pesquisa Cientifica, Teológica, Filosófica. No entanto este trabalho tem como objeto principal conhecer os princípios e métodos que norteiam a elaboração e produção da pesquisa cientifica e por consequência a sua importância para o desenvolvimento do trabalho acadêmico.

Palavras-chave: pesquisa cientifica; trabalho acadêmico; tipos de pesquisa.

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina Seminário Interdisciplinar, com o propósito de fazer uma abordagem acerca das classificações da pesquisa científica e procedimentos e ferramentas inerentes na elaboração e construção da pesquisa propriamente dita. O presente tema foi escolhido por nosso grupo por considera-lo enriquecedor tanto para servir como norteador da sistematização do nosso conhecimento, dos novos egressos do ensino superior, quanto daqueles que tenham interesse pelo assunto ou que dele venham precisar, pela relevância que este representa para qualificação dos trabalhos realizados tanto no meio acadêmico quanto profissional. A pesquisa aqui apresentada foi dividida por etapas de maneira lógica e racional. Toda pesquisa tem suas técnicas e metodologias e entre as principais destacamos: Pesquisa Explicativa, Pesquisa Descritiva e a Pesquisa Exploratória. Todas serão apresentadas de maneira sucinta e coerente acerca da abordagem que se faz necessária, e de Forma direta sobre a questão dos métodos e técnicas de pesquisa e sua importância.           A pesquisa cientifica é a aplicação prática de um conjunto de procedimentos, que tem como principal foco a descoberta de novos horizontes, além de integra-lo aquele pré-existente. No meio acadêmico e social, a pesquisa tem como um de seus pilares, contribuir para o avanço da ciência e para o desenvolvimento social.  É nosso intuito facilitar a compreensão do que seja a pesquisa científica, buscando, de forma concisa, mostrar a importância de uma boa metodologia para docentes e discentes de todas as “modalidades” de ensino, desde a Educação Infantil até os níveis mais elevados de Pós-Graduação, no processo de construção mútua do conhecimento científico, frente às novas realidades e possibilidades vivenciadas por esses agentes educacionais. Visto todo o exposto, serão consideradas as concepções de autores renomados na área de Metodologia Científica para encadear com o cotidiano educacional os conhecimentos expostos neste trabalho, além de embasar o trabalho na análise de seus resultados.

2. PESQUISA CIENTIFICA

A pesquisa científica consiste em um processo metódico e sistemático de investigação, recorrendo a procedimentos científicos para encontrar respostas ou solução para um problema. Para esta pesquisa é obrigatório avaliar se o problema apresenta interesse para a comunidade científica e se constitui num trabalho que irá produzir resultados novos e relevantes para o interesse social. Diante disso, é importante ressaltar o que diz Gil (2007, p. 17), quando define pesquisa como o:  

(...) procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. A pesquisa desenvolve-se por um processo constituído de várias fases, desde a formulação do problema até a apresentação e discussão dos resultados.  

2.1 CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CIENTIFICA.  

A pesquisa científica, que como já sabemos é um trabalho de grande importância para organização e estruturação do conhecimento acadêmico, segundo (PRODANOV, De FREITAS, 2013) está classificado em quatro tipos diferentes, são elas: sobre o ponto de vista da sua natureza, de seus objetivos, dos procedimentos técnicos e, quanto à forma de abordagem do problema. No entanto apesar da pesquisa cientifica apresentar um grande leque de classificação este trabalho tem em seu bojo como objetivo principal identificar e apresentar os tipos de pesquisas considerando o ponto de vista de seus objetivos.    

  2.2 TIPOS DE PESQUISA QUANTO AOS OBJETIVOS.  

Quanto os objetivos, a pesquisa cientifica apresenta três tipos básicos, conforme as informações abaixo.

Tipos de pesquisa

Pesquisa explicativa

Pesquisa descritiva

Pesquisa exploratória

Fonte: Elaboração própria.

Considerando o que foi exposto, no quadro acima, será feito uma abordagem, conceituando e exemplificando cada tipo de pesquisa, considerando cada um dos seus respectivos objetivos.

Segundo (PRODANOV, De FREITAS, 2013), que diz:

[pic 1]

Esta pesquisa tem como finalidade identificar os fatores que contribui para explicar o porquê das coisas, através dos resultados oferecidos por experimentos e procedimentos técnicos, que serão descritos e detalhados, para possibilitar a sua compreensão e sua comprovação, diante da comunidade social e educacional e principalmente científica. Como exemplo destacamos a imagem abaixo onde mostra o esquema do funcionamento do motor de combustão.

 [pic 2]

2.2.2 Pesquisa descritiva  

Gil (2008) fala que a pesquisa descritiva possui como principal objetivo a descrição. Por exemplo: quais as características de um determinado grupo em relação a sexo, faixa etária, renda familiar, nível de escolaridade etc.

Diante disso, o processo descritivo visa à identificação de registro e análise das características dos fatores ou variáveis que se relacionam com o fenômeno ou processo. Esse tipo de pesquisa pode ser entendido como um estudo de caso onde, após a coleta de dados, é realizada uma análise das relações entre as variáveis para uma posterior determinação dos efeitos resultantes. A pesquisa descritiva tem por premissa buscar a resolução dos fatos melhorando as práticas por meio da observação, análise e descrições objetivas, através de entrevistas com peritos para a padronização de técnicas e a validação do conteúdo.[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (246.1 Kb)   docx (822.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com