TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino - Introdução à Docência

Por:   •  18/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.307 Palavras (10 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE;ID)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

REFLEXÕES REFERENTE AOS 13 TEXTOS

Soliane de Paula Pereira RA 1831464

UNIP Polo PP

2019

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

REFLEXÕES REFERENTE AOS 13 TEXTOS

Projeto apresentado à Universidade Paulista – UNIP do curso de  Matemática, como um dos requisitos para a obtenção da nota na disciplina Prática de Ensino: Introdução à docência, ministrada pelo Prof. Francisco de Moura e Silva Junior.

Soliane de Paula Pereira RA 1831464

UNIP Polo PP

2019

SUMÁRIO

1 REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS        3

1.1 EDUCAÇÃO? EDUCAÇÕES: APRENDER COM O ÍNDIO        3

1.2 O FAX DO NIRSO        4

1.3 A HISTÓRIA DA CHAPÉUZINHO VERMELHO (NA VERSÃO DO LOBO)        4

1.4 UMA PESCARIA INESQUECÍVEL        5

1.5 A FOLHA AMASSADA        5

1.6 A LIÇÃO DOS GANSOS        6

1.7 ASSEMBLEIA NA CARPINTARIA        6

1.8 COLHERES DE CABO COMPRIDO        7

1.9 FAÇA PARTE DOS 5%        7

1.10 O HOMEM E O MUNDO        8

1.11 PROFESSORES REFLEXIVOS        8

1.12 UM SONHO IMPOSSÍVEL?        9

1.13 PIPOCAS DA VIDA        9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10


1 REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

Os textos apresentados nos levam a refletir sobre a forma de educar e a responsabilidade do professor e da escola para com o aluno.

Leva-nos a pensar sobre como é importante estar próximo do aluno e da sala para então criarmos um plano de ensino que seja devidamente adequado e que possa alcançar e superar as expectativas em relação à aprendizagem.

Podemos perceber a partir dos textos, que não existe apenas uma forma de aprender e ensinar, portanto podemos também nos adequar aos nossos alunos para que haja um propósito único em relação à aprendizagem, a qual deve ser adequada à nossa atual realidade, onde meios de ensino devem ser despadronizados para que possamos preparar os nossos alunos para a sociedade, de forma que se tornem ativos no seu próprio conhecimento podendo assim, reconhecer e atuar na realidade em que vivem, para que futuramente, não se formem apenas alunos, mas sim cidadãos críticos e capazes de fazer a diferença na sociedade.

1.1 EDUCAÇÃO? EDUCAÇÕES: APRENDER COM O ÍNDIO

No processo atual de globalização, onde estamos inseridos e conectados com diversas culturas, é necessário que tenhamos conscientização das diferenças, para que não sejamos desiguais para com o outro, de forma que possamos entender que não existe superioridade de uma sociedade para com outra. No processo de dominação, como por exemplo, em uma colonização, o povo dominante impõe os seus costumes para o povo dominado, acreditando na superioridade da sua educação, educando-os de acordo com a sua realidade. Ou ainda, quando um povo se torna maioria e se comporta de certa forma é natural que a minoria passe a copiar tais atitudes, tornando-se assim dominados.

Porém é necessário compreender que Cada povo possui as suas necessidades e objetivos, sendo assim a educação é realizada de foram a suprir as necessidades desse povo e alcançar os objetivos de tal sociedade. É necessário que o educando aprenda a reconhecer a sua realidade, de forma que possa identificar as suas necessidades reais e também se torne agente ativo na su educação, de forma que não vire refém de seus educadores.

1.2 O FAX DO NIRSO

Muitas vagas não são preenchidas por falta de qualificação. É necessário preencher requisitos acadêmicos para ocupar certas vagas. Com base na informação anterior, em possível supor que os contratantes, acreditam que é preciso uma formação especifica para obter os conhecimentos e requisitos necessários para o cargo, o que em alguns casos é fato. Não é possível ser advogado sem a formação superior em direito, ou médico, sem passar pela faculdade e, para isso, ter passado por toda a estrutura do sistema de ensino. Porém, algumas empresas têm mudado sua visão em relação à formação acadêmica.

Atualmente, as necessidades do mercado têm mudado de forma rápida. Sendo assim, é necessário que o profissional se atualize na mesma velocidade. Portanto, é necessário trabalhar além da formação tradicional, a flexibilidade e capacidade de adaptação ao mercado, de forma que a criatividade e a adaptação sejam o foco principal.

Para isso, o professor deve incentivar a participação ativa no processo de aprendizagem, de forma que o aluno seja capaz de desenvolver a criatividade e estratégias na sua busca pelo conhecimento.

1.3 A HISTÓRIA DA CHAPÉUZINHO VERMELHO (NA VERSÃO DO LOBO)

O papel do professor é também de influenciador, podendo assim ser formador de opiniões. Porém, é necessário levar os alunos a pensar a respeito de cada assunto abordado, de forma que o aluno possa refletir a respeito do que lhe foi passado.

Atualmente, a maioria dos alunos apenas ouve passivamente e entendem como verdade o que lhes foi dito, sem ao menos questionar, de forma que muitas vezes, acabam por internalizar opiniões sem nem ao menos formar uma própria ou refletir a respeito.

É necessário que o aluno, busque além do que lhe foi ensinado, que desenvolva outras estratégias de conhecimento além da escola, obtendo mais de um ponto de vista a respeito de certo assunto, para que então, tenha uma visão crítica sobre o que lhe foi transmitido, para então questionara respeito não apenas por dúvida, mas também por curiosidade e “sede” de conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (162.1 Kb)   docx (28.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com