TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino Novas Tecnologias e Jogos

Por:   •  2/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 3

Acadêmico: Kelli Santos R.A.

Curso: Licenciatura em Matemática Disciplina: Prática de Ensino: Novas Tec e Jogos

É inegável reconhecer que as tecnologias já são realidades do cotidiano escolar, principalmente durante a pandemia do novo Coronavírus que nos vimos obrigado a evoluir anos em apenas alguns meses. Mesmo assim não podemos deixar de ter um olhar profundo sobre tal realidade, principalmente porque precisamos ter ciência que nem todas as escolas tiveram ou tem condições do uso da tecnologia, pois falta investimento e infraestrutura. E essa realidade fica ainda mais distante quando comparamos o ensino público com o ensino privado.

Dentre as principais dificuldades analisadas, uma fica em evidência, que é a formação docente insuficiente para a área, depois tem o medo e o preconceito dos professores. Porém é necessário que se entenda que a evolução do uso de tecnologias na área da educação, se dá principalmente para acompanhar uma geração de Nativos Digitais, que são familiarizados com o uso constante de computadores, tablets, smartphones e uma internet cada vez mais rápida. A sala de aula se transformou em um espaço de grande interatividade, sendo cada vez mais necessário transformar as aulas em experiências de conectividade.

No entanto, não são somente os Nativos Digitais que utilizam da tecnologia em prol da aprendizagem, eu como graduanda EAD faço uso da tecnologia. Uso a tecnologia como forma de comunicação e interação entre meus professores, mediadores e alunos da turma, uso como forma de absorção de conteúdo já que todas as aulas ocorrem em ambiente virtual, além do uso em pesquisas para ampliar meus conhecimentos. Um dos grandes recursos tecnológicos que ajuda a potencializar minha formação é o uso do Notebook e do meu smartphone, pois eles são ricos em recursos audiovisuais que possibilita o acesso a imagens, sons, textos e ao software educativo de apoio aos conteúdos curriculares da minha instituição de ensino, que ajuda a estimular minha aprendizagem. No entanto, as tecnologias da informação e comunicação são recursos didáticos que servem como auxiliadores no processo de ensino-aprendizagem, eles podem contribuir para motivar a aprendizagem, porém o uso de recursos digitais não garante que o estudante desenvolva os subsídios cognitivos para o aprendizado.

Para que ocorra o aprendizado, cabe ao educador, mediar e orientar para que os alunos não fiquem fascinados diante da tela. Será necessário atividades que lhes permitam avançar no processo de simbolização da imagem, o professor terá que sustentar um trabalho pedagógico que permite o desabrochar em uma pedagogia viajante da virtualidade. Para isso o professor deverá buscar auxílio em algumas teorias como de Ausubel e Novak para que desenvolva e/ou selecione os recursos digitais mais adequados para ser usado em sala, teorias essas que falam do conteúdo e da aprendizagem significativa. E para que haja um aprendizado significativo o conteúdo e o recurso digital deverá ser significativo.

Referência Bibliográfica

Almeida Junior, E. R. B. Prática de Ensino: Novas Tecnologias E Jogos Didáticos. Paraná: Editora UniCesumar. 2021

Moreira, M. A. e Masini, E.S.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com