TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré-projeto Educação matemática e cidadania

Por:   •  6/4/2021  •  Monografia  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  746 Visualizações

Página 1 de 2

Integrante: Rafael Zucateli da Vitória 0505021

Tema: Educação matemática e cidadania

Título proposto: A presença e necessidade da matemática no dia a dia das pessoas e a fragilidade do método de ensino escolar

Introdução: Não é novidade que em praticamente em todos os lugares e em todas as situações rotineiras do dia a dia precisamos dos conhecimentos matemáticos, seja para efetuar pagamentos, receber, calcular tempo, trajetos, etc. Este tipo de conhecimento se torna muito importante nessas situações, porém é perceptível que as pessoas estão tendo cada vez mais dificuldades em cálculos não rotineiros de forma pessoal, ou seja, cálculos que as mesmas não estão acostumadas a fazer.

Por exemplo, uma pessoa que trabalha no caixa de uma padaria é acostumada a fazer cálculos de subtração e soma, enquanto uma pessoa que trabalha de vendedor comissionado, tem sua rotina os cálculos de percentagem, pois além de sua renda ser baseada em comissão ainda existe a negociação com percentual de descontos.

Agora pense comigo, se caso invertêssemos os papeis por um dia, seria bem provável que ambos passariam dificuldades para desempenhar as funções novas. Essa dificuldade inicial seria comum até o ponto de que ela acostume e consiga desempenhar a função normalmente, sem nenhuma intervenção ou ensinamento de outra pessoa (Se tratando somente dos cálculos matemáticos). Mas quando é preciso ensinar os cálculos matemáticos para essas pessoas o cenário se torna preocupante, pois teoricamente elas já teriam aprendido na escola (considerando que ambas possuem o ensino médio).

Essa dificuldade no entanto não se deve somente à acomodação do nosso cérebro à rotina, mas também ao método de ensino escolar da matemática, que não associa os cálculos ao dia a dia das pessoas, não colocam os problemas matemáticos em evidencias reais as quais as pessoas estão acostumadas em sua rotina, limitando assim a associação do que foi aprendido na escola e o emprego desses aprendizados no seu cotidiano.

Objetivo geral: Com base neste contexto, objetiva-se com essa monografia, mostrar a eficiência dos métodos de ensinos atuais no âmbito da matemática na formação de cidadãos.

Objetivo especifico: Identificar as principais operações matemáticas que as pessoas sentem dificuldade no dia a dia entre soma, subtração, divisão e multiplicação e quais os métodos de ensino das mesmas atualmente empregados na escola.

Cronograma:

ETAPAS

Mês

1

Mês

2

Mês

3

Mês

4

Mês

5

Mês

6

Mês

7

Mês

8

Mês

9

Mês 10

Escolha do tema

Elaboração do pré-projeto

Postagem do pré-projeto

Elaboração da pesquisa

Analise dos dados

Embasamento teórico

Postagem do trabalho

Correção indicada pelo professor orientador

Conclusão

Envio do texto final

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com