TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Do Desenvolvimento E Educação De Crianças, Jovens E Adultos

Por:   •  20/4/2023  •  Ensaio  •  2.283 Palavras (10 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

                       

Izabela Azevedo do Nascimento

RA: 8175659

Licenciatura em Pedagogia

(Programas Especiais)

RELATÓRIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS

PORTFÓLIO 1 – A PROPOSTA PEDAGÓGICA E O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

POLO BATATAIS

2023

RELATÓRIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA

PORTFÓLIO 1 – A PROPOSTA PEDAGÓGICA E O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

I. INTRODUÇÃO

As atividades desenvolvidas na elaboração deste relatório tomaram por base o fundamento teórico proposto pela disciplina “Psicologia do Desenvolvimento e Educação de Crianças, Jovens e Adultos”, ou seja, foram abordados “a reflexão sobre as diferentes fases do desenvolvimento humano, bem como sobre os fundamentos para o desenvolvimento de práticas educacionais adequadas atreladas a estas, contribuindo com a formação do profissional no sentido de capacitá-lo para o olhar e a prática junto a diferentes faixas geracionais.” (CLARETIANO, 2023). Dos 8(oito) grandes objetivos da disciplina, pôde-se perceber que 7(sete) deles orbitam em torno da temática infantil, objeto de estudo deste relatório, centrados em:

  1. As diferentes concepções de infância e de criança no contexto histórico da sociedade contemporânea.
  2. A função social da educação infantil na construção de uma sociedade democrática.
  3. A criança e a indústria cultural.
  4. Direitos Humanos e Infância.
  5. Desenvolvimento infantil: características no plano físico, emocional-social e cognitivo.
  6. A legislação, as políticas públicas de acesso e permanência na educação infantil e o processo de democratização do ensino.
  7. A proposta pedagógica e o currículo na educação infantil.

Neste sentido, as atividades tiveram por objetivo efetuar uma análise crítica do trabalho pedagógico de uma instituição escolar formal, desenvolvido no âmbito da Educação Infantil. As atividades foram concatenadas tendo como pressuposto a busca reflexiva no âmbito das possibilidades e desafios do ensino dentro desta faixa geracional.

Na primeira etapa do projeto de prática, foi identificada uma escola em potencial (de Educação Infantil), e após firmado o convênio para a prática, pôde-se entrevistar o corpo gestor e pedagógico da escola, e estudar seu Plano Político-Pedagógico (PPP), para depois confrontar tais informações com o Currículo da rede em que a instituição está inserida. Ainda nesta etapa foi realizado um primeiro encontro, para poder conhecer o colégio e sua estrutura.

Na segunda etapa do projeto de prática, foram observados e coletados aspectos mínimos para a caracterização da instituição escolar: a sua receptividade, o seu espaço físico, características gerais e perfil dos professores.

II. IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA PESQUISADA

O colégio foi receptivo à proposta desde o primeiro contato telefônico com a secretaria escolar, que logo repassou à diretora que aceitou de pronto um encontro presencial. O colégio tem uma aparência simples, mas muito bem conservada (como pode ser observado na figura 1). Os funcionários são extremamente cordiais e receptivos.

[pic 2]

Figura 1 - Vista frontal do Colégio – Osasco/SP (Fonte: Google Maps)

O colégio estudado é uma instituição de educação privada, inaugurado no ano de 2018, em Osasco – SP. O empreendimento teve seu início em 2017, a partir de uma iniciativa livre de famílias e empresários, com o intuito de fundar uma instituição de ensino que equilibrasse as necessidades educacionais e financeiras das diversas famílias da região. Entendendo a dificuldade das instituições públicas de ensino, em atingir os objetivos e metas educacionais, as famílias buscaram por profissionais na área de pedagogia, potenciais investidores e outros profissionais de diversos ramos para prover os recursos necessários para fundar a instituição.

Tal iniciativa colhe seus frutos após cinco anos de existência, formando jovens do ensino fundamental ao médio, numa gestão democrática com ampla participação das famílias e professores no processo educativo. O foco principal do empreendimento é buscar formação continuada dos seus profissionais, mantendo a consonância entre os diversos funcionários, desde os gestores e seu corpo administrativo, daqueles encarregados pelos serviços gerais (portaria e limpeza), até o seu corpo docente. A sinergia entre o corpo diretivo, pedagógico e dos demais funcionários, reflete-se numa atenção diferenciada às famílias do corpo discente.

Toda a iniciativa busca a participação de toda comunidade escolar nas atividades educacionais. A busca constante pelo alinhamento de todos os entes educacionais proporciona motivação em todos os estudantes, pois estes não são confundidos por diretivas diversificadas. As diretivas diversificadas e eventuais dissensos são tratados e alinhados em constantes reuniões dos docentes com a coordenação pedagógica. Tal alinhamento é atualizado de maneira uníssona com o corpo gestor e administrativo, assim como com os demais funcionários. As diretivas também são constantemente realimentadas com as contribuições das famílias, a partir de reuniões gerais onde são repassadas as demandas de cada parte, de forma democrática e participativa.

Como infraestrutura, o colégio conta atualmente com duas unidades. A Unidade I conta com três andares, com acessibilidade via escadas e elevadores, onde:

  • Térreo: Quadra poliesportiva, pátio para recreio e refeições, banheiros masculino e feminino, cozinha e copa, secretaria e sala de professores.
  • 1° pavimento: 3(três) salas de aula, cada uma para 18(dezoito) alunos, banheiros masculino e feminino, salão para reuniões e capela para oração.
  • 2° pavimento: 5(cinco) salas de aula, cada uma para 18(dezoito) alunos, banheiros masculino e feminino.

A Unidade II conta com dois andares, com acessibilidade via escadas e elevadores, onde:

  • Térreo: Pátio para recreio e refeições, biblioteca, banheiros masculino e feminino, cozinha, secretaria, sala de professores, sala da diretoria, e salas para atividades extracurriculares (artes, música, xadrez e marcenaria).
  • 1° pavimento: 4(quatro) salas de aula, cada uma para 18(dezoito) alunos, auditório de eventos, banheiros masculino e feminino, sala da coordenação pedagógica.

O corpo discente do colégio conta hoje com cerca de 300 estudantes, numa faixa-etária média condizente com os respectivos anos da educação infantil, fundamental e médio (dos quato aos dezessete/dezoito anos). Cerca de sessenta porcento são meninas, e a maioria dos alunos são da cor/raça parda e branca, também sendo identificados um significativo número de alunos da cor preta, e poucos amarelo (origem asiática). De acordo com as informações do colégio, quase a totalidade das famílias dos estudantes residem no município de Osasco, e em sua maioria pertencem às classes de média a baixa, no quesito financeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com