TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicopedagogia na Educação Infantil

Por:   •  4/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  5.028 Palavras (21 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

[pic 2]

TATIANE DA SILVA DE OLIVEIRA

PSICOPEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

[pic 3]

Dourados

2020.1

[pic 4]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

TATIANE DA SILVA DE OLIVEIRA

PSICOPEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Artigo final elaborado na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC II, do curso de Pedagogia do Centro Universitário da Grande Dourados - para fins de obtenção do Grau de Licenciada em Pedagogia, sob orientação da Prof. Esp. Ariane Braga.

[pic 8]

Dourados

2020.1

[pic 9]

          CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

TATIANA DA SILVA DE OLIVEIRA

PSICOPEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Aprovado em: ____ / ____ /2020.

Orientador(a): Prof. Esp. Ariane Braga

________________________________

   Profa. Dra. Gisele Morilha Alves

                                                                                       Coordenadora do Curso

[pic 13]

                             

Campo Grande – MS

2020.1

PSICOPEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

TATIANE DA SILVA DE OLIVEIRA [1]

ARIANE ALVES BRAGA[2]∙∙

RESUMO:

O presente estudo tem como objetivo principal apresentar os aspectos e as colaborações que a psicopedagogia pode ofertar para a educação infantil. Para isso, destacou-se a origem e o surgimento dessa área do conhecimento denominada psicopedagogia, contando sua história no mundo e no Brasil. Após, apresentou-se as ações pertinentes aos profissionais de psicopedagogia no âmbito escolar e quais as contribuições que essa área do conhecimento pode oferecer para a equipe pedagógica e os alunos. Destacou-se também a importância de uma atenção especial para essa fase do desenvolvimento e do início da educação formal para as crianças. Para realização do presente trabalho utilizou-se a metodologia de pesquisa qualitativa, fazendo uso dos recursos de uma revisão bibliográfica. Portanto, para fins de fundamentação teórica, baseou-se nos seguintes autores: Bossa (1994), Lomonico (1992), Visca (1991) e Masini (2015). Posto isto, esta pesquisa está organizada de forma a expor primeiramente uma análise minuciosa acerca do conceito de psicopedagogia e suas legislações no país e, em seguida apresentar a influência na prática pedagógica dos professores.

PALAVRAS-CHAVE: Psicopedagogia; Aprendizagem; Educação Infantil.

ABSTRACT:

The main objective of this study is to present the aspects and collaborations that psychopedagogy can offer for early childhood education. For this, we highlighted the origin and emergence of this area of knowledge called psychopedagogy, telling its history in the world and in Brazil. After that, the actions relevant to psychopedagogy professionals in the school environment were presented and what contributions this area of knowledge can offer to the pedagogical team and students. The importance of special attention to this stage of development and the beginning of formal education for children was also highlighted. To carry out the present work, the qualitative research methodology was used, using the resources of a bibliographic review. Therefore, for the purposes of theoretical foundation, it was based on the following authors: Bossa (1994), Lomonico (1992), Visca (1991) and Masini (2015). Having said that, this research is organized in order to first expose a detailed analysis about the concept of psychopedagogy and its laws in the country and then present the influence on the pedagogical practice of teachers.

KEYWORDS: Psychopedagogy; Learning; Early Childhood Education.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho com a temática ‘A psicopedagogia na Educação Infantil’ tem como objetivo principal fazer um levantamento acerca da história da psicopedagogia no país, compreendendo o papel que ela desempenha na educação infantil e ressaltando a contribuição que ela oferece para o planejamento escolar. Portanto, é necessário entender de fato o que é a psicopedagogia para alcançar os objetivos aqui propostos. De acordo com Masini (2000, p. 16), ela pode ser entendida como uma “área que estuda e lida com o processo de aprendizagem e suas dificuldades”.

Essa definição vai de encontro com o motivo da escolha do tema deste trabalho, uma vez que essa se deu após a experiência obtida nos estágios obrigatórios em educação infantil, onde era perceptível que algumas crianças tinham dificuldades não apenas em aprender, mas também na socialização e na demonstração de seus sentimentos com os coleguinhas e com as professoras e, consequentemente, isso acabava por prejudicar o processo de aprendizagem. Assim, torna-se de extrema importância fornecer um olhar mais cuidadoso a primeira infância, afinal, nos dias atuais, de acordo com José e Coelho (1993, p. 11), “o processo de aprendizagem sofre interferência de vários fatores- intelectual, psicomotor, físico, social-, mas é do fator emocional que depende grande parte da educação infantil”.

Para estudar a influência desse processo, não só intelectual, como também psicológico na educação infantil, iremos empenhar uma pesquisa de abordagem qualitativa, usando os recursos de uma revisão bibliográfica. Segundo Gil (2008, p. 50) a pesquisa bibliográfica “é desenvolvida com base em material já elaborado, principalmente de livros e artigos científicos”. Assim, usando as palavras chaves psicopedagogia, aprendizagem e educação infantil será feito um resgate teórico do que já se tem produzido sobre esse tema, para que seja possível a partir do que está posto, dar a nossa contribuição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.6 Kb)   pdf (223.9 Kb)   docx (41.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com