TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicopedagogia Institucional, Clínica E A Educação Infantil

Por:   •  10/6/2023  •  Artigo  •  3.910 Palavras (16 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 16

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

FAVENI

A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL, CLÍNICA E A EDUCAÇÃO INFANTIL

VIVIANE APARECIDA CAPRA SACHET

Rodeio Bonito

2021

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

FAVENI

A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL, CLÍNICA E A EDUCAÇÃO INFANTIL

VIVIANE APARECIDA CAPRA SACHET

Artigo científico apresentado a FAVENI como requisito parcial para obtenção do título de Especialista Psicopedagogia Institucional, Clínica E Educação Infantil.

Rodeio Bonito

2021

A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL, CLÍNICA E A EDUCAÇÃO INFANTIL

VIVIANE APARECIDA CAPRA SACHET

RESUMO

Este artigo tem por objetivo definir a Psicopedagogia como área de conhecimento e apresentar os campos de atuação do psicopedagogo a fim de avaliar o papel desse profissional na área institucional escolar. O Psicopedagogo é o profissional recomendado para ajudar, explicar e assessorar a escola no que diz respeito a vários aspectos no processo de ensino aprendizagem. Ele também pode ter uma atuação preventiva, contribuindo na escola em vários pontos como auxilio no desenvolvimento de projetos que busquem mudanças educacionais, que evitem processos que acarretem ás dificuldades do aprendizado e do conhecimento. O psicopedagogo também tem a função de ser uma ponte entre escola e a família

Palavras-chave: Psicopedagogia. Psicopedagogia Institucional. Psicopedagogia Clinica.

1 INTRODUÇÃO

A Psicopedagogia é um campo do conhecimento que faz uma ligação entre as áreas da educação e da saúde, seu objetivo é a aprendizagem humana. A sua finalidade é entender os padrões das evoluções patológicas e normais nos processos de aprendizagem, levando em conta a influência familiar, da escola e da sociedade no desenvolvimento. Seu trabalho é realizado através de processos e métodos que levam em consideração a individualidade do indivíduo, é uma ação comprometida com melhores condições de aprendizagem.    

Para que o trabalho do psicopedagogo alcance seus objetivos, é preciso considerar os aspectos físicos, psicológicos, emocionais e sociais do indivíduo. A psicopedagogia institucional tem caráter preventivo e a psicopedagogia clinica tem caratês terapêuticos.  

A psicopedagogia institucional ocorre nas escolas com o objetivo de prevenir as dificuldades de aprendizagem e posteriormente o fracasso escolar. Com o novo contexto educacional do ensino regular, a psicopedagogia passou a ter uma importante função, ajudando os professores e demais membros da escola com a inclusão. A psicopedagogia clinica tem papel terapêutico, pois há um profissional especializado no caso, o psicopedagogo e o indivíduo com dificuldades de aprendizagem. Como é importante o papel do psicopedagogo nas escolas e principalmente na Educação Infantil.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A Psicopedagogia

A psicopedagogia teve início na França no início do século XX. Inicialmente com um centro psicopedagógico formado por médicos, psicólogos e pedagogos focados em estudar o comportamento das crianças com dificuldades de aprendizagem. Nesta época, buscavam explicar os motivos dessas dificuldades no corpo físico, de acordo com Côrtes e Raush (2009), que evidenciaram que a união de esforços entre psiquiatras e educadores auxiliaram na diferenciação clínica das enfermidades que atrapalhava o desempenho dos alunos. Foram várias as ciências que agregaram conhecimentos a esta área, colaborando assim para a formação da sua própria linha de trabalho e pensamento, de acordo com Pinto (2007):

 “Centros Psicopedagógicos” na França se multiplicaram até o início dos anos 60.  Este sucesso, dentre outros fatores, foi atribuído à equipe de trabalho que era composta por médicos, psicólogos, pedagogos, psicanalistas e reeducadores de psicomotricidade e da escrita. (PINTO, 2007, p.13).

A aproximação dos saberes médicos e educacionais originaram um diagnóstico clinico na educação, como fator determinante na preparação do plano de ações educativas que corresponde aos níveis de inteligência encontrados nos resultados dos testes. Dessa forma a neuropsiquiatria infantil tem papel relevante nas relações entre os problemas neurológicos e de aprendizagem. No Brasil as especializações em psicopedagogia vêm ganhado espaço desde a década de 1970. Segundo Bossa (2000), o psicopedagogo tem papel no auxílio da identificação e na resolução dos métodos envolvendo a aprendizagem. A psicopedagogia, surgiu para possibilitar o entendimento das patologias de aprendizagem, seus efeitos, suas causas e a resolução dos problemas identificados, coma finalidade de contribuir no processo de ensino-aprendizagem. Ela surgiu para contribuir na procura de soluções e compreensões para os problemas de aprendizagem.

2.2 Psicopedagogia Institucional

A psicopedagogia institucional é um campo de estudo que se desenvolve como uma ação preventiva de grande importância, para muitos é vista como algo ameaçador, pois ela tem por finalidade fortalecer a identidade do grupo e transformar a realidade da instituição. Em outras palavras torna-se ameaçadora pois em vários casos o psicopedagogo propõe mudanças para que algum aluno aprenda mais, e os professores sejam resistentes a estas mudanças e entendem que não está dando conta da sua função.

Entende-se que a psicopedagogia institucional tem uma função fundamental, pois o aluno que não é atendido no início de suas dificuldades, acaba bloqueando sua aprendizagem, e certamente precisara de atendimento clinico. De acordo com Fernandez (1990) o indivíduo que chega para o atendimento clinico por dificuldade na aprendizagem, certamente não recebeu a devida atenção quando apresentou as suas dificuldades, dificilmente pode expor seus sentimentos. Dessa forma a pessoa perde o interesse pela escola, pois não encontra mais sentido em aprender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)   pdf (129.3 Kb)   docx (519.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com