TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUE QUESTÕES ANALÍTICAS INFLUENCIAM NA AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL

Por:   •  9/10/2018  •  Ensaio  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 4

QUE QUESTÕES ANALÍTICAS INFLUENCIAM NA AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL

Autor1: Bruno Marcelo de Jesus Martins

RESUMO: Uma avaliação de qualidade se trata de um processo feito nas instituições de Ensino Superior para assegurar a Acreditação e a Qualidade na Educação Superior.  Esse ensaio tem o objetivo de demonstrar a inserção desses Sistemas de Asseguramento da Qualidade da Educação Superior nas Políticas de Avaliação no Brasil. A metodologia utilizada no ensaio foi a pesquisa bibliográfica e o resultado alcançado com análise dos artigos científicos é que os sistemas de Asseguramento da Qualidade da Educação Superior no Brasil, necessita de uma concepção de avaliação mais democrática que vise o interesse emancipatório, responsabilidade social e processos baseados em colaboração e participação.

PALAVRAS-CHAVE: Políticas de Avaliação para Educação Superior, Sistemas de Avaliação, Qualidade.

  1. INTRODUÇÃO

Os sistemas de avaliação surgem após uma grande expansão da oferta da Educação Superior no mundo, o grande marco para ao países da América-Latina se deu a partir das políticas de expansão da educação na década de 1990, sendo fortemente influenciada por grandes potências mundiais como os Estados Unidos, Espanha, Portugal, Inglaterra e França, que já possuíam um caráter centralizador, utilizando uma política de Estado Avaliador no Ensino Superior. Desta maneira essa política é desenvolvida, em um cenário de prestação de contas para sociedade, que exigiria padrões de indicadores de rendimento e produtividade dessas instituições, sendo esse um reflexo do efeito da mercantilização da Educação.

E a globalização vem impulsionar a Terceira Reforma da Educação Superior, que apresentou uma grande necessidade de capital humano qualificado para as demandas desse novo mercado educacional.

  1. UMA AVALIAÇÃO DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL

Para se ter qualidade na avaliação da Educação de um país, o Estado precisa ser o agente avaliador que regulará esse sistema de Asseguramento, que trata-se de uma garantia para sociedade que essa avaliação será justa e confiável. O período da Terceira Reforma da Educação Superior consolida um modelo público-privado nas universidades, a educação passa a possuir um cunho transnacional com alianças internacionais. A globalização neoliberal que faz com que o Estado dê mais liberdade ao mercado, interferindo apenas em setores imprescindíveis.  A educação se tornando devido a grande globalização uma espécie de mercado educacional não ficaria de fora dessa menor interferência, desencadeando assim uma excessiva abertura da oferta da Educação Superior para iniciativa privada, e baixos investimentos nas universidades públicas, trazendo a dúvida da confiabilidade desse ensino oferecido.

Sendo assim a Avaliação e Acreditação são reconhecidas como processos de legitimação. Com a definição desses termos na América Latina começa um efeito de criação de agências, no Brasil por exemplo foram criadas o INEP/MEC/PAIUB/CONAES/SINAES entre os anos de 1993 a 2004. Se tornando nítida a preocupação em qualificar e dar reconhecimento à qualidade do conhecimento universitário produzido em suas instituições, que são agora reguladas pela mão forte do Estado.

No que diz respeito a maneira como essas agências avaliam as instituições, existem dois conceitos de avaliação, o regulatório que tem como principais características o interesse técnico, enfoque quantitativo, indicadores de rendimento e o processo de avaliação com critério punitivo e de controle, já o modelo democrático possui um interesse mais emancipatório, dando foco tanto para quantitativo como para qualitativo, observa mais os indicadores de qualidade e seu processo de avaliação é para gerar aperfeiçoamento e transformação nas instituições. Ao compararmos esses modelos de avaliação sem dúvida optaríamos em pôr em prática o modelo democrático, mas o perfil mais sustentado de avaliação é o modelo regulatório, sendo que o maior objetivo da avaliação é aperfeiçoar o que já estar dando certo e transformar pontos negativos das instituições em algo positivo para os docentes, discentes e toda sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (130.1 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com