TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quadro: Métodos de Alfabetização

Por:   •  5/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 2 Passo 2 – Quadro: Métodos de Alfabetização

Métodos de Alfabetização

Definição

Características

Método Sintético

Estrutura-se dentro da teoria do behaviorismo, e é considerado um dos mais rápidos, simples e antigo método de alfabetização, podendo ser aplicado a qualquer tipo de criança.

Esse método estabelece uma correspondência entre o oral e o escrito, através do aprendizado letra por letra, silaba por silaba e palavra por palavra. O método sintético pode ser dividido em três tipos:Alfabéticoaprende as letras, depois formam as sílabas juntando as consoantes com as vogais, para, depois, formar as palavras que constroem o texto.Fônico, o aluno parte do som das letras, unindo o som da consoante com o som da vogal, pronunciando a sílaba formada. Silábico, o aluno aprende primeiro as sílabas para formar as palavras.

Método Analítico

Tem por objetivo, fazer com que as crianças compreendam o sentido de um texto, não ensina a leitura através da silabação, incentivar os alunos a produção de textos prestando atenção ao uso da pontuação, estimula a leitura e deixa o aluno à vontade para expor suas ideias. Este método ajuda a criança no desenvolvimento e organização de seus pensamentos.

Também conhecido como método olhar-e-dizer, defende a leitura como um ato global e individual, trabalham a partir de unidades completas de linguagem para depois possam dividi-las em unidades menores.Este método pode ser divido em: Palavração, primeiro existe o contato com os vocábulos em uma sequência que envolve todos os sons da língua e, depois a aquisição de um certo número de palavras, inicia-se a formação das frases. Setenciação, a unidade inicial do aprendizado é a frase, que é depois dividida em palavras, de onde são extraídos os elementos mais simples: as sílabas. Global, o método é composto por várias unidades de leitura que têm começo, meio e fim, sendo ligadas por frases com sentido para formar um enredo de interesse decora.

Método Misto

Esse método é usado para ver o nível de aprendizagem da criança, e decidir por optar entre um ou outro, ou até mesmo os dois métodos juntos.

Começa com o reconhecimento das vogais a partir de uma palavra.

Podemos encontra-lo em duas formas: uma, que parte de palavras ou frases e o professor dirige a analise para os elementos que compõem essas estruturas linguísticas complexas, e a outra que parte das vogais, as quais são associadas rapidamente as consoantes, formando silabas, as quais combinadas uma as outras originam as palavras (método analítico- sintético de orientação sintética). No caso seria a junção dos dois métodos: analítico e sintético.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (72.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com