TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a finalidade da Filosofia, para a ciência da Pedagogia?

Por:   •  5/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE DA AULA 01

Qual a finalidade da Filosofia, para a ciência da Pedagogia? Comente. (mínimo 8 linhas).

                  A filosofia é um modo de pensar, uma postura diante do mundo, é uma pratica de vida que procura pensar nos acontecimentos além de sua aparência. A filosofia é muito importante para todos nos, pois desperta a reflexão, analise, coerência, questionamentos e acima de tudo o convencimento sobre todas as coisas que desejamos conquistar, se a filosofia se resume numa reflexão radical, rigorosa, e de conjunto sobre o homem, o mundo e a realidade circundante, então a Filosofia da Educação pode ser definida como uma reflexão radical, rigorosa e de conjunto, sobre os problemas educacionais. Nós devemos acompanhar com raciocínio, com clareza e com segurança toda analise e acontecimentos que podemos acompanhar, ou seja, a filosofia nos ajuda a dar respostas seguras a todos os questionamentos.

Referencias: BECKER, Julci Stefano. Filosofia na pedagogia e ação escolar. Disponivel em < http://coral.ufsm.br/gpforma/2senafe/PDF/006e3.pdf> Acesso em 09 de out. de 2013.

LEITE, Fabio Henrique Cardoso. Filosofia Geral. Fabio Henrique Cardoso Leite. Dourados: UNIGRAN, 2013/2

ATIVIDADE DA AULA 02

Por que dizemos que a  introspecção é o característico da filosofia de Sócrates? Disserte (mínimo 8 linhas).

                  A introspecção é o característico da filosofia de Sócrates. E exprime-se no famoso lema conhece-te a ti mesmo - isto é, torna-te consciente de tua ignorância - como sendo o ápice da sabedoria, que é o desejo da ciência mediante a virtude. E alcançava em Sócrates intensidade e profundidade tais, que se concretizava se personificava na voz interior divina do gênio ou demônio. De acordo com Sócrates, a introspecção estava diretamente ligada a uma reflexão sobre a vida, e principalmente sobre o próprio indivíduo: "conhece-te a ti mesmo”. A partir de um olhar interno crítico, esse indivíduo poderia alcançar o auge de sabedoria e conhecer até sua voz interior, A fim de obter conhecimentos até então ignorados. que para o filósofo, era de fundamental importância.

Referencias: LEITE, Fabio Henrique Cardoso. Filosofia Geral. Fabio Henrique Cardoso Leite. Dourados: UNIGRAN, 2013/2

ATIVIDADE DA AULA 03

Discorra sobre o pensamento gnosiológico de Santo Agostinho (mínimo 8 linhas).

                  O problema gnosiológico é profundamente sentido por santo Agostinho; este problema é resolvido pela superação do ceticismo acadêmico mediante o iluminismo platônico. Comparte a tese platônica de que as ideias universais (as verdades eternas)  são produzidas em nós do exterior, pois, a seu ver, se elas fossem provocadas por nós mesmos não poderíamos ter inteiramente as características de certeza, universalidade, imutabilidade de que são dotadas, sendo que nós somos seres contingentes e falíveis. Modifica, porém, a tese num aspecto importante: a causa da sua origem não são as ideias, mas Deus. Este é quem as infunde em nossa mente com sua ação iluminadora (teoria da iluminação).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (107.6 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com