TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quatro Pilares da Educação Pilar Aprender a Aprender

Por:   •  27/8/2021  •  Resenha  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Fundamentos da Educação Infantil

Académica: Luciana  

3º Período de Pedagogia

Resenha: 4 Pilares da Educação 1º Pilar Aprender a Aprender

                                                                       (Rubem Alves)

Rubem Alves, em seu vídeo que trata do primeiro de quatro pilares da educação, destaca que para ser um educador não basta só amar as crianças, mas é preciso ter também vontade de ensinar o mundo as crianças. Primeiro por que o mundo é muito divertido e as crianças ficaram alegres em aprender o mundo e segundo, por que é preciso aprender o mundo para poder viver e fazer as coisas.

As crianças são curiosas e questionam, fazem perguntas apesar de que para curiosidade não tem ano certo ela acontece com qualquer um de qualquer idade e de qualquer ano, mas que nuca devemos dar as crianças as respostas concretas, devemos deixa las busca las por si só.

É interessante a fala de Rubem Alves, sobre o maravilhamento, quando diz que:  o pensamento da gente começa a funcionar, quando olhamos um objeto e ficamos perplexos diante deste objeto, querendo entender esse objeto, nesse momento a curiosidade está funcionando, a inteligência também começa a funcionar e aí vem as perguntas. É uma coisa muito interessante isso que as crianças têm, essa capacidade de fazer perguntas.

Rubem Alves também defende e deixa claro, que a escola deve ser um lugar de prazer para o aluno, onde ele possa pensar por si próprio, participar da construção de conhecimentos sendo feliz.

E que cada professor, deveriam ser um professor de espanto, antes de serem professores que dão a respostas. A questão da inteligência não é saber as coisas mas basta você ter boa memória.

Então, a questão da inteligência não é saber as respostas, a questão da inteligência é saber fazer as perguntas. Ele ainda nos ressalta de que Reitores, professores de cursinhos ou professores de português, não passariam em vestibulares, pois para eles analise sintáticas seriam mais fáceis do que resolver problemas de Física e de Química.

Por fim, o contador de história, deixa claro que a memória é exatamente igual ao escorredor de macarrão, você joga dentro da memória tudo aquilo que falaram para você na escola, oque, que vai acontecer por alguns segundos, aquilo ficara dentro do escorredor de macarrão depois tudo desaparecera no buraco do esquecimento.

“ O aprendido é aquilo que fica, depois que o esquecimento fez o seu trabalho. ”

Então a primeira coisa, para se aprender a aprender, é ter a capacidade do espanto e a capacidade de fazer as perguntas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (34.1 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com