TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estudos Dos Estágios Do Desenvolvimento Da Criança, Segundo Jean Piaget

Por:   •  19/4/2023  •  Artigo  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE CURSO: PSICOLOGIA

DISCIPLINA: Neuropsicologia: Processos, Aprendizagem e Inteligência

PROFESSOR (A): Geovani Braz Dantas

ACADÊMICO (A): Julia Do Nascimento Gomes Matrícula: 03046435

RELATÓRIO DE ESTUDOS DOS ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA, SEGUNDO JEAN PIAGET.

Manaus/Amazonas, 06 de março de 2023.

As teorias de Jean Piaget (1986-1980), dividem-se em quatro estágios de desenvolvimento na infância passando por quatro etapas, sendo elas: sensório- motor (do nascimento até aproximadamente os 2 anos); pré-operatório ou operacional (dois a sete anos); operações concretas (sete aos doze anos) e operações formais (a partir dos doze anos). Para Piaget as crianças em seus estágios têm diferentes maneiras de aprendizados com influência do ambiente.

Seguindo as teorias, a observação realizada foi com uma criança de 1 ano e 7 meses estando no estágio sensório-motor: onde visa que a criança possa aprender sobre os objetos em seu convívio e observação das ações para formar as associações, nessa idade (18-24 meses) a criança já está começando a desenvolver a criatividade e dando passagem para a fase pré-operatório.

No início do teste experimental 1 houve a separação de brinquedos e objetos dentro e fora da rotina na qual se apresenta a criança para a dinâmica realizada. A criança foi estimulada através da audição e visão para que pegasse o objeto correspondente ao que ouvia e via, foi formada uma fileira com os objetos e falado que pegasse a bola, logo a criança foi até o brinquedo com êxito. Pôde-se observar que os brinquedos no qual está em seu convívio diariamente é mais fácil essa associação e repetição da fala sobre os mesmos, em um ponto foi possível observar que ao falar a palavra: “carro” a criança associou a imagem representada na embalagem do segundo objeto (plástico com a imagem de um carro vermelho) e não brinquedo em si, pois recorda-se ao carro do seu avô no qual também é vermelho.

Em um outro momento (2) foi jogado papeis no chão, retirados e jogados ao lixo. O objetivo era verificar se a criança repetiria a ação de tirar do chão e jogar no local no qual foi feito a simulação, realizado com êxito e sem dificuldades.

A criança tem a ideia e associação do objeto sendo a principal e maior conquista do estágio sensório-motor.

[pic 2][pic 3]

(objetos utilidades para dinâmica 1)        (objetos utilidades para dinâmica 2)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (139 Kb)   docx (64 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com