TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RE: Unidade I - Histórico e Importância

Por:   •  15/4/2015  •  Bibliografia  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 4

Supremo blá-blá-blá editoriais@uol.com.br

 Abraham Lincoln levou pouco mais de dois minutos para pronunciar o discurso de Gettysburg (1863), às vezes considerado a maior peça de oratória em todos os tempos.( fala sobre a OBJETIVIDADE E CLAREZA.)

 Ninguém esperaria encontrar tamanho talento para a concisão(clareza na fala ou escrita) no Supremo Tribunal Federal brasileiro, mas o contraste ressalta que falar muito não significa ter muito a dizer.

Os maus hábitos da linguagem empolada(floreada, fora do padra) e da expressão prolixa(longa) continuam a prosperar no Judiciário; (TEM SE CRESCIDO OS MAUS HABITOS NO PODER JUDICIARIO.)no Supremo, ainda mais em julgamento momentoso(grave, importante) como o do mensalão, chegam ao apogeu(mais alto grau) . (PRINCIPALMENTE EM JULGAMENTOS DE MENSALÃO, SEMPRE HÁ DEBATES)

Nem mesmo certas vulgaridades, salpicadas (feitos aos poucos)por alguns dos advogados da defesa, alteraram a sensação do leigo de assistir a um espetáculo obscuro(misterioso, pouco claro, pouco conhecido) e bizantino.( fúteis.)(NEM MESMO PALAVRAS VULGARES QUE ADVOGADOS USAM AO POUCOS ALTERARAM A SENSAÇÃO DE UM LEIGO DE ASSISTIR UM DEBATE COM PALAVRAS DESNECESSARIAS E FALTA DE CLAREZA;

 Não há dúvida de que a Justiça deve examinar cada aspecto com cuidado, nem de que muitos aspectos são alvo de controvérsia(debate, polemica). (NÃO HÁ DUVIDA QUE A JUSTIÇÃO VAI EXAMINAR CADA OPINIAO COM CUIDADO , E QUE MUITOS ASPECTOS SÃO ALVO DE POLEMICA.

Ainda assim, será necessária tamanha verbosidade(linguagem de difícil compreensão),  determinado tempo) interminável dos autos(Apresenta uma linguagem que integra vocabulário e expressões consagradas pelo povo.), reflexo, aliás, da extensão(continuidade num a versão escrita de cada processo? (MESMO A JUSTIÇÃO TENDO ESSAS CONSIDERAÇÕES É NECESSARIO TAMANHA LINGUAGEM DE DIFICIL COMPREENSAO? ALIAS É NECESSARIO CONTINUAR

Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade(lentidão devagar) judicial, caso se disseminasse( desloque por várias direções;) uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta.(breve)

 Parece haver tendência recente nessa direção, mas que ainda não alcançou os tribunais superiores, muito Federal menos o Supremo Tribunal.

Admita-se, no atual julgamento, que o revisor Ricardo Lewandowski parece adotar uma estratégia de lentidão, à qual seria levado, conforme se especula(pesquisarm, examinar minuciosamente) , pela tendência a absolver e pelo desejo de inviabilizar (Que não se pode executar.)o voto, tido por adverso,( Contrário; que se opõe a alguma coisa;) de seu colega Cezar Peluso, que se aposenta no início de setembro.

 No desmesurado (exagerado, excessivo)da fala, entretanto, encontra eco na maioria dos ministros.

À prolixidade(demorado para explicar) nos processos, somou-se a loquacidade(habito de falar MUITO) fora deles. O costume começou há mais de dez anos, quando ministros passaram a discorrer (Expressar suas ideias através do discurso oral ou escrito; )sobre quase qualquer assunto, a pretexto de que assim prestavam contas e faziam do Judiciário um Poder menos fechado.

 Conforme sublinhou o constitucionalista Joaquim Falcão nesta Folha, a lei proíbe os magistrados de se manifestar sobre qualquer processo em curso e criticar atos de seus colegas. Também neste quesito, um pouco mais de parcimônia(CAUTELA) e contenção(conter ou impedir) viriam a calhar. ( aconteceradequarassentarcoincidircombinar)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (119.3 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com