TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REALIDADE DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Por:   •  17/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 REALIDADE DA Educação Inclusiva 4

2.1 ACESSIBILIDADE INCLUSIVA 4

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

O Objetivo deste trabalho é de que o leitor ao examina-lo o identifique com a realidade enfrentada pelo educador atual na construção de uma escola inclusiva, ter noção da dificuldade que o professor enfrenta na pratica de leis sancionadas e não apoiadas com estrutura e capital, mas que os resultados são cobrados frequentemente.

2 REALIDADE DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

A inclusão social e escolar vem acompanhando a evolução mental da humanidade, ou seja, desde a idade da pedra o avanço foi muito pouco, perto do necessário. O histórico da Inclusão de pessoas com deficiência na sociedade foi marcada pela discriminação, assassinatos e abandono tanto por parte da comunidade como da família, pois eram vistos como castigo dos deuses, seres endemoniados, posteriormente não se enquadravam a estética apreciada e eram presos e escondidos.

A rigidez ética carregada da noção de culpa e responsabilidade pessoal conduziu a uma marcada intolerância cuja explicação última reside na visão pessimista do homem, entendido como uma besta demoníaca quando lhe venham a faltar à razão ou a ajuda divina. (PESSOTTI, 1987, P. 17)

Finalmente no século XVIII com o avanço da medicina, os portadores de deficiência passaram a ser vistas como pessoas, e a partir de então começaram a receber diagnósticos e tratamentos.

A primeira escola de educação para pessoas com deficiência foi fundada na França em 1760; o Instituto Nacional de Surdos-Mudos, ainda completamente longe dos padrões desejados nos dias de hoje.

No Brasil o inicio do debate a respeito da inclusão escolar foi em meados dos anos de 1960, porém em 1988 com a publicação de uma constituição atualizada esta foi considerada obsoleta, apenas em 1996 o assunto foi concluído, durante estes mais de trinta anos o processo de inclusão permaneceu estagnado.

2.1 ACESSIBILIDADE INCLUSIVA

Para o progresso de inclusão ter bons resultados é necessário INVESTIMENTO, investimento em espaços físicos, materiais didáticos, formação continuada de professores e pessoal capacitado para auxilia-los, pois inclusão vai muito além da presença física do aluno. Na Declaração de Salamanca no item C das Orientações para a ação em nível nacional da educação especial esta prevista uma preparação dos educadores e um treinamento pré-profissional de estudantes de pedagogia.

O que não podemos e não queremos mais ver é a falta de interesse e repulsa por parte dos professores e da gestão escolar em se adaptar a realidade vivenciada por crianças especiais, a própria constituição prevê tal atendimento em seu artigo 208 inciso III. É necessário que desenvolvam e cobrem uns dos outros praticas que possibilitem esse processo, se tivermos consciência de nossa capacidade de colaboração para a transformação e mudança da realidade faremos muito mais do que as possibilidades permitem.

Podemos desfrutar hoje de uma imensa possibilidade de estudar a respeito dos mais diversos assuntos, em bibliotecas temos a disposição livros, revistas; na internet há cursos online ou então nem sequer precisamos ir tão longe, uma simples busca na web nos proporciona conhecimento para as dificuldades enfrentadas em sala.

Não restam duvidas a respeito da acentuada presença da tecnologia no mundo contemporâneo, a sociedade não é a mesma de vinte anos a atrás, tudo evoluiu, mas o que parece é que a forma de ensinar continua a mesma, como pode! ? Os alunos de hoje nasceram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com