TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÃO À CERCA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  25/8/2016  •  Seminário  •  1.858 Palavras (8 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 8

        

        REFLEXÃO À CERCA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Alunas

Curso () – Seminário do Módulo 1

20/ 04/ 16

RESUMO

No decorrer de muitos anos a concepção que se tem de criança mudou consideravelmente e assim suas necessidades foram reconhecidas, muitos foram os estudiosos que se dedicaram ao estudo da criança cada um com sua linha de pensamento que nos auxiliam na compreensão do desenvolvimento infantil; com o surgimento das indústrias e a inserção da mulher no mercado de trabalho surgiu a necessidade de criar a educação infantil sendo assim através desta  pesquisa  temos como principal objetivo compreender as dimensões da educação infantil, tanto física quanto pedagógica levando em consideração o desenvolvimento da criança  e todo o corpo docente envolvido no processo. No decorrer do trabalho vocês poderão verificar a importância da educação infantil para a formação do sujeito, poderão ver quais são as variáveis imprescindíveis para o desenvolvimento da criança e chegar a conclusão que o envolvimento de todo o corpo docente torna eficaz todo o processo de ensino aprendizagem e que a educação infantil é uma etapa muito importante para o desenvolvimento e que esta estabelece bases  para as demais fases.

Palavra-chave: Desenvolvimento infantil, Educação Infantil, Ensino- aprendizagem.

1-INTRODUCAO

        Educação Infantil compreende a etapa da Educação Básica de 0 a 6 anos de idade com ações de associação entre o cuidar e o educar complementando a ação da Família.

Os planejamentos são indispensáveis no processo de Ensino Aprendizagem, bem como a organização do currículo dos espaços e principalmente da pratica pedagógica com constantes transformações e aperfeiçoamento tudo pensando no bem estar das crianças. Assim priorizando por um ambiente prazeroso, dinâmico e acolhedor.

A Educação Infantil é um direito da criança base da construção do cidadão. Através de ações e instrumentos busca-se desenvolver a criança de forma integral abrangendo não apenas o desenvolvimento físico, mas também psicológico e social. Sendo assim através deste trabalho temos como principal objetivo compreender a Educação Infantil como etapa fundamental para a construção do sujeito refletindo acerca do papel do professor para o desenvolvimento da criança além de reconhecer a importância do planejamento.

        

2- CONCEPÇAO TEORIA DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL

        Quando se trata em lidar com crianças se faz necessário à compreensão que estas possuem necessidades, não somente físicas, mas psicológicas e sociais, cada uma tem sua forma de desenvolvimento. No decorrer de anos a concepção que se tem de criança tem mudado muito a criança ou a infância tem sido alvo de estudos por educadores e pesquisadores que desenvolveram sua teoria acerca desse estudo buscando a compreensão do desenvolvimento infantil e como ocorre a aprendizagem das crianças.

        Alguns dos mais conceituados como Vygotsky que desenvolveu a teoria histórica cultural onde o sujeito não e visto apenas como ativo, mas também interativo por que constitui conhecimento e a própria consciência, para ele a aprendizagem favorece o desenvolvimento “Vygotsky afirma que, num primeiro momento, o conhecimento se constrói de forma intersubjetiva (entre pessoas) e num segundo momento, de forma intrasubjetiva (no interior do sujeito)”.

        Na teoria genética de Jean Piaget estuda-se o desenvolvimento humano desde a origem em sua epistemologia genética busca compreender a construção do conhecimento que se da a partir da aprendizagem ação sobre a realidade, para ele o conhecimento não esta no sujeito nem no objeto, mas sim na interação entre ambos, ou seja, do contato da criança com o objeto experimentando-o, usando-o de todas as formas e pelo uso dar sentido a ele . Pela psicologia genética Piaget classifica o desenvolvimeto intelectual das crianças em estágios sendo um estagio ou fase pre requisito para o próximo. Sao eles: Sensório-motor (zero a dois anos), Período Pré-operatório (dois a sete anos), Período Operatório Concreto (sete a onze anos) e o Período Operatório Formal (onze a quinze anos).

Wallon estudou a criança de forma contextualizada buscando compreender sua relação com o meio e o psiquismo humano. O meio é um fator muito importante para a formação do sujeito, pois oferta estímulos para que a criança exerça sua atividade em cada etapa e em um só momento a evolução mental e um tipo de comportamento. Na  visão walloniana o desenvolvimento infantil e demarcado por conflitos propulsores do desenvolvimento humano com uma construção progressiva em que se sucedem fases de predominância afetiva e cognitiva sendo dividido em cinco estágios são  eles: impulsivo emocional, sensório motor projetivo, personalismo, categorial e o da adolescência; cada um demarcado por suas características próprias.

Nas palavras de Wallon (2007, p.27), ”o estudo da criança e essencialmente o estudo das fases que farão dela um adulto”. Porém ,quando se entende que não é possível separar comportamento e as condições de existência próprias de cada época do desenvolvimento, cada fase e um sistema de relações entrem capacidades da criança e do meio que faz com que eles especifiquem reciprocamente... (GOUVÊA,2011,pg 88).

        São três teorias bem distintas, três teóricos com formação pensamento ou concepções diferentes, mas todos possuem o mesmo principio compreender a criança e nos fornecer subsídios para entender como as crianças pensam se desenvolvem e interagem com o meio social e estabelecem suas relações. Todo educador antes de tudo deve conhecer a criança e optar por uma teoria que se encaixe para sua pratica de forma a conseguir agir como mediador da criança com o mundo auxiliando no seu desenvolvimento.

2.1 INSTITUIÇÃO DE  EDUCAÇÃO INFANTIL

        Na Educação Infantil a criança estabelece seu primeiro contato com a sociedade fora do âmbito familiar estabelece suas primeiras relações e interações e trocas, mas para que isso aconteça é necessário um ambiente propicio rico em materiais diversos que despertem o interesse da criança que estimule ela a desenvolver-se. Essa etapa vai muito além de cuidado e higiene, contemplando o afeto o carinho o educar, pois é ali que se constroem as bases de desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (182.3 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com