TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO FUNDAMENTAL ll

Por:   •  10/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.372 Palavras (14 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

ROSEANA FERRA SILVA - 3399

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO FUNDAMENTAL ll

CORUMBÁ – MS

2013

[pic 3]

ROSEANA FERRA SILVA - 339979

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO FUNADMENTAL ll

Relatório de Estágio apresentado ao Curso

de Pedagogia do Centro de Educação a

Distância - CEAD da Universidade

Anhanguera UNIDERP como requisito

obrigatório para cumprimento da disciplina de

Estágio Supervisionado em Ensino Fundamental ll.

CORUMBÁ – MS

2013

Sumário

Introdução. ..............................................................................................1

Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado em Ensino Fundamental ll  - 6ºSemestre

Observação e interação na escola.................................................. 2

Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na

Escola...............................................................................................3

Plano de Aula....................................................................................4

Regência...........................................................................................5

Considerações finais..........................................................................6

Referências Bibliográficas..................................................................7

Anexos...........................................................................................    8

IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO

Nome: Roseana Ferra Silva

RA: 339979

Curso: Pedagogia

Semestre: 6º

Ano: 2013

Inicio do estágio: 14/10/2013

Término do estágio: 19/11/2013

                                                                                                             1

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por finalidade relatar os fatos vivenciados durante o Estagio  em  Ensino Fundamental ll em uma turma do 4 serie  C, na Escola Municipal Fernando de Barros localizada no município de Corumbá – MS na oportunidades  expor minha vivência e experiência adquirida nesse período e dos conhecimentos obtidos sobre a Ensino Fundamental ll , tendo como base aprimorar a prática em sala de aula e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, bem como confrontá-los com a prática pedagógica, buscando firmá-la de forma significativa.

          Este relatório é composto da descrição das observações e experiências vivenciadas no período de um mês, essa observação foi participativa, pois é impossível não estar junto às crianças e não participar, conhecer cada um e não se apaixonar, por eles e pela forma dinâmica que é o educar e o cuidar da Ensino fundamental ll, sendo também fundamental para a aquisição de conhecimento e experiência.

O estágio deve unir teoria e prática de uma forma que proporciona o saber, o fazer e a compreensão do que se faz, respeitando as diferentes dimensões do espaço escolar, atuando de forma coletiva. Espera que seja um momento único de troca de informações, experiências e vivência na prática docente, enriquecendo assim o aprendizado, construir uma identidade profissional, dentro da realidade e das necessidades das crianças,acredita que  é na troca de conhecimento que o aprendizado se completa.                                                                                          2    

   

1-DESENVOLVIMENTO

O estágio teve início em 14/10/2013 e o término em 19/11/2013. Porém fui no dia 25/10 até a escola para apresentar os meus documentos e coleta de dados e entrevista . A turma observada foi 4 serie  C, onde a faixa etária é de 09 anos ,regida pela professora  Dilma Alves Vilanova ,o horário das crianças é das 07:00 às 11:00 horas.

As propostas metodológicas se deram com apoio da professora regente, auxiliar e coordenadora pedagógica da Escola Municipal Fernando de Barros , que apresentou-nos , o plano de curso para o ano letivo e o caderno de anotações de todas as atividades diárias das crianças. Corroborando, com a grade curricular e horária, pré-estabelecidos, acompanhados, através de alarme, a cada, uma hora e dez minutos. Assim possibilitou planejarmos todas as atividades de acordo com o horário e rotina dos alunos. Toda a pesquisa do estagio foi profundamente estudada, a partir da observação participante, intervenção e produção escrita, da analise feita á pratica aplicada na turma do 4 serie C.

     Reconhecemos o valor do professor enquanto pesquisador de sua própria pratica; favorecendo a formação do profissional consciente nas praticas educacionais e analisamos as concepções diferenciadas que permeiam a prática pedagógica, as propostas curriculares e o processo de avaliação no Ensino Fundamental ll.

     Analisamos também o quanto é importante à colaboração em um ambiente construtivo/agradável, tornando visível e constante um ambiente livre e aberto ao diálogo, da troca de ideias, onde a fala tem papel fundamental na aplicação dos conteúdos e atividades propostas. E através disso todos os alunos ganha mais confiança para produzir algo, criar mais livremente, sem medo dos erros que possa cometer, aumentando sua autoconfiança, sua autoestima e seu desejo de aprender e ensinar.                                                                                                                  3          

 

2 -Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na

Escola

No último dia de observação fiz a entrevista com a professora Dilma Alves Vilanova. Professora regente da 4serie C da Escola Municipal Fernando de Barros.

Estagiário: Quais são suas atribuições?

Professora regente: Professora Alfabetizada

Estagiário: Como se organiza o trabalho didático na escola (formas de planejamento, definições de procedimentos metodológicos e dos conteúdos que serão trabalhados, organização de projetos)?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (3.7 Mb)   docx (682.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com