TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATO DE EXPERIENCIA SOBRE EDUCAÇAO A DISTANCIA

Por:   •  24/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 4

 ALUNA: Daniele Cristiane Chagas - RU 1395763

RELATO DE EXPERIENCIA SOBRE EDUCAÇAO A DISTANCIA

INTRODUÇÃO

Atualmente o modelo de ensino EAD vem crescendo rapidamente, e a cada dia sendo mais aderido pelos indivíduos, sendo que alunos de cursos EAD tiveram uma nota superior aos presenciais na prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), segundo publicação da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) em algumas regiões. A educação a distancia é uma modalidade de ensino, onde são utilizadas as tecnologias da informação e da comunicação para interação entre alunos e professores, podendo ser totalmente à distancia, apresentar ou não momentos presenciais. A Internet cada vez mais permite a criação de ambientes virtuais de ensino e aprendizado para apoio a Educação a Distância (EAD). Através dela, é possível ter acesso aos conteúdos de maneira rápida, em um ambiente de aprendizagem interativo e inovador.

DESENVOLVIMENTO

O Ensino a Distância (EAD) é o método de ensino no qual aluno e professor não se encontram em um mesmo ambiente presencial. Utilizam-se de tecnologias cada vez mais modernas a fim de propiciar ao aluno um ensino de qualidade e completo, se tornando a cada dia uma opção mais confiável e viável. Esse modelo de ensino gera uma série de vantagens e desvantagens em relação ao modelo tradicional de ensino presencial. Os benefícios são muitos, podemos citar: possibilidade de expansão da educação, para contemplar um número cada vez maior de pessoas, a redução de custos considerável de suas tecnologias e de procedimentos, a oferta a populações desprovidas socialmente, flexibilidade maior do que os cursos presenciais, o material de aulas fica disponível nos sites das instituições, em áreas restritas, e o aluno devidamente cadastrado tem acesso ilimitado a ele. Algumas universidades públicas já começam a oferecer cursos superiores a distância também, dando oportunidades a alunos que querem trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Reconhecimento do MEC. Essa modalidade viabiliza formações em turnos alternativos, distintos dos horários em ambientes escolares presenciais, por exemplo: o aluno tem a liberdade de estudar a qualquer momento e em qualquer lugar, pode ser em sua casa, biblioteca, casa de amigos ou até em lojas que vendem a utilização da internet.

O mais importante é a vontade de aprender e a perseverança para alcançar objetivos pessoais traçados, também são características de um auno EAD: autonomia e disciplina leitura e interpretação fluência tecnológica motivação para aprender, habilidades de gerenciamento de tempo; ser comunicativo, domínio básico da tecnologia.

Ainda existe certo receio a respeito. Aos poucos, os cursos de Ensino a Distância ganham mais força, são mais bem aceitos pelo mercado e são cada vez mais procurados pela população.

 Na EAD os alunos experimentam uma série de dificuldades e necessidades por não contarem com a experiência prévia, nem as habilidades necessárias para enfrentar com êxito esta modalidade de ensino.

Minha experiência com o EAD consiste e uma progressiva participação e cursos de educação a distancia, com inicio à alguns anos atrás em minha primeiro curso de graduação. Escolhi a educação a distancia devido a sobrecarga do dia de trabalho pois ja tinha conhecimento dessa modalidade de ensino onde me identifiquei muito, ao estudar nas horas disponíveis e no conforto do lar. Essa modalidade de ensino disponibiliza-se de todos os recursos necessários para o desenvolvimento do mesmo, e para as pessoas que assim como eu, gostam de aprender, e objetivam realmente a construção de novos conhecimentos, torna-se uma forma  muito mais fácil de estudar e  manter-se atualizado academicamente, sem falar nos custos em relação a cursos presenciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (87.5 Kb)   docx (747.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com