TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE ESTÁGIO ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  19/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  7.286 Palavras (30 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 30

[pic 1][pic 2]

FABIANA GOMES DA SILVA NOGUEIRA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

[pic 3]

[pic 4]

FABIANA GOMES DA SILVA NOGUEIRA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos  Iniciais do Ensino Fundamental

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor Eletrônico: Angelita Martins Guedes

Tutor de Sala: Gessivani Mota da Silva Almeida

Campos dos Goytacazes

2019


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        6

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        11

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        22

CONSIDERAÇÕES FINAIS        28

REFERÊNCIAS..........................................................................................................30

INTRODUÇÃO

O presente relatório de Estágio Curricular Obrigatório II –Ensino Fundamental, contém informações a respeito das observações e regências realizadas na Escola Municipal Manoel Ribeiro da Hora, localizada na Estrada de nova Belém ,SN, São Francisco de Itabapoana. O estágio foi realizado no turno vespertino, no horário de 13:00 ás 17:00 nos dias 11 fevereiro a 27 de fevereiro  de 2019 sob supervisão da diretora da escola, Carla Ribeiro Coutinho Manduca, pedagoga.

Nesse tempo foi possível acompanhar a rotina escolar das crianças, no período dos anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). O tema escolhido para o embasamento das regências foi “ consciência ecológica na infância’’ que mostra claramente a importância de se discutir e ensinar sobre os cuidados com a natureza em que vivemos, cuidados do presente que vão refletir no nosso futuro. Nosso mundo precisa de pessoas capazes de detectar problemas, e buscar uma maneira para solucioná-los. E nada melhor que estimular isso nas crianças. A proposta é trabalhar com o meio ambiente e bons hábitos.

De uma forma bem lúdica, trabalhei com clareza, a importância da preservação do meio em que vivemos. Nessa faixa etária, é muito importante procurar despertar a autonomia e a responsabilidade da criança, amadurecendo a sua consciência em relação à natureza, aprendizado que se reflete em casa, na família, ou em qualquer lugar que as crianças forem.

A experiência vivida nas turmas do (1º ao 5º ano ), possibilitou aprender claramente o que significa ser professor no ensino fundamental, todas as responsabilidades, importância e seriedade que implicam, o saber como trabalhar determinados conteúdos de acordo com as séries/idades para que as crianças se desenvolvam da melhor maneira, pois o professor está inserido numa fase essencial para a formação da criança.

“O estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia a dia" (PIMENTA E LIMA, 2004).

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A escola concedente do estágio, Escola municipal de educação infantil e ensino fundamental, Manoel Ribeiro da Hora, está localizada no povoado de nova Belém, situada na cidade de São Francisco de Itabapoana. Possui 4 salas de aula,

com todo o material e estrutura necessária ao uso do professor e dos alunos, todas a salas tem ao dispor dos professores recursos materiais ,como, lousa e caneta piloto, livros didáticos, folhas A4 ,EVA , cola quente,etc, e para os alunos, canetas de colorir, giz de cera, lápis de cores, lápis de escrever, borrachas, colas, tesouras,livros de poemas, contos, historinhas , há materiais pedagógicos como fantoches. Nas paredes das salas, tanto na educação infantil quanto no fundamental há alfabeto com letras decoradas e os numerais  para os alunos ,várias atividades realizadas pelo alunos, ficam expostas. As 4 salas da escola, funcionam nos dois turnos ( manhã e tarde); tem dois banheiros, um masculino e um feminino; uma cozinha, com todos os utensílios domésticos, como por exemplo: geladeira, fogão etc. Um pequeno almoxarifado onde é guardado todo material didático e também um refeitório que é onde os alunos fazem suas refeições, a escola oferece lanche pela manhã, almoço e lanche a tarde. Possui ainda uma ampla quadra, que é onde as crianças participam das aulas de educação física e brincam, e também possui um pequeno pátio na área frontal da escola.

 

A escola possui um quadro de funcionários adequados e com qualificação, conta com um quadro de 15 funcionários; duas merendeiras, dois auxiliares de serviços gerais, 2 mediadores, dois porteiros, 5 professoras sendo, 2 para o ensino infantil e 3 para o ensino fundamental e 1 diretora e uma coordenadora. Os Professores, em sua maioria são formados em pedagogia, outros possuem o ensino médio normal com formação para professor, e alguns estão cursando pedagogia, A diretora tem formação em pedagogia, eles também possuem preparo para lidar com alunos especiais. Em cada sala que pude auxiliar o professor, vi alguns alunos que necessitavam de uma certa atenção específica, e observei que os professores sabiam lidar com as situações imprevistas que ocorriam.

A cada data comemorativa é realizado junto a direção e com participação de todos os professores, projetos e trabalhos que depois de feitos serão apresentados, e expostos pela escola. A escola periodicamente realiza eventos festivos em datas comemorativas que contam com a participação também dos pais dos alunos, o que ajuda na interação de pai e filho e estimula a participação dos pais na vida escolar de seus filhos.

A Instituição adota um sistema de avaliação diagnóstica,a cada semestre é repassado aos docentes informações para o preparo de relatórios individuais de seus alunos,esse relatório depois de pronto é entregue na direção e em reunião é acompanhado o desempenho dos alunos,suas dificuldades etc... quando há necessidades, os pais são chamados na escola e há uma conversa sobre o aluno,a escola em situações isoladas até encaminha para especialistas, como psicólogos, neuros e oftalmologistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.2 Kb)   pdf (326 Kb)   docx (137.3 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com