TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE LABORATORIO SUPERVISIONADO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  25/1/2020  •  Relatório de pesquisa  •  2.412 Palavras (10 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 10

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SÃO JUDAS TADEU COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO[pic 1]

PAULA PRICILLA RIBEIRO VANDERLEI

RELATORIO DE LABORATORIO SUPERVISIONADO ENSINO FUNDAMENTAL l

FLORIANO – PI

ABRIL 2017

PAULA PRICILLA RIBEIRO VANDERLEI

RELATORIO DE LABORATORIO SUPERVISIONADO ENSINO FUNDAMENTAL l

Relatório apresentado como requisito final Para aprovação na disciplina de Laboratório Supervisionado ensino fundamental I do Curso extensão em processos Pedagógicos, do instituto Superior de Educação São Judas Tadeu.

FLORIANO-PI

ABRIL 2018

SUMARIO

1 APRESENTAÇÃO.................................................................4

2 RELATO DE EXPERIENCIA................................................. 5

2.1 OBSERVAÇÃO DO CAMPO DE PRETICA DO LABORATORIO........................................................................5

2.2 PLANEJAMENTOS DIDATICO PEDAGOGICO.................6

2.3 DOCENCIA .........................................................................7

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................8

4 REFERENCIAS.......................................................................9

3

1 APRESENTAÇÃO

  O estágio supervisionado foi realizado na nova semente Aquarela das Letras, é uma creche da rede municipal localizada na Rua 07, numero 22,bairro rio corrente , na cidade de Petrolina,PE, que atende crianças do Berçário ll ao Maternal ll. A creche atende no seu total 109 alunos, que estão distribuídos em turno integral.

Os professores são habilitados e capacitados com nível escolar médio, superior e pós-graduado, a creche procura dar um atendimento de excelência, para melhor atendê- los em seus anseios.

 Promovendo salas com ventiladores, televisão, DVD, sanitários, pátio para recreação, as reformas são feitas pela prefeitura municipal periodicamente

4

2 RELATO DE EXPERIENCIA

2.1 OBSERVEÇÃO DO CAMPO DE PRATICA

Relatório de experiência foi desde o momento de observação que entrei na creche e fui bem acolhida, pelos professores e coordenação, o horário de chegada dos alunos são momentos prazerosos para eles.

     Os alunos ao chegarem vão para sua sala de aula onde os alunos tomam o café da manhã, em seguida a professora inicia a acolhida que dá início às atividades do dia.

     A rotina da educação infantil é aonde o professor vai moldando o aluno e o interesse dele, pelo aprender e ao mesmo momento saber que eles serão capazes de adquirir muitos conhecimentos.                                                                                           A creche tem um espaço satisfatório, é um ambiente que recebe e acolhe 109 alunos com salas arejadas e bem iluminadas, funcionam no turno integral das 07h às 17h.

 O estágio teve duração de 120 horas, desde o momento da observação do ambiente escolar, com atuação de sala de aula, sendo orientada pela a professora.

De acordo com Paulo Freire 2000. (pag.70/71)

É o meu bom senso, em primeiro lugar, o que me deixa suspeitoso, no mínimo, de que não é possível a escola, se, na verdade, engajada na formação de educandos educadores.

                                                  5

2.2 Planejamentos pedagógicos

  O planejamento escolar é realizado com a equipe da creche, coordenação e professoras, para melhor desempenho e desafio do ano letivo acontece mensalmente para programar os conteúdos, que serão abordados durante a unidade escolar, tem com objetivo avaliar as conteúdos aplicados em sala de aula e ver o desempenho dos alunos e possíveis mudanças das didáticas de aprendizagem.

         O planejamento é um processo de racionalização, organização de coordenação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto escolar. A ação de planejar é uma atividade consciente de previsão das ações docentes, fundamentadas em opções político pedagógicas e tendo como referência permanentes situações didáticas concretas isto é, a problemática social, econômica, politica e cultural, que envolve a creche, os professores, os alunos, pais, a comunidade, que interagem no processo de ensino.

    Laboratório adotado foi na execução de ajuda nos planos de aula realizado na creche , em sala com o objetivo de somar meus conhecimentos adquirido ,e construir alguns conceitos positivos com motivação e participação dos alunos.

 Executei meu planejamento com pontualidade no horário escolar e em sala de aula, auxiliando os alunos nas atividades proposta pela a professora em exercício.

2.3 DOCENCIA

Relação entre professora e aluno é bem harmoniosa, o respeito é fundamental entre si, a experiência com os alunos foi de extrema responsabilidade em executar o papel do professor.

     O professor é essencial dentro de uma sala de aula, onde ele passa a conhecer cada aluno e saber o potencial deles. Assim, a relação professor e aluno tornam-se fundamental para o conhecimento convergir-lhes a serem utilizados em sala de aula, e desenvolver suas capacidades adequando-se a cada momento.

   O laboratório realizado na Aquarela das letras teve seus pontos positivos, encontrei uma escola renovada com pintura e reformas carteiras nova e bebedouro novos. Pontos negativos a escola tem que melhora seu espaço físico em sala de aula para que os alunos possa fazer o deslocamento essencial dentro de sala

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (100.5 Kb)   docx (42 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com