TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO ESTAGIO PEDAGOGIA

Por:   •  5/12/2022  •  Relatório de pesquisa  •  7.370 Palavras (30 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 30

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        12

3        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        13

4        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        14

5        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        16

6        PLANOS DE AULA        17

CONSIDERAÇÕES FINAIS        20

REFERÊNCIAS        21

WEBGRAFIA .........................................................................................................................22

INTRODUÇÃO

           Apesar de algumas pessoas acharem que é a mesma coisa, existem diferenças quando se fala em Educação e Pedagogia, deixando claro, a educação é um processo mais amplo, que trás o ensino e aprendizagem natural a condição humana, e por isso a educação se da nos mais variados momentos e espaços, é por assim dizer uma coisa maior. Já a Pedagogia por sua vez, é uma ciência que se ocupa de questões da educação, é ela quem faz o estudo organizado e sistemático dos problemas da educação, traçando métodos e didáticas que venham qualificar esse processo educativo, então a pedagogia está dentro da educação, mas a educação não é necessariamente a Pedagogia.

          Este relatório apresenta as experiências e informações obtidas durante as atividades do Estágio Curricular Obrigatório I, realizadas na Educação Infantil, relatório este que sofreu alterações e acabou sendo adaptado para se adequar a uma nova realidade devido à pandemia por Covid-19.  Durante sua realização, pude entender de uma forma mais ampla sobre a importância de um bom estágio, além é claro, de uma compreensão maior de como funciona a gestão e movimentação de uma escola, entender mais sobre os temas transversais e sua ludicidade na educação infantil, e, com isso, reconhecer o quão importante é cumprir e respeitar os tempos e etapas de cada criança.

          Com as alterações esse documento ficou da seguinte forma, no primeiro momento foi  criado um texto tendo como base as leituras obrigatórias propostas pela instituição ao qual este curso pertence. Leituras essas de grande importância na compreensão e no fortalecimento das ideias de um educador. O texto elaborado e apresentado neste relatório foi dividido em subtemas, assim, se mantém uma separação e organização maior com seus textos base, dessa forma, considero ser mais organizado e de melhor compreensão. Na sequência, exercícios com perguntas e respostas sobre temas diversos relacionados ao curso são apresentados. Em seguida são apresentados dois exemplos de planos de aula, estes foram elaborados para as atividades de regência, e ao fim, em minhas considerações finais, indago acerca das atividades de estágio, aprendizagens e agradecimentos.

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

          Sabemos que o papel da pedagogia é voltado para a educação, mas esse espaço do pedagogo tem crescido bastante, criando assim, varias frentes e oportunidades de trabalho. Entre as áreas de atuação do pedagogo está o ensino em escolas publicas e privadas, administração escolar, na qual está inserida a direção da escola. Então a administração escolar torna-se uma possível vertente que o pedagogo pode atuar também, ou seja, primeiro dando aula, segundo fazendo a gestão da escola, lidando com os funcionários, com a comunidade escolar e gerindo uma escola mesmo. Uma nova vertendo para o pedagogo é a educação especial, pois sabemos que existem inúmeras deficiências, inúmeros transtornos que necessitam de um profissional capacitado pra isso. O profissional de educação especial é habilitado a lidar com muitas deficiências e transtornos, como surdez, autismo, TDH e etc.

          Temos também a pedagogia empresarial, na qual basicamente se resume em criar projetos educacionais para as empresas, ou seja, está envolvido diretamente na capacitação dos funcionários. Citando mais uma temos a pedagogia hospitalar, na qual se abre como uma nova vertente, como uma nova opção para o pedagogo. Então, esse profissional vai trabalhar em hospitais onde existem crianças com doenças crônicas, por exemplo, assim, mesmo naquele ambiente, ela possa continuar o seu aprendizado.

É um processo alternativo de educação continuada que ultrapassa o contexto formal da escola, pois levanta parâmetros para o atendimento de necessidades especiais transitórias do educando, em ambiente hospitalar e/ou domiciliar (MATOS; MUGIATTI, 2007, p. 37).

       

          Temos o pedagogo nos museus, nas ONGs, no ensino a distancia, aqueles que participam da produção dos materiais didáticos, supervisionando aquilo que está sendo produzido para ir para a sala de aula. Sendo assim, o pedagogo acaba ocupando espaços onde serão exigidos conhecimentos pedagógicos e fortalecedores desse processo de aprender.

A esse respeito, Libâneo (2006) observa que a Pedagogia é um campo do conhecimento que estuda sistematicamente o ato educativo concreto que se realiza na sociedade como item básico para a configuração da atividade humana.

          O pedagogo também é professor na educação infantil, nas series iniciais do primeiro ao quinto ano, assim como também está habilitado para ser docente nos cursos de formação de professores em nível médio, junto à gestão da escola, junto à coordenação pedagógica, vai trabalhar com o professor, com o aluno e com a família.

          O pedagogo é o cientista da educação, e ele precisa se valorizar mais porque é quem tá ali no chão da escola, no dia a dia, então ele é capaz de trazer projetos para dentro da escola. Ele lida com vidas, com a construção dessas vidas, então o educador tanto pode ser a solução como a destruição dessa vida. Alguns profissionais agem de tal forma que acabam surgindo certos transtornos e temos que apontar não para culpa ou irresponsabilidade, e sim pra encontrar soluções e respostas para esses problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.4 Kb)   pdf (303.9 Kb)   docx (40.4 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com