TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estágio Pedagogia

Por:   •  29/5/2023  •  Relatório de pesquisa  •  3.098 Palavras (13 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

JOSILDA OLIVEIRA DA SILVA – RA 2800807511

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL I

                   

TUCURUÍ / PARÁ

 2017

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 2]

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

JOSILDA OLIVEIRA DA SILVA  – RA 2800807511

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL I

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera - UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado na Educação Fundamental I.

TUCURUÍ / PARÁ

2017

SUMÁRIO

Ficha de Identificação do Aluno.................................................................................04

Introdução...................................................................................................................05

Atividades desenvolvidas durante o estágio..............................................................06

1 - Observação e Interação........................................................................................06

2 - Entrevista com o responsável pelo processo de ensino aprendizagem na escola. ....................................................................................................................................08

3 - Plano de Aula........................................................................................................09

4 – Regência..............................................................................................................09

Considerações Finais ................................................................................................11

Referências Bibliográficas..........................................................................................13

Anexo.........................................................................................................................14

IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: Josilda Oliveira da Silva

R.A.: 2800807511

Curso: Pedagogia

Semestre: 5º

Ano: 2017

Início do estágio: 25/04/2017

Término do estágio: 24/05/2017

INTRODUÇÃO

Este trabalho é a apresentação do relatório, bem como as reflexões feitas a partir da Prática de Ensino e Estágio Observado, realizado em uma escola pública, da cidade de Tucuruí/PA – E. M. E. F. “Dulcimar Mesquita Brito Botelho“ com turma do Ensino Fundamental II.

        O presente relatório apresenta as adequações (baseadas no período de observação e regência) de certas estratégias de ensino, que favoreceram o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem de todos os envolvidos no projeto, numa perspectiva de educação para o futuro.

         Durante as observações feitas nas aulas, o professor esclareceu algumas questões relativas à estrutura da disciplina e de como ele abordava o ensino da História e os conteúdos para que todos conseguissem assimilar da melhor forma possível no contexto escolar, além de buscar entender às necessidades individuais de cada um, seus objetivos, dificuldades e métodos de avaliação ensino.

No decorrer deste trabalho, serão relatadas as atividades que foram observadas e realizadas em sala de aula, a organização dos espaços/ambientes, o planejamento das atividades e o desenvolvimento dos conteúdos, a ludicidade, rotinas, temas, as abordagens, a metodologia utilizada, bem como o comportamento dos sujeitos pedagógicos envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem.

              

DESENVOLVIMENTO

A educação é também uma prática fundamental dos seres humanos e existe desde o surgimento destes, mas nem sempre é vista sob esta ótica. Entende-se que a educação não é um problema isolado, mas está estreitamente relacionado aos impasses de fundos vividos na economia, na política, na cultura e na crise ética.

Portanto, a escola deve ser um ambiente privilegiado de aprendizagem. Nela, o currículo, a formação dos professores, a administração do tempo, do espaço, o material didático devem estar planejados para ajudar a constituir um espaço de aprendizagem. Ela deve ser eficaz para o fim a que se propõe. E é pensando nisto que fazemos o possível para transformar o ambiente escolar o mais agradável possível para que nosso educando sinta prazer em vir e permanecer na escola.

A Escola D. Julia Passarinho objetiva sua ação educativa, fundamentada nos princípios da universalização de igualdade de acesso, permanência e sucesso, da obrigatoriedade da Educação Básica e da gratuidade escolar.

A proposta é uma Escola de qualidade, democrática, participativa e comunitária, como espaço cultural de socialização e desenvolvimento do/a educando/a visando também prepará-lo/a para o exercício da cidadania através da prática e cumprimento de direitos e deveres.

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

Identificação

Escola Municipal de Ensino Fundamental D. Júlia Passarinho:

Rua: Matriz da Conceição s/ n

Bairro: Jardim Paraíso

CEP: 68455000

Tucuruí- PA

Órgão mantenedor:

Prefeitura Municipal de Tucuruí-pa.

Secretaria Municipal de Educação e Desporto.

Localização

Segundo Nelson Piletti (PILETTI, 124) dois aspectos ligados ao terreno da escola são de fundamental importância: a localização e o tamanho.

Quanto à questão geográfica, pode-se dizer que a escola está bem localizada, pois fica ao lado de uma praça bem arborizada do bairro Jardim Paraíso, um local bem acessível, facilitando assim o acesso de todos os alunos, uma vez que além de atender alunos do próprio bairro, também atende alunos de bairros adjacentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (211.6 Kb)   docx (120 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com