TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estágio Pedagogia

Por:   •  19/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  6.724 Palavras (27 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 27

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

ALINI FERNANDA FARIAS DOS SANTOS JOLY

FABIANA SOUZA GUIMARAES ALVES

LETICIA NAVARRO PEREIRA

RODRIGO SANTOS DE LUCENA

KARINA STELLA FREITAS DIAS

GRUPO 2N.07

Gestão democrática: A importância da Associação de pais e mestres - APM para a realização e manutenção do ensino.

São Vicente - SP

2021

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

Gestão democrática: A importância da Associação de pais e mestres - APM para a realização e manutenção do ensino.

 

 

Relatório Técnico - Científico apresentado na disciplina de Projeto Integrador para o curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).

                                                                       

São Vicente - SP

2021


ALVES, Fabiana Souza Guimarães, FREITAS, Karina,JOLY, Alini Fernanda Farias dos Santos, LUCENA, Rodrigo Santos de, OLIVEIRA, Leticia Navarro, Gestão democrática: A importância da Associação de pais e mestres - APM para a realização e manutenção do ensino.. 21f. Relatório Técnico-Científico. Licenciatura em pedagogia – Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Tutora: Núbia Maria Silva de Azevedo. Polo São Vicente - Insular, 2021.

RESUMO

A pandemia do coronavirus (SARS-CoV-2) tem causado na vida de toda uma sociedade. E mesmo com o avanço significativo da vacinação em massa e na flexibilização de normas sanitárias, ainda não foi possível voltarmos a vida “normal”. A educação foi um dos campos que mais sofreu com as medidas de controle da doença, as deficiências do ensino se tornaram ainda mais evidentes e a participação da família se mostrou ainda mais importante. Sendo assim, desenvolvemos um projeto que tem a finalidade de construir novas possibilidades de interação entre a comunidade e a gestão escolar. Oferecendo ações que os auxilie na conscientização a respeito dos processos de administração, seja de ordem financeira ou humana, para a construção e manutenção no qualidade do ensino. Para isso foi realizado pesquisas de campo e entrevistas semi estruturadas, nas quais foi identificada a falta da participação da família na Associação de Pais e Mestres (APM) da instituição, ausência a qual tem causado diversos impactos no ensino aprendizagem dos alunos.

PALAVRAS-CHAVE: PANDEMIA – APM – FAMILIA – GESTÃO DEMOCRÁTICA

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        Objetivos        5

Objetivo Geral        5

Objetivos específicos        5

2.2        Justificativa e delimitação do problema        5

2.3        Fundamentação teórica        6

2.3.1        Gestão Escolar        6

2.3.2        Gestão Escolar Democrática        8

2.3.3        A importância da participação da família na educação escolar        10

2.3.4        A Importância da APM na Gestão escolar        13

2.3.5        Como a APM pode auxiliar na gestão escolar        16

2.4        Metodologia        16

REFERÊNCIAS        17

        

  1. INTRODUÇÃO

O Projeto tem por finalidade construir novas possibilidades, junto aos gestores, familiares e professores do espaço organizacional escolar, por meio da Associação de pais e mestres (APM).

Entendemos, que fomentar essa conscientização nas famílias no processo de administração escolar, não visa somente buscar recursos financeiros para suprir uma demanda pontual, mais do que isso, visa fomentar a participação da família no processo de aprendizado do aluno, onde diversas demandas precisam ser administradas para que haja qualidade no ensino.

Buscar essa participação, tem como objetivo promover a consciência de cidadãos protagonistas na consolidação de seus direitos, pois os mesmos devem ser ouvidos, vistos, para que assim, possam articular novas possibilidades junto ao governo, com o objetivo de promover uma qualidade de ensino que esteja preconizado em nossas leis.

Por muitos anos, as famílias estiveram afastadas da escola, pois havia um preconceito gerado pela cultura, onde as demandas do espaço organizacional escolar eram exclusivamente responsabilidade dos gestores, professores e governos, entretanto a pedagogia moderna, busca trazer essas famílias para perto da escola, para que os alunos e suas famílias se reconheçam como atores desse processo.

Cabe ressaltar que devido há anos de afastamento da família gerado pela escola, o conceito de pertencimento no que se refere a escola, ainda faz parte da cultura, pois devido a dinâmica da nossa sociedade, muitos gestores e professores ainda perpetuam esse processo, onde os pais não conseguem ser vistos e ouvidos, acreditando que o governo concede um favor ao conseguir uma vaga na escola que necessita. Mediante a isso, a família não se sente empoderada, para buscar novos recursos junto ao governo, para que seus direitos sejam supridos e assim tenham os recursos, materiais e um espaço de ensino que atenda às necessidades do aluno.

Para tanto, este estudo, busca refletir sobre a importância da gestão escolar, por meio das famílias, visando a escuta, o acolhimento e a construção de novos espaços, onde os mesmos se sintam pertencentes e se enxerguem como cidadãos que devem buscar os seus direitos, a fim de que seja consolidada a relação das instituições, escola e família, por meio da Associação de alunos de pais e mestres.

Ao final desse estudo, desejamos apresentar novas possibilidades e didáticas por meio da pesquisa, para alcançar o objetivo proposto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.6 Kb)   pdf (179.1 Kb)   docx (224.6 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com