TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estágio Supervisionado Ensino Médio

Por:   •  2/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.788 Palavras (20 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 20


[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

ANNA PAULA DA PENHA SANTOS WRUBLAK – RU 1915835

Sorriso – MT 2022

CENTRO UNIVERSITÁIO INTERNACIONAL UNINTER

ANNA PAULA DA PENHA SANTOS WRUBLAK – RU 1915835

/

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO MÉDIO

Relatório de Estagio Supervisionado Ensino Médio apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia do centro Universitário Internacional Uninter.

Sorriso-MT 2022

Sumário

Introdução4

Desenvolvimento 5

Estado da Arte 5

Campo Externo Remoto – Analise Imagetica 9

Prática do Campo e as Teorias 16

Considerações Finais 19

Referencias---------------------------------------------------------------------------------------20

Introdução

O Estágio Supervisionado Ensino - Ensino Médio é a oportunidade que o estudante de qualquer licenciatura possui de ter contato direto com a organização, documentação e o funcionamento geral de uma instituição de ensino.  O Estágio Supervisionado Ensino Médio planejamento e Docência tiveram por finalidade compreender o processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Literatura, objetivo geral do trabalho foi realizar uma analise do contexto formal das praticas pedagógicas desenvolvidas na escola nessa nova fase ensino média.

O presente relatório é o resultado estágio realizado na Escola Estadual Parque Jabuticabeira, A escola oferece atendimento na Fundamental II e Ensino Médio, na modalidade regular, no período matutino e vespertino e noturno. A instituição atende um total de 227 alunos, desse total de alunos 04 estão em processo de inclusão. Estágio ocorreu no período da manhã inicio as 19h00minmin e encerrando ao 2300min horas, foi composta por dias de observação e dois de atuação prática regência.

Esse momento do curso coloca nos acadêmicos em contato direto com a dinâmica escolar em sala de aula, podemos assim conviver e aprender com situações que vivemos ali no cotidiano escolar, estágio uma grande oportunidade de elevação de conhecimentos teóricos. A prática do estágio é necessária para que haja uma reflexão, uma articulação em torno da teoria e da prática. Pode ajudar e moldar gradativamente o pensamento do acadêmico e prepara-lo para enfrentar as dificuldades encontradas no caminho a seguir.

O estagio propicia um conjunto de conhecimentos, ou seja, uma analise concreta em relação ao papel da escola em todos seus campos de atuação, uma prática necessária para que haja uma reflexão em torno da teoria e da pratica pedagógica.

DESENVOLVINENTO

O estagio Supervisionado de Ensino Médio, foi modelo adota pelo ministério da educação, com formato de abordagem pedagógica que envolve atividades presenciais, é indispensável para formação do acadêmico, no relatório a seguir consta a parte de preenchimento de documentação exigida e também participativa e atuação.

Por determinação do governo as aulas estão sendo presencias como todos os alunos em sala, a escola tem tomado toda precaução com cuidados de higiene e segurança em relação ao covid, infelizmente os caso ainda estão em demanda nível elevado, só que com menos gravidade e casos de internações.

Ao decorrer desse relatório, serão dispostas diversas informações pertinentes ao estágio, e atividades que foram realizadas para contemplar a carga horária. Cabe enfatizar que a carga horária para o estágio no ensino médio é dividido entre as atividades: base de dados – produção de material – produção conceitual, observação participativa e atuação. O estágio supervisionado tem como objetivo a aquisição de conhecimentos e experiência, levando o estagiário a perceber todo processo e trabalho desenvolvido em sala de aula, para levar á uma formação repleta de conteúdos e exemplos para ser um bom futuro profissional.

ESTADO DA ARTE

Ensino Médio – Gramática – Língua Portuguesa

O trabalho visa falar sobre a gramatica no ensino médio, usando método contextualizado que faz parte do cotidiano das escolas, a base desse trabalho foi à pesquisa feita no Google Acadêmico a partir do ano de 2012 a 2022, vários artigos que mostram o uso dessa matéria no ensino médio.

Mostra que um dos desafios encontrados por professores que atuam na área da língua portuguesa é inseri a gramática. Pois isso é de uma grande responsabilidade ensinar a linguagem humana, pois a língua portuguesa além de ser uma disciplina curricular é também tem como objetivo descrever a estrutura e o funcionamento da linguagem. Foi preciso deixar de lado a mentalidade arcaica e ensinar a gramatica como um instrumento de aprendizagem da língua, com métodos diferentes que enfoquem o cotidiano dos alunos.

Segundo Fregonezi (1999, p.80) “em língua portuguesa, o objetivo primeiro do ensino é transformação do educando em um usuário competente da linguagem. Para alcance desse objetivo, via da regra, as atividades de ensino se traduzem em três grandes eixos: a produção de textos, a recepção do texto e o trabalho com análise linguística”.

A grande dificuldade de propor o ensino da gramatica reside no fato que as pessoas não acreditarem que isso pode fazer falta em tudo que diz respeito à vida social e profissional, Tradicionalmente segmenta-se o ensino da língua portuguesa em atividades de gramática e de texto, sendo que as primeiras são essencialmente descritivas e metalinguísticas, já a segunda por questões mecânicas de interpretação, basta localizar informações explícitas no texto. Isso não é nada novo visto que os estudos linguísticos demostram a necessidade de um ensino que desenvolva a competência comunicativa do estudante e não apenas propicie um exercício sobre a nomenclatura gramatical.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.8 Kb)   pdf (180.6 Kb)   docx (52.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com