TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Por:   •  26/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.620 Palavras (11 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

    FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA

        RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

               ESCOLA MUNICIPAL RAÍZES DO PAU BRASIL

Aluno: Nancy Aparecida Thomaz Barboza

Curso: Pedagogia

Matricula: 8097911580

                 

   

                                              Itapecerica da Serra

                                                         2016

                                   Nancy Aparecida Thomaz Barboza

[pic 2]

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

ESCOLA MUNICIPAL RAÍZES DO PAU BRASIL

 

         

                                                                                                 Relatório de Estágio Curricular apresentado à Faculdade Anhanguera Educacional como requisito parcial do curso de Pedagogia.

Coordenador de Curso:

Cristina Moraes

                             

                                             Itapecerica da Serra

                                                        2016

[pic 3]

       Relatório de Estágio Curricular Obrigatório em Pedagogia

Dados do Estagiário

Nome: Nancy Aparecida Thomaz Barboza

Registro Acadêmico: 8097911580

Curso e Período: Pedagogia Noturno

Dados do Local de Estágio

Empresa: Escola Municipal Raízes do Pau Brasil

Supervisor: Lucinete Barreto Lima

N° de registro: 26.682.937.5

Período de Estágio

Início: 07/03/2016                                       Término: 30/03/2016

Jornadas de trabalho: 30 horas semanais.

Total de horas: 100 horas em Pedagogia.

                       

                                  Itapecerica da Serra

                                               2016

                                     SUMÁRIO

SUMÁRIO        04

1        INTRODUÇÃO        05

2        AMBIENTE DE ESTÁGIO (Instituição)        06

3        ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        07

3.1        Discussões        09

4        CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

REFERÊNCIAS        11

  1. INTRODUÇÃO

O Estudo Fundamental I tem como objetivos principais, conforme a Lei nº 11.274, de 6 de fevereiro de 2006, com a extensão da duração da ciclo do ensino , atender ás exigências por um ensino  democrático, bem como dar maiores condições para a formação global da criança e atender ás solicitações e o respeito ás diferenças. Compreende-se também que seus objetivos se baseiam numa formação geral comum a todos garantindo o desenvolvimento de suas aptidões, capacidade de raciocínio, espirito crítico, a criatividade, sentido moral e sensibilidade estética. Deve se assegurar o saber e o saber fazer, a teoria e a prática, o desenvolvimento físico, motor e artístico, visando á formação de cidadãos responsáveis e democraticamente atuantes e não coadjuvantes na sociedade.

A criança se desenvolve a partir da construção de conhecimentos que são a base para seu desempenho. Ao realizar esse estágio percebi que a observação é de suma importância para adquirir, tanto conhecimento como experiência para trabalhar com alunos dentro do Ensino Fundamental I e que as crianças aprendem com os seus colegas dentro do meio a qual está inserida.

O pedagogo tem um papel fundamental no desenvolvimento da criança, onde busca ter uma sensibilidade e percepção para entender suas necessidades, que possa ser solucionadas para desempenhar suas atividades cotidianas, a criança buscará em quem poderá confiar e uma instabilidade de segurança sempre que ela precisar.

Durante o período do estágio, adquiri uma experiência muito construtiva, onde observei que a criança precisa de uma ponte para crescer e interagir no convívio social e no mundo, que essa ponte possa ser iniciada a partir da educação passada pelos educadores que são primordiais dentre deste contexto de aprendizagem, onde a criança constrói o seu próprio conhecimento.

Conclui-se que o Estágio Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental teve como objetivo observar os conhecimentos adquiridos nas atividades desenvolvidas, para melhor conhecimento e experiência. Esse processo serve também para uma compreensão mais concreta do desenvolvimento humano, em seus aspectos: físico, intelectual e afetivo.

  1. AMBIENTE DE ESTÁGIO

Escola Municipal Raízes do Pau Brasil localizada na Rua 28 de Março ,n° 10 centro de Juquitiba, atende alunos da Educação Fundamental de Nove anos, Ciclo I (1° ao 3°) Ciclo II (4° ao 5°) e Educação de Jovens e Adultos, com funcionamento em três períodos: matutino, vespertino e noturno.

A unidade escolar foi municipalizada no inicio do ano letivo de 2000, criada após a reorganização da Escola Oredo Rodrigues da Cruz, atendendo alunos de 1° ao 4° ano oriundos da escola citada, no dia 23/03/2000, através de votação entre alunos e professores foi escolhido o nome de “Escola Municipal Raízes do Pau Brasil”, registrada no livro Ata de n°01-11. O nome oficializou-se após a lei de criação n°1043 de 27/06/2000. A escola está organizada hierarquicamente, sendo a direção e assessoria técnico – pedagógico composta por um vice – diretor, um coordenador e (2) Professores Assistentes que dão assessoria na ausência de professores, quanto no apoio de atendimento aos alunos com dificuldade de aprendizagem. Também conta com (20) professores titulares de classe, (1) professor período noturno para atender os alunos da Educação de Jovens e Adultos, (2) professores de Grupo de Estudo Intensivo, com jornada de vinte quatro horas semanais, para atender alunos de baixo rendimento escolar especial, alunos de finais de Ciclos (3° e 5°). A maioria dos docentes tem Nível Superior, exceto uma que tem Magistério, porém já iniciou a formação em Pedagogia, (2) oficiais de escola, (2) professoras readaptadas para exercer funções de apoio na secretária, (1) cozinheira, (4) serventes de escola, (1) estagiária do convênio CIEE e (2) seguranças diurnos e a diretora relata a necessidade de seguranças noturnos. A escola não possui produtos para comercialização, não produzindo ou industrializando produtos. E consequentemente como vias normais de uma Escola Municipal os alunos são os clientes, professores e equipe de apoio os fornecedores. A proposta pedagógica da unidade escolar visa preparar o educando para cidadania através da prática e cumprimento de direitos e deveres, com isso desenvolver projetos que levem o educando a refletir e interagir com o meio. Comprometido com o sucesso do processo ensino- aprendizagem, construção de valores, o respeito pelas diferenças e religiosidade e recursos naturais que são tão abundantes em nossa região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (418.2 Kb)   docx (303.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com