TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Por:   •  21/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.277 Palavras (10 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Escola Estadual Teotônio Vilela

 

 

 

 

 

 

 

ALUNO:

Curso: Pedagogia

Matrícula: RA

 

Campo Grande 2016

                                           Ana Paula Alves Fonseca

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

        Escola Estadual Teotônio Vilela

Relatório de Estágio Supervisionado apresentado ao Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande como requisito parcial do curso de Pedagogia.

Coordenador de Curso: Erica Karla Barros da Costa

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO

Aluno:

Data: Maio/2016

Matrícula: RA

Instituição de Ensino: Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande

Curso: Pedagogia

Entidade: Escola Estadual Teotônio Vilela

Supervisor: Suely Albuquerque Souza

Data de início do estágio: 09/03/2016

Data de término do estágio: 01/04/2016

Jornada de Trabalho: 20 horas semanais

Total de horas: 50 horas


SUMÁRIO

S

1        INTRODUÇÃO        5

2        AMBIENTE DE PESQUISA        6

2    ambiente de pesquisa        7

3        ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        8

3.1        Período de Observação        9

3.2        Período de Coparticipação        10

3.3        Período de Regência        11

 CONCLUSÃO        12

REFERÊNCIAS        13

  1. NTRODUÇÃO

                 A aluna Ana Paula Alves Fonseca do 5º período do Curso de Pedagogia, Licenciatura da Faculdade Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande realizou seu Estágio Curricular Supervisionado na Escola Estadual Teotônio Vilela, no período de 09/03/16 à 01/04/16, de segunda feira à sexta feira das 07:00 às 11:00 horas.

              O componente curricular de Estágio tem como objetivo inserir o aluno no ambiente escolar, proporcionando oportunidade de vivenciar, em prática, os conhecimentos construídos no âmbito dos conhecimentos teóricos.

              Durante a fase de observação foi considerado a estrutura física da instituição, os materiais disponibilizados a metodologia e o processo pedagógico adotado pelo professor, os conteúdos programados e a execução das aulas. Nesta etapa do Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia, teve como necessidade de experiências e práticas onde se aplicou grande parte dos fundamentos adquiridos no período, tendo como base os princípios teóricos já vistos, vivenciando o dia a dia da sala de aula, houve a união da teoria à prática, sendo enriquecedor e importante para a etapa da nossa formação acadêmica e profissional do futuro docente.

         Esse estágio teve como objetivo a observação e aplicação dos conhecimentos adquiridos na faculdade, onde se pode obter comparações com a prática pedagógica, buscando um desenvolvimento significativo, o relatório teve como base os quatro pilares da educação e também na tendência sócio integracionista do processo de ensino aprendizagem.

  1. AMBIENTE DE PESQUISA

      O tempo de estágio foi bom para o meu desenvolvimento, pois obtive informações sobre posturas, de como agir no Ensino Fundamental, onde me ofereceram o embasamento prático. Não se deve esquecer que uma parte deste é a responsabilidade de agir com essas crianças e o modo de transmitir esses conhecimentos, que serão utilizados para o resto da minha vida. Ao jeito de serem essas crianças, elas estão sempre em movimento em todos os sentidos, tanto na criatividade como na maneira de agir. O professor estava em constante aprendizado tanto com as crianças como também com os colegas de profissão.              Também foi transmitido alguns valores, por estar uma boa parte de seus dias na escola, para que isso ocorra é necessário que seu aprendizado seja bem desenvolvido, tornando a permanência na escola cada vez mais agradável e divertida.
        A receptividade que foi obtida significou bastante na aprendizagem em todos os sentidos, desde o incentivo de conhecer as partes da escola como também o auxílio da regência, os pontos que se deve melhorar até do funcionamento da rotina diária. 

         Escola Estadual Teotônio Vilela, Avenida Souza Lima, 506 Conjunto Universitária II, procura atender o que a sociedade espera dela, além de permitir também autonomia à escola para a construção de sua identidade e à equipe escolar atuar, enquanto sujeito histórico de sua própria prática. O Projeto é uma tomada de posição diante da realidade, buscando resultados frente aos objetivos traçados os quais os integrantes da organização assumem o compromisso de alcançar, assim, também acontece, em relação às METODOLOGIAS de Ensino Aprendizagens. A princípio podem apresentar-se, tão difíceis para serem aplicadas aos nossos alunos, mas aos poucos, PROFESSOR X ALUNO X METODOLGIA vão se ajustando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (180.8 Kb)   docx (53 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com