TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Por:   •  9/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  3.740 Palavras (15 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

UNIC EDUCACIONAL LTDA

FACULDADE DE CIENCIAS AGRÁRIAS E EXATAS DE PRIMAVERA DO LESTE

         

 

 

 

 

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

INSTITUIÇÃO ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL

MUNDO ENCANTADO

 

 

ALUNO: Andressa Biscaia Delgado

Curso: Pedagogia           

Matricula: 11163901771

Primavera do Leste

2018

Andressa Biscaia Delgado

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

EMPRESA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL

MUNDO ENCANTADO

Relatório de Estágio Curricular apresentado à Faculdade Ciências Agrárias e Exatas de Primavera do Leste - MT como requisito parcial do curso de Pedagogia

Coordenador de Curso Eloisa Berger

[pic 2]

PRIMAVERA DO LESTE – MT

2018

UNIC EDUCACIONAL LTDA

FACULDADE DE CIENCIAS AGRÁRIAS E EXATAS DE PRIMAVERA DO LESTE

Relatório de Estágio Curricular Obrigatório em 2018

Dados do Estagiário

Nome: Andressa Biscaia Delgado

Registro Acadêmico: 11163901771

Curso e Período: Pedagogia 5º Semestre

Dados do Local de Estágio

Empresa: Escola Municipal de Educação Infantil Mundo Encantado

Supervisor: Juliane Zibetti da Luz Pires

N° de registro:

Período de Estágio

Início: 02/04/2018                                        Término: 20/04/2018

Jornadas de trabalho: 20 horas semanais.

Total de horas: 100 horas em três semanas

Primavera do Leste – MT

2018

  1. SUMÁRIO

SUMÁRIO...................................................................................................................12

  1. INTRODUÇÃO.............................................................................................7
  2. E.M.E.I MUNDO ENCANTADO....................................................................7
  3. VIVENCIANDO A PRÁTICA........................................................................9
  1.      DISCUSSÕES............................................................................................20
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................21

REFERÊNCIAS..............................................................................................................23


  1. INTRODUÇÃO

Neste presente trabalho, será relatado as observações, a regência em sala de aula, as atividades desenvolvidas, as dificuldades encontradas e bem como as adaptações que se fizeram necessária no decorrer do estágio, o mesmo foi realizado na Escola Municipal de Educação Infantil Mundo Encantado, com a turma do pré 1.

De tal modo, o estágio é de grande relevância para a formação de docentes, pois opera como uma ferramenta de articulação da teoria com a prática, podendo assim alinhar o que nos é ensinado nos livros com a realidade. Além disso viabilizando o partilhar de informações e experiencias com vindouros colegas de profissão.

  1. E.M.E.I MUNDO ENCANTADO

A instituição de ensino escolhida para ser instrumento de articulação da teoria com a prática foi a Escola Municipal de Educação Infantil Mundo Encantado, localizada na Rua da Garça, residencial Tuiuiú no município de Primavera do Leste no estado de Mato Grosso. De maneira que, atua na educação infantil com as turmas de berçário, maternal e pré, ou seja, atendendo a faixa etária de seis meses a cinco anos.

No decorrer do estágio foi notável a diligência do corpo escolar em oportunizar um ensino de qualidade pautado nos Parâmetros Nacionais para a Educação Infantil (2006), sendo tangível ao PPP – Projeto Político Pedagógico da Escola, o qual foi elaborado pela comunidade escolar e pais.

À vista disso, a EMEI – Escola Municipal da Educação Infantil Mundo Encantado visa preparar os educandos para os desafios da vida através de projetos e ações voltadas para o desenvolvimento integral da criança tornando a um cidadão, consciente, crítico e participativo. Fundamentado no RCNEI – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, como é visto no trecho abaixo:

“O âmbito de Formação Pessoal e Social refere-se às experiências que favorecem, prioritariamente, a construção do sujeito” (REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL, 1998, p.46).

A instituição é composta por três colaboradores terceirizados, oito funcionários que atuam por meio do seletivo e dezesseis funcionários concursados da prefeitura municipal de Primavera do Leste. Por conseguinte, distribuídos nas funções de diretora, coordenadora, professores, auxiliar educacional, serviços gerais e cozinha.

Embora, a infraestrutura do âmbito escolar não seja excelente, possuindo salas improvisadas por tempo determinado devido ao aumento da população pertinente ao bairro que foi inaugurado na redondeza de classe econômica baixa, a escola surpreende a todos com o trabalho admirável que realiza com o corpo estudantil.

A fim de colaborar no desenvolvimento global da criança em todos os seus aspectos: físico, cognitivo, emocional e social circunda com o meio onde vive. Conforme destaca o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil:

“Está organizado de forma a explicitar as complexas questões que envolvem o desenvolvimento de capacidades de natureza global e afetiva das crianças, seus esquemas simbólicos de interação com os outros e com o meio, assim como a relação consigo mesmas. O trabalho com este âmbito pretende que as instituições possam oferecer condições para que as crianças aprendam a conviver, a ser e a estar com os outros e consigo mesmas em uma atitude básica de aceitação, de respeito e de confiança. Este âmbito abarca um eixo de trabalho denominado Identidade e autonomia” (REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL, 1998,p.46).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (730.8 Kb)   docx (561.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com