TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO – I GESTÃO

Por:   •  28/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  3.714 Palavras (15 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA SEMESTRE

LEIDECLEIDE DE MELO SILVA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO – I

GESTÃO

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

Maceió

2019

LEIDECLEIDE DE MELO SILVA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO – III

GESTÃO

RELATÓRIO FINAL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório III – GESTÃO 8º semestre.

Maceió

2019


sumário

1INTRODUÇÃO        ..3

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO.............................4

2.1 Importância do Estágio para a Formação Profissional...........................................4

3 Campo de Observação e Intervenção.......................................................................5

Caracterização da Instituição        .5

2 ROTINA OBSERVADA..............................................................................................6

Projeto de Intervenção.................................................................................................7

INTRODUÇÃO.............        8

DADOS GERAIS DO PROJETO.................................................................................9

3 REFERENCIAL TEÓRICO  ....................................................................................10

4 PROPOSTA DE INTERVENÇÃO...........................................................................11

5 RELATO DA INTERVENÇÃO.................................................................................11

6 MOSTRA DE ESTÁGIO..........................................................................................12

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................14

REFERÊNCIAS..........................................................................................................16

INTRODUÇÃO

O estágio é uma experiência de prática que possibilita orientação no sentido de repensar o fazer pedagógico, probabilidade de conviver com profissionais experientes, uma visão concreta do cotidiano da escola.

Repensar a prática pedagógica no momento atual da educação brasileira significa considerar as novas respostas da escola para a realidade sociocultural do país. O sistema escolar tem sido desafiado cada vez mais a assumir a função de espaço criador de condições que possibilitem a socialização e produção do saber entre educadores e educando através de experiências pedagógicas que os considerem como sujeitos sociais e culturais de contextos determinados.

É preciso repensar os modos, os processos, estratégias e técnicas didáticas do fazer pedagógico dos professores, mas é preciso também, recuperar o papel que os mesmos assumem na tarefa de educar, isto é, suas finalidades. A organização didático-metodológica é ainda determinada, pela concepção que temos do processo de construção do conhecimento via escola.

Isso passa necessariamente pelo alargamento das concepções que permeiam as formas e procedimentos de ensino no sentido de compreender que a renovação pedagógica não pode se limitar a inovações didáticas, mas o professor deve tomar o ensino e a problamatização de sua própria, como eixo da reflexão crítica, o que exige sistematização e elaboração de conhecimentos sobre o seu objeto de trabalho: o ato de ensinar.

 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

A Escola Abdon, teve grande contribuição na minha vida enquanto aluna da UNOPAR, pois foi lá que desenvolvi todo o meu trabalho acadêmico, onde todos que fazem a escola me receberam de braços abertos.

A escola hoje com fácil acesso tem boa localidade; não é grande, mas, possui uma estrutura física que atende as necessidades dos alunos. O horário de funcionamento da instituição e Manhã, tarde e noite com modalidades de ensino ofertado, Pré I e Pré II, fundamental I e fundamental II e EJA com o total de crianças atendidas de 1007 alunos nos três turnos.

Que a cuja proposta é fazer o diferencial no município, levando uma educação de qualidade junto à comunidade escolar. Recebeu este nome para homenagear um grande educador do município, que exerceu sua profissão com muito amor, responsabilidade, compromisso e zelo pela educação.

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

No sentido de compreender o estágio como via fundamental na formação do professor, é essencial considerar que o mesmo possibilita a relação teoria-prática, conhecimentos do campo de trabalho, conhecimentos pedagógicos, administrativos, como também conhecimentos da organização do ambiente escolar, entre outros fatores.

Dessa forma, o objetivo central do estágio é a aproximação da realidade escolar, para que o aluno possa perceber os desafios que a carreira lhe oferecerá, refletindo sobre a profissão que exercerá, integrando - o saber fazer – obtendo (in) formações e trocas de experiências

         “O estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia-a-dia” (PIMENTA E LIMA, 2004).

        É necessário que o estagiário aprenda a observar e identificar os problemas, estar sempre aprendendo e buscando informações, questionar o que encontrou além de buscar trocar informações com professores mais experientes (OLIVEIRA, s.d). Sendo assim, este trabalho tem a finalidade de sintetizar a observação realizada na instituição que escolhi para a realização do mesmo.

Segundo Franco (2002), "a docência é uma profissão com identidade e estatuto epistemológico próprios, e que em si, o ensino é uma das manifestações da práxis educativa"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (173.9 Kb)   docx (34.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com