TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR EM PEDAGOGIA I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  11/4/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.465 Palavras (14 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

 [pic 2][pic 3]

JOELMA CRISTINA PEREIRA DE CAMPOS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR EM PEDAGOGIA I – EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 4]

[pic 5]

JOELMA CRISTINA PEREIRA DE CAMPOS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR PEDAGOGIA I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular em Pedagogia – Educação Infantil no curso de Pedagogia.

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silvia Souza

Tutor Eletrônico: Isabel Cristina Alves

Tutor de Sala: Nara Lúcia Barros Garcia

VÁRZEA GRANDE

2019


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE  ESTÁGIO        4

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        5

ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        6

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        8

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        9

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        11

CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

REFERÊNCIAS .....................................................................................................................14

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo relatar as observações relacionadas ao estágio Supervisionado na Educação Infantil, realizado na instituição de ensino E.M.E.B. “PROFª ANGELA JARDIM BOTELHO”, no quarto semestre de 2019 tendo como base aprimorar a prática em sala de aula, e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, sendo assim possível desenvolver esses conhecimentos de acordo com a realidade escolar promovendo domínio em sala de aula de forma significativa.

A Educação Infantil hoje deve proporcionar à criança, experiências que permita seu pleno desenvolvimento, partindo do professor um plano de aula correspondendo à obrigatoriedade do planejamento anual da instituição de ensino para que este atenda às necessidades de cada criança em aprender de forma a proporcionar a elas um ambiente onde o ensino seja despertador e incentivador e criança tenha vontade de aprender. O Lúdico, a brincadeira é de extrema importância na rotina escolar da criança potencializando seu desenvolvimento através de estímulos do seu mundo imaginário promovendo suas habilidades Psicomotoras, sócio afetivas, intelectual e cultural, sendo assim importante para o ensino aprendizagem da criança.

Este relatório é composto da descrição das observações e experiências vivenciadas no período de um mês conhecendo a realidade e vivência escolar dos alunos nessa faixa etária e regência do professor em sala de aula, a observação do espaço escolar, das turmas, da rotina do professor e da escola foi de extrema importância para planejar as atividades colocando em prática os conhecimentos adquiridos inserindo o plano de acordo com o PPP anual da escola, ajudando assim a experiência em sala de aula e aquisição de conhecimento.

Portanto queremos mostrar, de maneira clara e objetiva, formas de aprender através de jogos e brincadeiras atuais e em outras épocas, com o objetivo de transmitir a criança confiança em si mesmas e, ao mesmo tempo conhecer suas habilidades, através de incentivos manuais, musicais, adivinhações, exercícios de motricidade, dramatizações de textos.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE  ESTÁGIO

O estágio desse semestre ocorreu na E.M.E.B. “PROFª ANGELA JARDIM BOTELHO”, localizada na R: V s/nº Bairro: Canellas, na cidade de Várzea Grande MT.

O estágio será realizado na Educação Infantil com a carga horária de 150 horas (cem horas) distribuídas da seguinte forma:

  • 68 horas totais em atividades realizadas na Instituição de Educação Infantil;
  • 82 horas totais dedicadas ao estudo teórico e ao planejamento educativo de intervenção.

Este relatório de estágio sobre a Educação Infantil nos permite ter uma visão mais ampla sobre o que de fato é a Educação Infantil.

Este relatório foi feito no período de 07/03/2019 a 29/03/2019 no turno vespertino pela professora: Valdirene Silva turma de 4 anos da educação infantil.

- Instituição : E.M.E.B. “PROFª ANGELA JARDIM BOTELHO”.

- Turnos (matutino e vespertino):  

- Cursos ofertados: Educação Infantil e Ensino Fundamental I

- Carga horária - dias letivos: 200 dias letivos

A importância desse estágio na formação do professor favorece a vivência, colocando em prática nossos conhecimentos em sala de aula. É fundamental sabermos como as crianças se desenvolvem, mas também é importante que estejamos capacitados para compreendermos os métodos, ferramentas, didáticas usadas pelo professor em seu cotidiano no ensino aprendizagem.

Costa (2002) explica que educar é ir além da transmissão de informações ou de colocar à disposição do educando apenas um caminho, limitado a escolha ao seu próprio conhecimento. A educação é um processo historicamente construído, e o educador possui um papel nesse processo, devendo estimular o educando a buscar sua identidade e a atuar de forma crítica e reflexiva na sociedade.

O contato com os professores e alunos oferece subsídios para uma reflexão mais aprofundada visando o melhoramento da prática pedagógica realizada em sala de aula conforme garante a LDB.

A realização do estágio é um momento em que o estagiário tem a

oportunidade de confrontar toda a teoria estudada com a realidade da sala de aula, além de observar o trabalho e o diálogo com profissionais da modalidade, que aqui em questão é a Educação Infantil.

Um dos objetivos do estágio é de investigar, analisar e intervir na realidade profissional especifica, enredando-se com a realidade educacional, organização e o funcionamento da instituição educacional, bem como articular e vivenciar experiências ricas e significativas para a sua formação profissional. Esse momento do estágio deve ser considerado um momento de observação da realidade vivenciada, das práticas pedagógicas, bem como de reflexão por parte do aluno.

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

A sala de aula observada foi no período vespertino, a sala é ampla, arejada, bem agradável. As carteiras e cadeiras são dispostas em duas formas de l, o quadro de giz esta localizado na parede da frente na sala, a mesa da professora fica na frente da sala no canto direito. Material didático fica guardado nos armários e quando é necessário utilizar a professora pega e distribui para os alunos.

Os brinquedos são guardados em certos, alguns materiais pedagógicos fica em uma estante o uso destes brinquedos e materiais é permito somente com a autorização da professora. Há 02 armários na sala, uso exclusivo dos professores, sendo um para a professora do período matutino e o outro para a professora do período vespertino, os materiais dos alunos como, mochilas, lancheira, são colocados em mesas dispostas no fundo sala, na sala tem uma mesa para uso de cadeirante, a sala dispõe de uma TV e um DVD, que fica no fundo da sala,usado para atividades áudio visual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (238.8 Kb)   docx (81.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com