TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO- DIVERSIDADE CULTURAL EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Por:   •  3/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.535 Palavras (11 Páginas)  •  1.042 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA-FACINTER[pic 1]

MARIA CLEIDE DE FREITAS RU - 712600.

MARIA ALCILENE DIAS MONTEIRO RU – 755190.

                ROSINETE SILVA PANTOJA RU – 805182.

VALDIRENE RODRIGUES DA SILVA, RU, 735824

RELATÓRIO DE ESTÁGIO- DIVERSIDADE CULTURAL

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

]

MACAPÁ

2015

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA-FACINTER[pic 2]

MARIA CLEIDE DE FREITAS RU, 712600.

MARIA ALCILENE DIAS MONTEIRO RU, 755190.

ROSINETE SILVA PANTOJA RU, 805182.

VALDIRENE RODRIGUES DA SILVA, RU, 735824

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Trabalho apresentado à disciplina de Estágio – UTA – Diversidade Cultural, no Curso de Pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER.  

Tutor Local: Elizabeth Da Costa de Sousa

Centro Associado: Macapá

MACAPÁ

2015

SUMARIO[pic 3]

  1. INTRODUÇÃO____________________________________________04
  2. A Escola estagiada e os (as) alunos (as) da educação de jovens e adultos_______________________________________________________05
  1. Identificação da Escola Estagiada_____________________________06
  2. Concepção Pedagógica da Escola____________________________06
  3. Descrição e Analise Reflexiva das Atividades de Estágio Supervisionado_______________________________________________07

2.3.1  Caracterização do espaço de observação_______________________08

2.3.2 Características dos profissionais que atuam na escola estagiada_____________________________________________________08

2.3.3 Descrição das atividades do pegagogo__________________________08

2.3.4 Descrição e análise reflexiva das atividades de estágio-Educação de jovens e adultos________________________________________________09

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS_____________________________________10

REFERENCIAS________________________________________________11

PLANO DE AULA______________________________________________11

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho é um relatório de Estágio Supervisionado - Educação de Jovens e Adultos (EJA) que teve um enfoque nos estudantes que não tiveram oportunidades na idade adequada passam a desenvolver suas capacidades, conhecimentos e suas competências tentando atender as suas necessidades e assim contribuir como cidadão na sociedade ao qual está inserido. Durante o estágio supervisionado pudemos vivenciar um pouco da realidade das salas de aula da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Além de poder pôr em prática parte das teorias por nós estudadas ao longo do curso, tanto no período de observação, quanto na construção dos planejamentos e na sala propriamente dita.

O estágio supervisionado é de suma importância na vida acadêmica, pois cria um campo de experiência e conhecimentos, pois é na pratica que se desenvolve realmente o que se aprendeu teoricamente, só nesse contato cotidiano e nessa troca de experiência é que se vai realmente aprimorando o conhecimento adquirido, Sendo assim, este relatório tem o objetivo de contribuir para um pensar e repensar do Docente da Educação de Jovens e Adultos, contrastando e refletindo sobre as praticas em sala de aula.

O estagio supervisionado aconteceu dentro de aula, na Escola Municipal Ensino Básico Padre Anglo Biraghi, que atente 890 alunos, desde 186 são alunos da EJA, há 28 anos a escola atende as necessidades dos alunos do bairro Paraiso no Município de Santana, Estado do Amapá a mesma atende alunos nos turnos da manhã, tarde e noite.

Foram feitas algumas perguntas aos professores que trabalham diretamente com a educação de jovens e adultos, assim como para a equipe técnica da escola.

Nesse relatório de estágio vamos destacar como é o cotidiano dos alunos em sala o acompanhamento do pedagogo e a forma como os professores conduzem as atividades, o comportamento deles diante das tarefas sugeridas, a forma como e o relacionamento com os demais colegas e com os professores e funcionários da escola, as instalações físicas da escola dentre outros.

       2. A Escola estagiada e os (as) alunos (as) da educação de jovens e adultos (EJA)

 A historia da EJA no Brasil está muito ligada a Paulo Freire. O sistema Paulo Freire, desenvolvido na década de 60, teve sua primeira aplicação na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte. E, com o sucesso da experiência, passou a ser conhecido em todo o País, sendo praticado por diversos grupos de cultura popular.

A constituição de 1934 estabeleceu a criação de um Plano Nacional de Educação, que indicava pela primeira vez a educação de adultos como dever do Estado, incluindo em suas normas a oferta do ensino primário integral, gratuito e de frequência obrigatória, extensiva para adultos.

O objetivo da Educação de Jovens e Adultos, diferentemente de outras politicas de alfabetização de adultos, não deve ser apenas a certificação ou o treinamento para o mercado de trabalho; deve, sim, oferecer formação profissional continuada. Deve ter significação maior, possibilitar uma formação geral do individuo, dando a ele o direito de entender e intervir na sociedade na qual está inserido, o direito de torna-se cidadão. Deve também possibilitar o desenvolvimento de talentos. Para Freire (1979), esta é uma das funções da educação dirigida a jovens e adultos; ela humaniza ao homem.

2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA

O estágio supervisionado – Educação de Jovens e Adultos (EJA), foi realizado na Escola Municipal Ensino Básico Padre Ângelo Biraghi, situada na Avenida Garrastazu Medice nº 796, no bairro Paraiso, Cep 68925-000, localizada na cidade de Santana, no estado do Amapá.

A escola oferta atendimento na educação infantil nos anos iniciais do ensino fundamental no período matutino e vespertino e a Educação de Jovens e Adultos no noturno.

 O estágio foi realizado no período 23 de Março a 27 de Março de 2015 no período de 4 horas diárias sendo observadas as turmas da 2º etapa do EJA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (138.6 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com