TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO GESTÃO ESCOLAR

Por:   •  15/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.155 Palavras (17 Páginas)  •  1.338 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

                  CURSO DE PEDAGOGIA

nome do aluno

Estágio Curricular Obrigatório Iii: Gestão Educacional e Espaços Não Escolares

cidade

ano

nome do aluno

Estágio Curricular Obrigatório Iii: Gestão Educacional e Espaços Não Escolares

Relatório apresentado para o Curso de Pedagogia à Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Estágio Curricular Obrigatório Iii: Gestão Educacional e Espaços Não Escolares.

cidade        

ano

SUMÁRIO

INTROUÇÃO……………………………………………………...…………………………4

1 RELATÓRIO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS……………………………....……..5

2 RELATÓRIO DA ANÁLISE DO REGIMENTO ESCOLAR …………………………………...7

3 RELATO DAS ENTREVISTAS COM A EQUIPE DIRETIVA …………………………………9

4 RELATO DA OBSERVAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E SUPERVISÃO………………….…..11

5 ATA DE REUNIÃO  PEDAGÓGICA E/OU ADMINISTRAÇÃO…………………….13

6 RELATO DA OBSERVAÇÃO DA ROTINA DO SUPERVISOR/ORIENTADOR ...14

7 PLANO DE AÇÃO ……………………………………………………………………...15

8 RELATO DA APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO A DIREÇÃO ESCOLAR……………………………………………………………………………..……18

9 VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO ………………………………………………………..19

CONSIDERAÇÕES FINAIS 

REFERÊNCIAS

INTRODUÇÃO

 

Ao cursarmos o curso de pedagogia não temos a noção da imensidade de atividades que podem ser desenvolvidas a partir de tal graduação, mas quando se aprofunda nos conteúdos abordados vemos que a pedagogia vai muito além de uma sala de aula, como é o caso da gestão, uma função que é extremamente importante para o desenvolvimento do acadêmico em exercício de sua função, é algo que implica seus conhecimentos a partir do estágio.

A gestão é um trabalho coletivo, é um sistema que organiza todo o processo de ensino, possui pilares responsáveis por fazer com que todo o sistema educacional da escola funcione de forma harmônica. São esses pilares que vão planejar e organizar os processos pedagógicos.  

O objetivo do estágio é oportunizar o estagiário a aplicar seus conhecimentos acadêmicos em situações da prática profissional criando a possibilidade do exercício de suas habilidades. Baseia-se em um treinamento que possibilita aos estudantes vivenciarem o que aprenderam durante a graduação.

Portanto o que se espera deste estágio é adquirir mais conhecimento sobre a prática pedagógica, vivenciando uma nova área além da sala de aula. Perceber a importância não só do professor como também, o trabalho do gestor que é responsável como um todo no centro onde atua.

1 RELATÓRIO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

 

O artigo “Pedagogia em Ação: o papel do pedagogo e suas diversas atuações”, analisa o papel do pedagogo no exercício de sua profissão. O texto nos leva a uma breve história de como surgiu no Brasil a educação, mudando assim para pedagogia.

A história da educação brasileira se inicia em 1759, quando os jesuítas chegaram ao Brasil. Porém com a chegada dos mesmo houve uma mudança na educação, onde passou por um momento chamado de Reforma Pombalina. Anos depois, em 1924 foi criada a Associação Brasileira de Educação (ABE), que tinha o papel de ligar os assuntos da Educação de forma apolítica. Em 1930 é criado o Ministério da Educação e em 1932 foi publicado o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova que queria uma educação gratuita, universal e laico.

Em 1939, foi criado o curso de Pedagogia. Um curso que se direcionava à educação de crianças nos anos iniciais e à gestão educacional. Em um primeiro momento, o curso dividia se em bacharelado e licenciatura, tendo seus primeiros três anos de teoria e um ano de prática, era comum ser referido como “3+1”. Após a reforma universitária de 1968, houve a unificação dessa formação, fazendo assim, que o curso tenha duração de 4 anos.

A busca de professores capacitados decorrente do crescente aumento de novas escolas fez com que houvesse uma reforma curricular nos cursos de pedagogia. A partir desse momento, o pedagogo começa a atuar em diversas áreas. Esse implantamento do campo de atuação profissional da pedagogia possibilitou que este professor pudesse exercer sua profissão na área administrativa; dos planejamentos escolares; em sistemas educacionais; em atividades em espaços escolares e não escolares; etc.

De acordo com Libâneo (2002), os campos de atuação do pedagogo englobam áreas de construção civil, órgãos municipais, estaduais e federais, escolas, hotéis,ONGs, instituições de capacitação profissional, museus, hospitais etc.

Percebemos que a área de atuação do pedagogo é nem vasta e que os cursos de Pedagogia não abordam esses espaços como sendo um meio de praticar a profissão. Para que isso seja incluído na grade curricular do curso, será necessário utilizar se de pesquisas e reflexões a fim de propor essas possibilidades de carreira para os futuros pedagogos.

Após a Lei n. 5.540 de 1968, a faculdade de Pedagogia ganha novos espaços de atuação. Segundo o Parecer do Conselho Nacional de Educação, o objetivo central do curso de Pedagogia hoje é:  

[...] a formação de profissionais capazes em exercer a docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas para a formação de professores, assim como para a participação no planejamento, gestão e avaliação de estabelecimentos de ensino, de sistemas educativos escolares, bem como organização e desenvolvimento de programas não escolares (CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2005, p.5).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)   pdf (190.7 Kb)   docx (70 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com